1° de abril passou, mas o compromisso com a verdade continua!

As fake news e as pegadinhas médicas ainda circulam por aí! Enquanto a gente separa o fato da ficção, a primeira dose de abril já chegou fresquinha diretamente para sua telinha! 💊📩

1º de abril passou, mas o compromisso com a verdade continua!

As fake news e as pegadinhas médicas ainda circulam por aí!

Enquanto a gente separa o fato da ficção, a primeira dose de abril já chegou fresquinha diretamente para sua telinha! 💊📩

Fake News GIF by MOODMAN

Reprodução/Giphy

Reinventar e evoluir 

❤️ Coração e rins: um match que precisa funcionar bem!

Na terça-feira, 9 de abril, às 20h, a Sociedade Mineira de Cardiologia fará um webinar especial sobre a conexão entre o coração e os rins. Afinal, esses dois órgãos vivem em uma relação de interdependência, e entender onde a prática do Cardiologista e do Nefrologista se encontram pode fazer toda a diferença na abordagem dos pacientes!

O evento será virtual, via Zoom, e tá imperdível!! Para se inscrever clique aqui! 😀

🫁🌬️ Respira fundo, porque essa jornada vai ser intensa!

Nos dias 11 e 12 de abril, a Jornada Mineira de Hipertensão Pulmonar 2025 chega com tudo para trazer o que há de mais atualizado sobre o tema! O evento será híbrido, acontecendo na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e também no formato online! Grandes especialistas estarão presentes para discutir assuntos essenciais, como Embolia Pulmonar Aguda, Hipertensão Arterial Pulmonar e Angioplastia Pulmonar

Não dá pra ficar de fora, hein?! Clique aqui para se inscrever!! 💨

🦴 Quebrar paradigmas é bom, mas ossos, nem pensar!

Nos dias 25 e 26 de abril, a Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, receberá o 1° Simpósio de Fraturas Osteoporóticas - Prevenção e Tratamento. O evento começa na sexta-feira, às 17h20, e segue até sábado, às 11h40, reunindo especialistas para discutir as melhores estratégias na prevenção e tratamento das fraturas osteoporóticas.

Quando se trata de osteoporose, prevenir é sempre o melhor remédio! 💊

Não perca essa oportunidade! Corra e se inscreva aqui! 🏃‍♂️

🚑 SOGIMIG EM MOVIMENTO: A Caravana da Ginecologia e Obstetrícia chegando com TUDO em Valadares! 

No dia 05 de abril, de 10h às 17h30, a caravana SOGIMIG desembarca em Governador Valadares para um evento imperdível! A SOGIMIG em Movimento leva conhecimento, troca de experiências e atualizações essenciais sobre a saúde da mulher para médicos, residentes e acadêmicos. Prepare-se para não perder essa caravana da GO que irá acontecer na Casa do Médico - Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 41, Centro. 🚨🚨

Vagas limitadas! Não fique de fora dessa oportunidade! Inscreva-se já! Clique aqui 

Doses de ciência

🍼 Amamentação e Desenvolvimento Infantil: Será que faz diferença?

Afinal, sabemos que a amamentação tem um papel importante na melhora dos resultados neurodesenvolvimentais! Agora, qual o impacto observado no desenvolvimento infantil? Será que é realmente significativo?

A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de coorte retrospectivo, em Israel, com mais de 570.500 crianças nascidas entre 2014 e 2020, onde foi analisada a relação entre a duração da amamentação e o desenvolvimento infantil. A diversidade étnica foi considerada para garantir uma amostra representativa.

Mas quem estava dentro desses números ? 

  • Meninos 

  • Meninas 

  • PIG 

  • Pré-termos 

  • Bebês amamentados por pelo menos 6 meses 

  • Bebês amamentados exclusivamente 

 🤔 Por que esse estudo foi realizado?

Podemos dizer que a primeira infância é um momento de grande importância para o desenvolvimento físico e cognitivo saudável, de modo que a OMS recomenda amamentação exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida, logo após sendo seguida de associada a alimentos complementares por aproximadamente 1 a 2 anos . Entretanto, em alguns casos (em destaque PIG e pré-termos) algumas famílias podem diminuir a amamentação e priorizar a suplementação com fórmulas comercializadas. 

🔎 O que foi avaliado?

O estudo priorizou como objetivo  associar a amamentação ao desenvolvimento infantil em crianças, usando como fonte de dados as visitas de desenvolvimento de rotina em clínicas nacionais de saúde materno infantil. Foram incluídas crianças que tiveram pelo menos 1 visita de vigilância de acompanhamento aos 2 a 3 anos de idade, crianças que nasceram após 35 semanas de gestação, receberam alta do hospital 5 dias após o nascimento, e não tiveram doenças graves, como perda visual e auditiva, síndrome de down, entre outros.

👩‍⚕️ Como a amamentação foi avaliada? Durante as consultas pediátricas, as mães relataram o tempo e o tipo de amamentação, registrados eletronicamente. Foram analisados dois critérios:

  1. Duração total da amamentação: Classificada como menor que 6 meses, não exclusiva por 6 meses e exclusiva por 6 meses ou mais.

  2. Impacto no neurodesenvolvimento: Comparação entre crianças com diferentes tempos de aleitamento.

🧠 E o desenvolvimento infantil? Foram avaliados:

  1. Marcos do desenvolvimento: Linguagem, habilidades motoras e sociais.

  2. Condições neurodesenvolvimentais (NDCs): Diagnósticos como autismo, TDAH e dificuldades motoras graves, com base em registros de benefícios por deficiência.

📊 Métodos para garantir confiabilidade:

  1. Modelos estatísticos ajustados para fatores como idade gestacional, status socioeconômico e histórico materno.

  2. Análise entre irmãos, comparando crianças da mesma família com diferentes padrões de amamentação.

  3. Amostra pareada, garantindo que os resultados não fossem influenciados por outras variáveis.

🧑‍🔬 E os resultados?

Com esse estudo, teve-se a descoberta que uma amamentação por pelo menos 6 meses pode SIM, contribuir para a redução de atraso no desenvolvimento. 

  1. Em uma análise entre irmãos, aqueles amamentados por pelo menos 6 meses tiveram menor incidência de atrasos no desenvolvimento (OR, 0.91 [95% CI, 0.86-0.97]) e NDCs (OR, 0.73 [95% CI, 0.66-0.82]) em comparação aos seus irmãos não amamentados pelo mesmo período.

  2.  A amamentação exclusiva por 6 meses foi associada a menor risco de atraso nos marcos do desenvolvimento e menores taxas de NDCs, especialmente de linguagem e social.  (AOR, 0.73 [95% CI, 0.71-0.76]), quando comparados com aqueles que não receberam amamentação exclusiva durante 6 meses (AOR, 0.86 [95% CI, 0.83-0.88]). (AOR: Adjusted odds ratio).

  3. Nenhuma associação significativa foi encontrada entre a amamentação e desenvolvimento motor isoladamente.

Figura 1: Funções representativas das Razões de Chances (OR) para desfechos de desenvolvimento em função da duração da amamentação. Reprodução/ JAMA NETWORK

📢 Implicações práticas:

  • Seguir as recomendações da OMS, que orienta a amamentação exclusiva até os 6 meses e sua continuidade até pelo menos os 2 anos com introdução gradual de alimentos complementares.

  • Apoiar políticas de incentivo à amamentação, incluindo licença parental e regulamentação do marketing de fórmulas infantis.

  • Promover o aleitamento materno como um investimento na saúde infantil, indo além da nutrição e garantindo impactos positivos no desenvolvimento cognitivo e social.

Com isso, podemos concluir  👩‍🏫 que a aplicação adequada  do período de amamentação está associada a um risco menor de prejuízos no desenvolvimento.  Se puder, amamente seu bebê por pelo menos 6 meses e continue até os 2 anos junto com a alimentação complementar. Cada gota conta! 

🔍 Este resumo traz os pontos cruciais do artigo, fornecendo uma visão geral das descobertas do estudo e suas implicações. Por isso, sempre indicamos que você leia o estudo na íntregra clicando aqui! 

Atualidades em saúde

💤 Usar meias durante a noite pode melhorar a qualidade do sono? 

Segundo Michelle Drerup, diretora do Centro de Distúrbios do Sono da Cleveland Clinic, usar meias na hora de dormir aquece os pés e pode te ajudar a pegar no sono mais rápido. Isso acontece porque no início da noite, a temperatura corporal central começa a cair, ocorre a vasodilatação distal, o que aumenta a perda de calor e ajuda a “resfriar” o corpo como um todo e, assim, induz o sono. Mas como as meias ajudam nesse processo? Ao aquecer os pés elas estimulam a abertura do vaso e o resfriamento do resto do corpo, assim a temperatura corporal central cai, fazendo você dormir mais rápido. Para mais informações, acesse o link!

Reprodução/CNN Brasil

💉 Houve um avanço no tratamento da diabetes no Brasil, você sabia?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no Brasil a utilização da primeira insulina semanal da história para tratar a diabetes. A medicação é fabricada pela empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, com o nome comercial Awiqli. Poderá ser utilizada por pacientes com diabetes tipo 1 como o tipo 2, apartir dos 18 anos. Foram realizados estudos clínicos, que demonstraram a eficácia no controle da glicemia em níveis comparados à aplicação diária, além de não aumentarem os efeitos adversos, como as hipoglicemias. Os preços e a previsão de chegada nas farmácias ainda não foram definidos. Para mais informações, acesse o link!

Reprodução/ CNN Brasil

🧘🏽‍♀️Que o Hot Ioga está na moda você já sabia, mas será mesmo que é benéfico para saúde? 

As aulas em estúdios aquecidos estão atraindo cada vez mais o público fitness, mas será mesmo que esse tipo de exercício físico faz bem à saúde? O Hot Ioga oferece benefícios, como redução do estresse, prevenção de lesões e maior gasto calórico. Contudo, o calor pode aumentar a tensão fisiológica, causando riscos de desidratação e agravamento de problemas cardíacos, respiratórios ou renais. Com isso, é necessário manter-se hidratado e ficar atento aos sinais de alerta durante as aulas.

🚨Importante: adultos mais velhos e indivíduos com doenças cardiovasculares devem consultar seu médico antes de realizar essa prática. Para mais informações, acesse o link!

Reprodução/Hot yoga 

EM em pauta + ABENEPI

Quem nunca teve a dúvida de qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa parceria é com a Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil!🥼

“Olá, pessoal! Meu nome é Joyce Carvalho Martins, sou médica pela Universidade Federal de Ouro Preto (CRMMG 69736), pediatra (RQE 45654) e neurologista pediátrica (RQE 50233) pelo Hospital Infantil João Paulo II – Rede FHEMIG. Possuo Especialização em Preceptoria de Residência Médica, pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e atualmente faço pós graduação em Transtorno do Espectro Austista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuo em Belo Horizonte no Hospital Metropolitano Odilon Behrens e no consultório particular. Sou também professora do Internato de Pediatria da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

A neuropediatria é a área de atuação da pediatria que avalia, diagnostica e trata clinicamente as alterações do sistema nervoso central e periférico. Entre elas, estão as doenças como meningoencefalites, paralisia cerebral, trantornos do neurodesenvolvimento  (como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista), epilepsia. Trabalhamos ainda com várias doenças raras, especialmente as genéticas.

Sempre fui fascinada pelo neurodesenvolvimento e por crianças e adolescentes. Não seria possível seguir outro caminho! Diante de tantas possibilidades da especialidade, pode-se optar por priorizar o trabalho em ambiente hospitalar ou ambulatorial. 

Um conselho para a escolha de carreira: imagine-se após 10 anos de formado. Quem você quer ser? Onde quer estar? O que você ama fazer? Considerar quem se é e o que quer como pessoa e profissional é o que realmente importa na escolha.  

Pra ficar off…

📢 Alerta de série viciante na Netflix!

ADOLESCÊNCIA chegou para lembrar que crescer é uma aventura cheia de reviravoltas! Com 4 episódios cheios de amizades intensas, primeiros amores, inseguranças, sonhos e desafios, a série  vai fazer você rir, chorar e se identificar demais.💡 Se você já viveu essa fase (ou está nela, isso vale para os eternos adolescentes !!!), prepare-se um retrato honesto e emocionante sobre AMADURECER. 🚀 Dica de ouro: reserve um tempo livre para descansar e assistir à série Nº1 no catálogo da Netflix - você não vai se arrepender!

Reprodução/adolescencia

🥟Pastel com caldo de cana? Em BH? ÓBVIO!

Se você é fã desse clássico irresistível, temos uma dica imperdível: a Feira do Mercado de Santa Tereza! Acontecendo todos os sábados e domingos, das 9h às 18h,  é o lugar perfeito para quem quer aproveitar um bom pastel crocante acompanhado de um caldo de cana bem gelado. Mas não para por aí! Além das delícias gastronômicas, você encontra comidas típicas, artesanato e festivais semanalmente. Se a rotina de estudos está pesada, que tal dar uma pausa, respirar novos ares e curtir um ambiente leve e descontraído? Afinal, equilíbrio é tudo, né?! 😉 

Quer saber tudo sobre a programação?  Acesse o instagram da feira: @feirasantaterezaoficial. Bora marcar aquele rolê pós-prova com os amigos? Você merece esse descanso!

Reprodução/feira santa tereza

🎻 Sinfonia, estética e um rolê diferente em BH!

Que BH é a cidade dos bares a gente já sabe, mas que tal trocar o barzinho por uma experiência de arrepiar? A Sala Minas Gerais, localizada no coração do Barro Preto- do ladinho do Mater Dei, é a casa da Orquestra Filarmônica de Minas e tem uma acústica surreal! 🎶✨ Além dos concertos majestosos, o espaço tem uma arquitetura moderna que faz o som se espalhar por toda a sala (e olha que não é pouca coisa – são 32.000 m² de pura imersão sonora). A acústica foi planejada com difusores no teto e uma parede de cubos de madeira, garantindo que você ouça cada instrumento com uma clareza absurda. Se nunca foi, vale o rolê – quem sabe você descobre que música clássica combina com você também? 😜 

Vai lá no site e confira mais para ficar por dentro: Sala Minas Gerais

Reprodução/Fila harmonica

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…