Celebrando as mulheres!

Celebrando as mulheres! 💃

8 de março está por vir e não podemos nos esquecer desse dia dedicado às mulheres, para nos lembrar de suas lutas, da sua força e de todo respeito que merecem!

Desejamos um Feliz dia das Mulheres a todas as nossas leitoras 💐👏

Reinventar e evoluir 

🦠 Mais um evento que une duas especialidades!!

O X Colpominas é uma Jornada de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, que irá transmitir e atualizar seus conhecimentos através de debates e fóruns com palestrantes renomados. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de março no Centro de Convenções da AMMG. 

Clique aqui para obter mais informações e não perder essa oportunidade!!

👄As Controvérsias do Aparelho Digestivo 

Este é o tema do Simpósio promovido pela ONCAD!! 

Uma clínica multiprofissional especializada em cirurgias oncológicas e cirurgias do aparelho digestivo. Você vai poder contar com palestrantes renomados e palestras que vão enriquecer seus conhecimentos, mas se você é sócio SAMMG, ainda pode contar com o desconto que eles oferecem. Não é demais??

No dia 29 de março, no Materdei Contorno eles estarão esperando por você 😆

Ainda tem mais… as submissões de trabalhos vão até o dia 09/03, então corre que ainda dá tempo. Clique aqui para ter mais informações e não ficar de fora dessa oportunidade! 

👀Alô galera do interior… tem evento para vocês também!!

Está chegando em Ipatinga a Jornada de Pneumologia do Leste de Minas. A Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT) promove no dia 29 de março uma programação de imersão na pneumologia. 

A Jornada trará atualizações sobre as doenças que acometem os pulmões e sobre os seus possíveis tratamentos. 

Uma oportunidade imperdível que ocorrerá na Universidade Afya!! Clique aqui para saber mais!

✈️ Estes eventos estão ultrapassando fronteiras!!

A STB intercâmbio, em conjunto com a University of Utah, irá realizar um webinar para apresentar o Summer Program!

Feito sob medida para estudantes medicina, esse programa exclusivo do STB tem uma proposta nova, com aulas e seminários didáticos somados a experiências práticas na área de medicina.

Faça sua inscrição aqui para o webinar no dia 10/03 às 17:00, esta oportunidade está imperdível!!

Doses de ciência

Será que saber a aptidão cardiopulmonar de crianças e adolescentes com doenças cardíacas tem impacto sobre seu tratamento??

Crianças e adolescentes com Doença Cardíaca Hereditária sofrem restrições históricas quanto à prática de atividade física para evitar o risco de morte súbita, mas… este estudo vem para avaliar a aptidão cardiopulmonar desses pacientes e entender se realmente isso é um risco ou um benefício. 

O estudo diz que: 

A aptidão cardiorrespiratória é um importante marcador de saúde, associada à qualidade de vida em crianças com condições cardíacas, tornando-se fundamental o teste de exercício cardiopulmonar (TECP), em vários programas de cardiologia preventiva pediátrica. 

A aptidão cardiorrespiratória diminui 4 vezes mais rápido em crianças com doença cardíaca congênita do que na população saudável, resultando em maior risco de infarto do miocárdio e doença cardiovascular crônica mais tarde na vida. 

Metodologia:

Vamos entender um pouco como esse estudo foi feito antes de chegar aos resultados…

A aptidão cardiorrespiratória foi avaliada usando o TECP em cicloergômetro pediátrico unificado, sendo o principal parâmetro que reflete a aptidão cardiorrespiratória  o consumo máximo de oxigênio (V̇O2máx). Além disso, um acelerômetro foi colocado no quadril direito da criança para medir sua atividade física diária. 

  • Estudo prospectivo, multicêntrico e controlado de corte transversal.

  • Realizado em 7 hospitais universitários pediátricos franceses (centros de referência para doenças cardíacas hereditárias).

  • Participantes: 100 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos com arritmia cardíaca hereditária ou cardiomiopatia, que foram comparados com 107 controles pareados por sexo e idade. 

Vamos aos resultados…

O V̇O2máx foi significativamente menor no grupo de crianças com doença cardíaca hereditária do que nos controles saudáveis. Ainda, as crianças com doença cardíaca hereditária se envolveram significativamente menos em atividade física moderada a vigorosa e tinham mais tempo sedentário do que os controles saudáveis.

Os fatores associados a um maior escore z de V̇O2máx foram:

  • A ausência de um cardioversor-desfibrilador implantável, classe funcional NYHA mais baixa;

  • Maior duração do QRS;

  • Menor diâmetro diastólico do ventrículo esquerdo;

  • Maior capacidade vital forçada;

  • Maior limiar anaeróbio ventilatório;

  • Sexo masculino;

  • Progressão normal da escolaridade;

  • Não ter irmãos;

  • Maior nível educacional para a mãe, menor nível educacional para o pai e maior pontuação no questionário de atividade física. 

Para concluir, aqui vão alguns TAKE HOME POINTS: 

  • Estudos mais recentes desafiam as suposições sobre os riscos de mortalidade associados à participação em esportes.

  • Em vez disso, a tomada de decisão compartilhada para capacitar os pacientes com informações precisas e apoiar sua autonomia ao decidir se devem praticar esportes.

  • Programas de reabilitação cardíaca preventivos e precoces podem abrir novos caminhos para o tratamento de jovens com doença cardíaca hereditária.

Este resumo traz os pontos cruciais do artigo, fornecendo uma visão geral das descobertas do estudo e suas implicações. Por isso, sempre indicamos que você leia o estudo na íntregra clicando aqui!

Atualidades em saúde

🎡Sabia que retomar hobbies da infância pode ser benéfico para a saúde mental?

Resgatar atividades que costumávamos praticar na infância pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental. Segundo especialistas, hobbies como desenhar, tocar um instrumento musical, montar quebra-cabeças ou praticar esportes recreativos estimulam áreas do cérebro ligadas ao prazer e à criatividade, além de promoverem relaxamento e bem-estar emocional. Especialistas recomendam que adultos tentem incorporar hobbies antigos na rotina, especialmente em momentos de sobrecarga mental. Para mais informações entre no link

Reprodução / Cnnbrasil.com

🏋️‍♂️Exercício físico pode auxiliar até em pacientes com diagnóstico de Câncer?

Um estudo publicado na revista Cancer, na Sociedade Americana do Câncer, evidenciou que a prática regular de exercícios físicos pode beneficiar pacientes diagnosticados com câncer de cólon, aumentando sua sobrevida. Estudos indicam que a atividade física ajuda a reduzir inflamações e melhora o funcionamento do sistema imunológico, favorecendo melhores respostas ao tratamento.Os mecanismos envolvidos incluem a redução da resistência à insulina, a melhora na circulação sanguínea e o fortalecimento da musculatura, que pode ser comprometida durante o tratamento oncológico. Especialistas recomendam que pacientes oncológicos realizem atividades físicas moderadas e musculação leve, sempre sob supervisão médica.  Para mais informações acesse o link

Reprodução/ Cnnbrasil.com

🍔Alimentos ultraprocessados têm relação com problemas de saúde mental?

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) revelou que o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados pode aumentar em 58% o risco de depressão persistente. Produtos como refrigerantes, salgadinhos, embutidos e fast food contêm altos níveis de aditivos químicos, gorduras trans e açúcares refinados, que podem desencadear processos inflamatórios no organismo e afetar a microbiota intestinal. A substituição de ultraprocessados por alimentos mais saudáveis pode ser uma estratégia eficaz na prevenção da depressão e na promoção do bem-estar mental. Para se informar mais acesse o link.

Reprodução / Cnnbrasil.com

EM em pauta + AMP

Quem nunca teve a dúvida de qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa parceria é com a Associação Mineira de Psiquiatria!🥼

Humberto Correa, graduação em Medicina pela UFMG, CRM 24788, Residência em psiquiatria no HC-UFMG, RQe Nº: 17425. Mestre pela Université Louis Pasteur, Doutor pela UFMG, Pós-doutor pela Université Paris-Descartes. 

Atualmente sou professor titular de psiquiatria da UFMG e professor de psiquiatria na FCMMG. Na clínica atuo como psiquiatra de adultos, com ênfase principalmente nos transtornos do humor, como depressão, depressão resistente ao tratamento e comportamento suicida. 

Na psiquiatria temos o desafio da compreensão do conjunto cérebro-mente que são dois, cérebro e mente, mas, ao mesmo tempo, um. A cada instante, nossa biologia interage, dialeticamente, com o ambiente, gerando, um quase imperceptível novo EU. Somos seres plásticos, nos modificamos e somos modificados. A psiquiatria é, por natureza, a arte do singular encontro entre dois EUs, e poucos encontros humanos podem ser mais íntimos do que o do psiquiatra com o seu paciente. 

O jovem acadêmico de medicina que se interessar pela psiquiatria deverá se preparar para uma das áreas que teve mais avanços científicos nas últimas décadas, com tratamentos dos mais efetivos, ao mesmo tempo em que exercerá toda arte e humanidade da medicina.”

Acervo pessoal

Pra ficar off…

🍿A dica de cinema de hoje é o filme “Fé para o impossível”. O longa retrata a incrível história de superação de Renee Murdoch após um episódio que marcou a sua vida e a de sua família. A pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro, foi tragicamente atacada durante uma corrida em 2012. Internada em estado gravíssimo e com perspectivas mínimas de cura, ela recebeu todo o apoio da sua família, que compartilhou a luta de Renee com o mundo, na esperança de reunir o máximo de pessoas possíveis em oração pela sua recuperação. O filme está nos cinemas com classificação indicativa de 12 anos, não deixe de assistir! 

Reprodução / Cinepop.com 

🎨Entre os dias 8 de março e 12 de maio, o CCBB BH recebe a exposição “Ancestral: Afro-Américas”, que celebra as conexões entre a herança africana e a arte contemporânea no Brasil e nas Américas, destacando a ancestralidade como uma grande fonte de criatividade artística. a exposição traz como novidade a seção "Arte Africana Tradicional", que homenageia o continente de origem da humanidade, trazendo objetos que em outros momentos históricos tiveram funções espirituais, sociais ou utilitárias, evidenciando a força das tradições e inovações culturais e tecnológicas transmitidas ao longo do tempo. O evento é gratuito, acesse o link para mais informações! 

Reprodução / Ccbb.com

🗿A premiada exposição "Tutankamon, uma experiência imersiva" foi inaugurada ao público em janeiro no BH Shopping. Esta exposição promete oferecer uma jornada única, permitindo aos visitantes uma imersão no mundo do faraó egípcio Tutancâmon, com uma rica combinação de tecnologia, artefatos e recriações digitais. Além de explorar a vida e o legado de um dos monarcas mais conhecidos do Egito Antigo, o público poderá experimentar a história de uma maneira inovadora, graças à utilização de recursos imersivos como projeções, realidade aumentada e ambientes interativos. Acesso o link para mais informações! 

Reprodução / Ticketmaster.com

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…