Dia das mamães

O dia das mães está chegando, já pensou em como vai comemorar com essa pessoa tão especial?

Dia das mamães

O dia das mães está chegando, já pensou em como vai comemorar com essa pessoa tão especial? 🤱

Hoje nossa newsletter é em homenagem a todas as mulheres que embarcaram nessa jornada tão desafiadora e gratificante que é ter um filho! Se você não vai poder comemorar com sua mamãe, pense no que você gostaria de dizer pra ela💗

Season 2 Queen GIF by SHOWTIME

Reprodução / Gif by showtime on Giphy

reinventar e evoluir

🩻Que anatomia é importante, todos já sabemos né? E, para salientar ainda mais essa importância, a IV Jornada Internacional de Anatomia Clínica e Cirúrgica chega com o objetivo de fomentar a discussão entre profissionais renomados e acadêmicos acerca do processo saúde-doença sob luz da anatomia humana. O evento será realizado na UniBH, no auditório Carandará, nos dias 16, 17 e 18 de maio! E claro, sócios SAMMG têm desconto💙! Basta adicionar o cupom SAMMG na hora da compra.

💡As novidades não se concentram somente em BH! Temos leitores de São João Del Rey por aqui? Convidamos vocês a prestigiar o X Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade que acontecerá nos dias 7 a 9 de junho na UFSJ, Campus Dom Bosco. Aproveitem a oportunidade para aprender um pouco mais sobre essa especialidade que faz tanta diferença na vida dos pacientes!

👶 Também temos novidades para os amantes de pediatria! O I Congresso Internacional de Pediatria da FCMMG acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, das 18h às 22h, no Teatro Feluma, em Belo Horizonte! Esse evento é uma ótima oportunidade para estudantes de medicina e demais profissionais da área da pediatria obterem informações atualizadas sobre as últimas pesquisas, avanços clínicos, diretrizes e práticas realizadas no cuidado das crianças e adolescentes! E os sócios SAMMG tem um lote só para eles🤩! Na hora da compra, não esqueça de adicionar o cupom SOCIOSAMMG.

doses de ciência

Que a população mundial está envelhecendo a gente sabe, mas como será que está sendo esse envelhecimento?

Hoje trouxemos um estudo multicoorte para responder qual é o curso temporal do declínio cognitivo e motor em idosos e sua relação com a doença de Alzheimer e outras demências.

O estudo incluiu três grandes pesquisas estadunidenses:

  • Estudo de Ordens Religiosas (ROS) e Rush Memory and Aging Project (MAP), que correspondem a estudos de coorte clínico-patológico longitudinais em andamento sobre envelhecimento e doença de Alzheimer (DA);

  • Minority Ageing Research Study (MARS), que diz respeito a um estudo de coorte epidemiológico longitudinal em andamento sobre o declínio da função cognitiva e o risco de doença de Alzheimer (DA).

E como os  estudos funcionam?

Participantes:

A população dos estudos são divergentes, sendo que no ROS eram voluntários, freiras, padres e irmãos religiosos dos EUA; já no MAP eram voluntários, leigos que viviam no nordeste de Illinois (EUA) e  no MARS apenas indivíduos afro-americanos

Critérios metodológicos:

Os critérios de inclusão para as três coortes foram a idade igual ou superior a 65 anos e a ausência de demência clínica no momento da inscrição e consentimento para avaliações clínicas anuais. 

Os dados captados foram de indivíduos idosos que consentiram, previamente, com três ou mais medidas anuais de cognição e funções motoras e com a doação de cérebro para avaliação post-mortem.

A amostra resultou em 1303 participantes

Consultas e Avaliações:

Anualmente, foram realizados 19 testes neuropsicológicos.  As pontuações obtidas foram utilizadas para 2 cálculos: uma média que representa a pontuação global de cognição e um cálculo para habilidades cognitivas específicas, que levou em consideração cinco pontuações diferentes (aqui vamos analisar somente a marcha e a força das mãos). Quanto mais alta a pontuação, melhor o desempenho cognitivo.

  • A função da marcha foi avaliada por meio da solicitação de que cada participante caminhasse 8 pés e dar duas voltas de 360°, sendo registrado o tempo e o número de passos necessários. Esses dados foram combinados para formar uma pontuação composta da função da marcha, onde valores mais altos indicam uma caminhada mais rápida com menos passos.

  • A investigação da força das mãos foi feita com base na força de preensão e de pinça. Os participantes realizaram cada uma dessas tarefas duas vezes com cada mão usando um dinamômetro portátil.

Em um segundo momento do estudo, um hemisfério do cérebro post-mortem foi congelado para estudos adicionais. Índices da doença de Alzheimer e de outras patologias demenciais foram avaliados e comparados com as trajetórias de declínio cognitivo e motor dos participantes

E vamos aos RESULTADOS…

  • Em média, o desempenho cognitivo permaneceu praticamente estável aproximadamente de 25 a 15 anos antes do falecimento.  O início do declínio cognitivo foi observado cerca de 15 anos antes do falecimento, e um declínio acelerado foi notado durante os últimos 5 anos antes da morte. Por outro lado, o declínio da função da marcha e força nas mãos se reduziu durante todo o estudo.

  • Além disso, as análises demonstraram que diferentes patologias cerebrais associadas apresentaram diferentes perfis de declínio cognitivo e motor. Por exemplo, as placas de tau, a patologia da doença de Parkinson e os macroinfartos foram associados ao declínio nos três fenótipos (cognição, função da marcha e força das mãos).

  • Nas placas de tau, o declínio cognitivo persistiu por mais de 11 anos antes da morte, enquanto as associações com a força das mãos e a função da marcha começaram aproximadamente 3,5 anos antes da morte. Por outro lado, a associação dos macroinfartos com o declínio da função da marcha começou cerca de 9,25 anos antes da morte, em comparação com cerca de 6,65 anos antes da morte para o declínio cognitivo e cerca de 2,66 anos antes da morte para o declínio da força das mãos.

Concluindo… 

  • SAMMGERs, como sempre, aconselhamos que vocês leiam o estudo na íntegra para tirarem suas próprias conclusões.

  • De maneira geral, o estudo conclui que a função motora precede o declínio cognitivo nos adultos mais velhos. 

  • Entretanto, a piora da marcha isoladamente não é suficiente para ser usado como biomarcador da doença de Alzheimer ou outras demências associadas, como no caso do declínio cognitivo. Quando removidas as associações de idade e patologias, descobriu-se que ainda assim há piora da marcha, indicando que é um achado multifatorial e pode estar relacionado não apenas a patologias cerebrais, mas a fatores como obesidade, distúrbios musculoesqueléticos e outros. 

  • Após ajuste para patologias cerebrais e características demográficas, não houve declínio cognitivo residual em média, enquanto o declínio motor residual permaneceu. No entanto, houve considerável heterogeneidade nas trajetórias de declínio cognitivo e motor em nível individual, destacando a importância de fatores genéticos, proteicos e comportamentais que afetam o declínio cognitivo e motor.

  • O estudo sugere que devem ser feitas novas análises com biomaracadores e imagens cerebrais para confirmar os achados. Em especial, levanta a hipótese de métodos mais elaborados na medição de marcha e função cognitiva para melhorar a precisão da demência com base no risco cognitivo motor.

atualidades em saúde

🧬 Vacina contra câncer de pele entra em última fase de testes! A mRNA-4157 (V940), uma nova terapia neoantígena individualizada baseada em mRNA, já começou a ser testada em pacientes com melanoma ressecado de alto risco (estágio IIB-IV) em sua última etapa de testes clínicos. O estudo de fase 3, global, randomizado e duplo-cego em 1.089 pacientes, avalia a eficácia do imunizante combinado com KEYTRUDA (pembrolizumabe) – um medicamento imunoterápico contra o câncer de pele – em comparação com o tratamento atual, que utiliza apenas a imunoterapia. Leia a notícia na íntegra!

😷 É possível encurtar o tratamento da tuberculose? Para alguns pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, sim! Eles desenvolveram uma tecnologia de baixo custo com nanopartículas de N-acetilcisteína-quitosana carregadas com rifampicina. Em testes com fibroblastos e macrófagos in vitro houve uma potente ação inibitória do Mycobacterium tuberculosis e a reversão da resistência ao medicamento. Seria o vislumbrar do fim da era do uso concomitante de diversos tipos de antibióticos por no mínimo 6 meses? Acesse a reportagem pelo link!

💊 Anvisa aprova remédio de diabetes para o tratamento de doença renal crônica! Um estudo conduzido pela Unidade de Pesquisa em Saúde Populacional da Universidade de Oxford mostrou que o uso da empagliflozina, remédio utilizado para tratamento de diabetes tipo 2, reduz em 28% o risco de progressão da doença renal em comparação a indivíduos que não receberam o medicamento. O remédio, que também já era utilizado para casos de insuficiência cardíaca, agora pode tratar condições cardiorrenais metabólicas. Você pode conferir a notícia completa no link!

EM em pauta + AMORL

Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa sociedade parceira é a AMORL!🦻

Vamos conhecer um pouco da Dr. Tiago Gonçalves e sua escolha pela Otorrinolaringologia?

“Olá, futuros colegas médicos!

Sou Tiago F. Vasconcelos Gonçalves, formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena, especialista em Otorrinolaringologia com área de atuação em Medicina do Sono, CRM-MG 51.664 (RQE 22705 & 53.080). Atualmente, presido a Associação Mineira de Otorrinolaringologia (AMORL).

A Otorrinolaringologia vai muito além de orelha, nariz e garganta. É a medicina da face e da via aérea superior, envolvendo uma gama vasta de condições médicas e cirúrgicas. No dia a dia, o otorrinolaringologista pode trabalhar em consultório, realizar procedimentos em bloco cirúrgico e executar diversos exames diagnósticos.

Nossa especialidade abarca subespecialidades como otologia, que trata dos problemas auditivos e de equilíbrio; otoneurologia; rinologia, focada nas doenças nasais e dos seios paranasais; laringologia, que lida com problemas da voz e da deglutição; e otorrinolaringologia pediátrica. Além disso, há oportunidades para subespecialização em áreas como foniatria e Medicina do Sono — minha área de especialidade —, ou mesmo usar a Otorrinolaringologia como pré-requisito para a cirurgia de cabeça e pescoço ou cirurgia crânio-maxilo-facial, sem necessidade de passar pela cirurgia geral.

Estas possibilidades destacam a Otorrinolaringologia como uma das especialidades mais versáteis e desafiadoras da medicina. Espero que considerem explorar as muitas facetas desta fascinante área.”

Dr. Tiago Gonçalves

pra ficar off…

🍿 Entre as novidades do cinema, temos o filme ‘A Teia’! Sob a direção do cineasta Adam Cooper, conhecido por seus roteiros em filmes como ‘Assassin’s Creed’ e ‘Convergente’, o longa-metragem tece uma trama de suspense envolvendo memórias fragmentadas e uma investigação crucial. A história gira em torno de Roy, um ex-detetive de homicídios que luta para lembrar de seu passado até que um tratamento revolucionário para Alzheimer surge como uma esperança em sua vida. É então que ele é convocado para revisitar um caso brutal e misterioso de seu passado. Veja o trailer no link.

🧙Temos amantes de Harry Potter por aqui e que animam dar um pulinho em São Paulo? Porque a Oca do Parque Ibirapuera será transformada em nada mais, nada menos, que Hogwarts!!! Harry Potter: The Exhibition é uma exposição que contará com espaços para praticar feitiços e preparar porções, contemplando os oito filmes da franquia e também a saga Animais Fantásticos. A experiência desembarca em São Paulo no dia 22 de agosto! As vendas já estão abertas e você pode comprar clicando aqui. 

🍽️ Não sabe onde será o almoço de domingo? Dos dias 12 de abril a 12 de maio, BH recebe a 25ª edição do Restaurant Week. Ele conta com a participação de 44 restaurantes que vão oferecer menus diferenciados com carne e opções vegetarianas. As criações dos chefs tem preços fixos, variando de 59,90 a 89,00 no almoço e de 64,90 a 109,00 no jantar. Nesse valor estão inclusas opções de entrada, prato principal e sobremesa, sendo uma excelente oportunidade para conhecer novos restaurantes. Além de tudo isso, o evento conta com uma parceria com o Hospital da Baleia, sendo sugerido ao chef doar R$ 2 à unidade de saúde para cada menu adquirido!

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:|

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…