Doces ou travessuras?

Antes de comemorar as travessuras do Halloween, que tal degustar essa newsletter feita sob medida para adoçar sua curiosidade?

Doces ou travessuras?🎃

Antes de comemorar as travessuras do Halloween, que tal degustar essa newsletter feita sob medida para adoçar sua curiosidade? Prometemos que aqui só tem gostosuras!

Creeping Jack O Lantern GIF by Justin

Gif by justin on Giphy

reinventar e evoluir

🫁 Atenção galera de Montes Claros e região! Nos dias 25 e 26 de outubro, será realizada a II Jornada de Pneumologia do Norte de Minas! Promovida pela Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT), a Jornada do Norte de Minas é o terceiro evento do projeto “Conexão Minas”, e conta com palestras incríveis abordando assuntos essenciais que, com certeza, acrescentarão muito na sua formação médica! Garanta a sua vaga pelo link.

🚨 Fiquem ligados pessoal de Uberlândia! A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva anuncia a 16° Jornada de Integração Somiti!  Com apoio da SAMMG e da Associação Brasileira de Emergência – Regional Minas Gerais (ABRAMEDE-MG), a 16° Jornada reunirá especialistas e profissionais comprometidos em discutir e compartilhar práticas inovadoras no cuidado a pacientes em estado crítico. O evento será nos dias 01 e 02 de novembro, no auditório do Nobile Hotels em Uberlândia! Claro, tem desconto para sócios SAMMG! Realize sua inscrição pelo link.

👴 Para aqueles que pensam em seguir carreira em Cuidados Paliativos, a Associação Estadual de Cuidados Paliativos de Minas Gerais (AECP-MG) juntamente com a Sociedade Mineira de Tanatologia e Cuidados Paliativos (SOTAMIG) realizará o evento Imersão em Dor e em Cuidados Paliativos. No dia 26/10, das 8h às 17h, você poderá aprofundar os conhecimentos em dor para pacientes em Cuidados Paliativos de forma online, com palestras ao vivo. A programação inclui desde o aprimoramento diagnóstico até o aperfeiçoamento terapêutico, abrangendo práticas domiciliares, ambulatoriais e hospitalares. Clique no link para saber mais detalhes sobre a programação e para se inscrever!

Reprodução/ Even 3

🩻 Um pouquinho a mais de conhecimento sobre Diagnóstico por Imagem e POCUS nunca é demais, não é mesmo? Nos dias 1 e 2 de novembro, Na Associação Médica de Minas Gerais, ABRAMEDE-MG e SRMG realizarão a X Jornada Mineira de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (JMR) e a I Jornada de POCUS ABRAMEDE/MG e SRMG. O encontro vai reunir profissionais renomados, estudantes e especialistas para discutir as mais recentes inovações e técnicas em radiologia e ultrassonografia. E, é claro, sócio SAMMG tem desconto! Os 30 primeiros sócios inscritos terão desconto através do cupom “SAMMG”. Corre pra não ficar de fora e acesse o link para se inscrever!

Reprodução/ JMR2024

doses de ciência

Sarcopenia e Obesidade Sarcopênica: Impactos no envelhecimento saudável. Esse é mais um daqueles excelentes estudos que reforçam a importância de uma atividade física regular para a saúde. Nessa pesquisa, os achados sugerem que a obesidade sarcopênica pode estar associada a uma sobrevida menor, e que realizar triagens para avaliar a função muscular pode ajudar a prevenir mortes prematuras em idosos. Vamos explorar em detalhes o que esse estudo descobriu!

Metodologia

O estudo faz parte do renomado Rotterdam Study, que vem acompanhando a saúde de milhares de idosos há décadas. Dessa vez, os pesquisadores incluíram 5.888 participantes, sendo 56,8% mulheres e 43,2% homens, com uma idade média de 69,5 anos. O IMC médio dos participantes foi de 27,5, indicando que boa parte estava na faixa de sobrepeso. Os participantes foram monitorados ao longo de 10 anos, com dados de mortalidade sendo registrados para correlacionar os efeitos da sarcopenia e obesidade sarcopênica na longevidade.

Avaliação da sarcopenia: Sarcopenia provável foi definida como uma baixa força de preensão manual e foi confirmada como tendo um baixo índice de massa muscular esquelética apendicular (ALM) medida por DEXA de corpo total.

Avaliação da obesidade sarcopênica (OS): Os participantes com baixa força de preensão manual e composição corporal alterada (1 ou 2 componentes: alto percentual de gordura e/ou baixa relação ALM-peso) foram considerados com OS.

Os critérios para diagnosticar obesidade sarcopênica foram adaptados a partir de recomendações da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo e da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade. A força muscular foi avaliada pela força de preensão manual, sendo considerada baixa quando menor que 27 kg para homens e menor que 16 kg para mulheres. Para a composição corporal, os critérios incluíram a proporção entre a massa muscular dos braços e pernas em relação ao peso total. Essa proporção é considerada baixa quando abaixo de 25,7% para homens e abaixo de 19,4% para mulheres. Além disso, uma alta porcentagem de gordura corporal também foi considerada, sendo superior a 29% para homens e 41% para mulheres com menos de 60 anos, e superior a 31% para homens e 43% para mulheres com 60 anos ou mais. Para definir a composição corporal alterada, uma alteração significa ter ou baixa proporção de massa muscular em relação ao peso, ou alta porcentagem de gordura corporal. Duas alterações significam ter tanto baixa massa muscular em relação ao peso quanto alta porcentagem de gordura.

E vamos aos resultados...

Prevalência de sarcopenia e OS:

  • 2,2% dos participantes tinham sarcopenia confirmada, o que pode parecer pouco, mas representa um risco significativo para a saúde dessa população.

  • Já a obesidade sarcopênica foi observada em 5,0% com um componente alterado e 0,8% com dois componentes alterados (gordura e músculo).

Impacto na mortalidade:

  • Os participantes com sarcopenia confirmada apresentavam um risco 93% maior de mortalidade.

  • Para aqueles com OS e dois componentes alterados, o risco de morte era 2,84 vezes maior em comparação aos que não tinham a condição.

Conclusão:

A sarcopenia e a obesidade sarcopênica são condições que comprometem a sobrevivência dos idosos. O estudo sugere que avaliar a força muscular em exames de rotina pode ajudar a identificar precocemente os idosos em risco e oferecer intervenções como exercícios e dieta balanceada para prevenir complicações. 

Lembrando que sempre indicamos que você leia o estudo na íntregra, mas deixamos alguns Take-Home Points para vocês:

  • Malhação nunca sai de moda: O treinamento de força pode ajudar a combater a perda muscular e reduzir o risco de sarcopenia e OS.

  • Embora os resultados sejam robustos, são necessários mais estudos com populações diversas e um acompanhamento de longo prazo para confirmar os achados.

  • A pesquisa foi conduzida em uma população majoritariamente de descendência europeia, o que pode limitar a generalização dos resultados para outras etnias.

  • Avaliação precoce: A força muscular deve ser medida regularmente em consultas médicas, para prevenir essas condições.

  • Intervenções simples, grandes resultados: Nutrição adequada e exercícios podem fazer uma diferença enorme na qualidade de vida dos idosos.

atualidades em saúde

💉 Uma vacina que “educa” o sistema imunológico a destruir células cancerígenas?

O estudo, publicado na revista científica "Nature", usou camundongos com câncer colorretal avançado e melanoma como modelo para a vacina, que sobrecarregou o sistema imunológico desses animais, e suprimiu o crescimento de cânceres primários e metastáticos, sem causar danos às partes saudáveis do corpo. Segundo pesquisadores, essa abordagem é promissora especialmente em tumores sólidos avançados, que têm sido particularmente difíceis de tratar com outras imunoterapias. No experimento, a vacina controlou ou eliminou o crescimento dos tumores e aumentou a sobrevida dos camundongos. Os cientistas estão otimistas quanto ao potencial de aplicação em seres humanos e acreditam que a tecnologia possa representar um avanço significativo em relação às vacinas contra o câncer desenvolvidas até agora. Para saber mais, acesse o link!

Células bacterianas modificadas (roxas) ativam diversas partes do sistema imunológico para atacar células tumorais (cinzas) — Foto: Universidade de Columbia

💊 Mais uma função para o Ozempic?

Além de ser utilizado para tratamento da diabetes 2 e para perda de peso, o Ozempic pode reduzir o risco de overdose em pessoas com vício em opioides e álcool. Um estudo, na revista científica Addiction, mostrou que o uso de medicamentos de GLP-1, como o Ozempic, reduziu em até 40% a overdose por opioides e em 50% a intoxicação por álcool, já que ele modula as vias cerebrais de recompensa e desejo. Apesar dos resultados promissores do estudo, são necessárias mais pesquisas para confirmar os efeitos positivos do GLP-1 no combate à dependência de opioides e álcool. Para saber mais informações sobre o estudo, acesse o link!

Farmacêutico segurando embalagem de Ozempic, da Novo Nordisk, em farmácia em Utah, EUA. — Foto: REUTERS/George Frey

Os médicos são alertados sobre uma prática perigosa em que mulheres ingerem pílulas contendo ovos de tênia, vendidas no mercado clandestino, na tentativa de perder peso.  Essas parasitas, normalmente adquiridas através de carne mal cozida, se alojam no intestino, causando perda de peso, mas também podem desencadear sintomas graves como diarreia, vômitos e, em casos mais severos, convulsões fatais, quando os ovos atingem o cérebro.  O caso de uma mulher de 21 anos nos EUA ilustra os perigos dessa prática. Após perder peso, ela pode cursar com danos causados ​​pela tênia Taenia solium, que pode levar à cisticercose — doença caracterizada por cistos no cérebro e outros tecidos, provocando convulsões, dores de cabeça e até danos permanentes. Um paciente foi tratado com medicamentos para combater a infestação e aliviar a inflamação no cérebro, mas o risco é específico, e especialistas reforçam que métodos convencionais de emagrecimento são muito mais seguros.

Ovos de tênia no cérebro de paciente dos EUA - Reprodução/ O Globo

💻 Você sabe como a famosa Inteligência Artificial pode ser realmente aplicada na medicina?

A Afya, uma das parceiras SAMMG, criou um e-book com 12 aplicações da IA na medicina, dentre elas, uma maior precisão de resultados, descoberta de novos tratamentos e análise de genoma. Quer saber com mais detalhes sobre as outras aplicações? Clique no link para ler a matéria completa e não deixe de baixar o e-book gratuitamente! Aos mais interessados no assunto, não percam a oportunidade de conhecerem o Curso Afya Inteligência Artificial na Medicina! Neste mês, use o cupom “CURSOIA20” de 20% de desconto e inscreva-se pelo link.

Reprodução/ Afya

EM em pauta + SBGG - MG

Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa parceira é a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia! 👵

Vamos conhecer um pouco o Dr. Diogo Kallas Barcellos e sua escolha pela Geriatria?

“Meu nome é Diogo Kallas Barcellos (CRMMG 36755), natural de Passos - MG, mas residi em BH por trinta anos, onde me formei em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2001). Durante a vida acadêmica realizei vários estágios na Santa Casa de Belo Horizonte, e quase decidi pela especialidade cirúrgica. Entretanto, durante minha residência em Clínica Médica no Hospital João XXIII observei um aumento na demanda por cuidados especializados à pessoa idosa, um segmento populacional que vêm aumentando rapidamente no Brasil (já são mais de 35 milhões de idosos) e tendem a duplicar em 25 anos. Daí optei pela minha segunda residência na área de Geriatria no Hospital dos Servidores do estado de Minas Gerais (2005). Neste período ainda realizei pós graduação latu sensu em medicina do trabalho e posteriormente na área de dor crônica. Devido a minha crescente paixão pela área do envelhecimento, comecei a participar dos eventos da nossa sociedade, a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). Hoje estou presidente desta representação regional (SBGG- MG), que conta com aproximadamente 400 associados, profissionais de saúde de diversas áreas. A geriatria é uma área de atuação que ainda carece de profissionais especializados em todos os cantos do nosso país. Possibilita atuação em diversas frentes, como consultórios, Instituições de longa permanência, atenção domiciliar e hospitais.”

Dr. Diogo Kallas Barcellos

pra ficar off…

💛 Nesse ano, o 13° Congresso SAMMG resolveu inovar e agora você vai conhecer de perto a história deles que fizeram a diferença na história do nosso Estado! INSCRIÇÕES ABERTAS para a Visita Cultural ao Bar e Museu Clube da Esquina. A visita acontecerá no dia 2 de novembro (sábado) das 19 às 20 horas, na Rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza. Todos os participantes ganharão um drink de cortesia, a Batidinha de Limão dos Borges, e participarão de um momento de confraternização no Bar Clube da Esquina ao som de Gabriel Borges. Clique no link para se inscrever e acompanhe o instagram do congresso para mais novidades!

Reprodução/ Congresso SAMMG

🦢 Algum fã de “O Lago dos Cisnes” ou romântico por aí? Pois bem, ainda há ingressos para a apresentação única da companhia russa Moscow Ballet on Ice. O espetáculo irá ocorrer hoje, dia 23/10/2024, às 21h. Para as apresentações, uma verdadeira pista de gelo, com cerca de 120m², é instalada no palco. O espetáculo é dividido em dois atos e conta com 14 bailarinos patinadores. Ele traz cenas de clássicos como Cinderela e O Lago dos Cisnes. Para saber mais, clique aqui e para comprar ingressos clique aqui.

Reprodução / Sympla

🎶Silva estará em Belo Horizonte/MG com sua turnê “Encantado” no dia 02 de novembro, sábado, no Palácio das Artes. A turnê faz parte da divulgação do novo álbum de Silva, intitulado "Encantado". Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Palácio das Artes ou através do site Eventim. Se gosta do gênero indie pop, garanta já o seu!

Reprodução / Eventim

🍿 Esse tempinho de chuva (finalmente) implora por um final de semana assistindo série com pipoca! A recomendação da SAMMG é a obra que vem bombando na Netflix: O Residente. É uma série de 2018, em que o protagonista Devon é um médico recém-formado de Yale que ingressa na residência e acompanha um grupo de médicos do hospital que enfrenta desafios pessoais e profissionais no cotidiano da profissão médica. A série tem 6 temporadas de muito drama e emoção, perfeito pra quem ama o universo médico da televisão!

Reprodução/ Netflix

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…