- boletim SAMMG 📚
- Posts
- Ela chegou...
Ela chegou...
a mais temida de todas as edições!

Ela chegou…
a mais temida de todas as edições 😵
Isso mesmo! Suas aulas estão de volta, mas o Boletim completo também 🙏🏼😆 Viemos salvar os “SAMMGERS” com novidades fresquinhas para esse início de semestre!!
Reinventar e evoluir
🌷 O evento que irá discutir sobre duas grandes especialidades; a onco-ginecologia…
Board Review EVA é realizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos e tem como objetivo atualizar e discutir sobre os tratamentos nestas duas áreas. No Hotel Mercure Vila da Serra, no dia 08 de fevereiro, o sócio SAMMG tem entrada gratuita nesta oportunidade imperdível!!!
Acesse o link para garantir sua inscrição e não ficar de fora dessa… 😆
Reprodução/ www.eva.org.br
👶 Grupo de Estudos dirigido por uma Sociedade Médica?? É o que estamos prestes a te apresentar…
O Grupo de Estudo: Pediatria e Espiritualidade, realizado pelo Departamento Científico de Espiritualidade em Pediatria da Sociedade Mineira de Pediatria, está de volta com reuniões onlines e preço mais baixo para acadêmicos de medicina.
Os encontros acontecem a cada dois meses (12/02; 09/04;11/06; 13/08; 08/10; 03/12) às 19:30 e finaliza no fim de 2025. Clicando aqui você não fica de fora dessa oportunidade!!
Reprodução/ Sociedade Mineira de Pediatria
👃 Workshop de Vias Aéreas
A Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais (SAMG), te convida para um Workshop no dia 22 de fevereiro. O evento conta com aulas práticas, em que você terá a oportunidade de passar por várias estações de simulação e assim aprimorar suas habilidades, por exemplo, de intubação orotraqueal.
Reprodução/ Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais
🎓Formei, e agora?
Nossos queridos parceiros da MedCapital tem um recado para você que está prestes a se formar e está enrolado com a situação financeira…
“Olá, futuros médicos!
Que tal aprender a cuidar melhor das suas finanças para começar sua carreira com o pé direito? 💰✨
No dia 26 de fevereiro, às 20h, teremos uma Oficina Online de Educação Financeira no Meet, totalmente gratuita!
Vamos falar sobre:
✅ Gestão financeira
✅ PJ Médica e vínculos de trabalho
✅ Desenvolvimento de carreira
Também teremos um espaço para tirar dúvidas!
Te esperamos lá! 😉”
Reprodução/ Medcapital
Doses de ciência
Quais as implicações na sobrevida livre do câncer retal em 3 anos caso a cirurgia seja uma excisão total do mesorreto transanal ou uma cirurgia laparoscópica?
Este estudo, publicado na JAMA, apresenta os resultados de um ensaio clínico randomizado de fase 3 que compara a ressecção mesorretal total transanal (TME) com a TME laparoscópica em pacientes com câncer retal de estágio I a III. O principal objetivo foi comparar a sobrevida livre de doença em 3 anos entre os dois procedimentos.
Você deve estar se perguntando o porquê desse estudo, já que a TME laparoscópica tem sido preferida devido a uma melhor recuperação pós-operatória e menores taxas de complicações, com resultados oncológicos a longo prazo comparáveis à TME aberta.
A questão é:
Em pacientes com obesidade e espaço pélvico restrito, a laparoscopia pode apresentar desafios, levando a ressecções subótimas. Além disso, alguns locais não possuem os recursos necessários para fazer esse tipo de procedimento e por isso a necessidade de avaliar se a cirurgia aberta teria a mesma eficácia.
Metodologia
Vamos entender um pouco como esse estudo foi feito antes de chegar aos resultados…
Multicêntrico: realizado em 16 centros diferentes na China;
Entre abril/2016 e junho/2021;
1.115 pacientes com cancro retal de estágio I a III;
Randomizado: TME transanal com 558 pacientes e TME laparoscópica com 557 pacientes.
Incluídos: pacientes de 18 a 75 anos, com cancro retal médio-baixo (abaixo da reflexão peritoneal), estádios I a III, e que eram elegíveis para cirurgia com preservação do esfíncter.
Excluídos: pacientes com cancro T1, envolvimento da margem de ressecção circunferencial, que se submeteram a ressecção abdominoperineal, tumores envolvendo o esfíncter interno ou levantador do ânus e pacientes com contra indicações cirúrgicas.
Acompanhamento: foram acompanhados por, no mínimo, 36 meses após a cirurgia, com avaliações regulares que incluíam exames de marcadores tumorais, colonoscopias e exames de imagem.
Reprodução/ jamanetwork.com
Vamos aos resultados…
Sobrevivência Livre de Doença (SLD) em 3 Anos: 82,1% no grupo TME transanal e 79,4% no grupo TME laparoscópica. A diferença de 2,7% (IC 97,5%, -3,0% a 8,1%) demonstrou que a TME transanal não é inferior à laparoscópica, pois o limite inferior do intervalo de confiança ficou acima da margem de não inferioridade de -10%.
Recorrência Local em 3 Anos: 3,6% no grupo TME transanal e 4,4% no grupo laparoscópica, demonstrando taxas semelhantes.
Sobrevivência Global em 3 Anos: 92,6% no grupo TME transanal e 90,7% no grupo laparoscópica.
O estudo ainda compara as taxas de recorrência de acordo com o tipo de cirurgia realizada ao dizer:
"A total of 19 patients in the transanal TME group and 23 pa-tients in the laparoscopic TME group experienced a local re-currence within 3 years postprocedure. No patients experi-enced multifocal local recurrence."
Para concluir, aqui vão alguns TAKE HOME POINTS:
O artigo informa a não inferioridade e os resultados semelhantes da TME transanal nos resultados de SLD em 3 anos.
Ressalta a importância da cirurgia aberta em locais sem robótica.
Os próprios autores reconhecem certas limitações, como a experiência dos cirurgiões do estudo, que eram todos especialistas nesse tipo de procedimento, a localização geográfica, o que pode não perpetuar os mesmos resultados para outras populações, entre outras…
Destacam, também, a necessidade de mais estudos, incluindo grupos de cirurgia robótica para refinar e aprofundar os resultados.
Este resumo traz os pontos cruciais do artigo, fornecendo uma visão geral das descobertas do estudo e suas implicações. Por isso, sempre indicamos que você leia o estudo na íntregra: link para o artigo
Atualidades em saúde
💊 Primeiro tratamento para Distrofia Muscular de Duchenne disponível no SUS!
Novidades no SUS! O Ministério da Saúde anunciou a incorporação dos primeiros tratamentos para a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) no Sistema Único de Saúde (SUS). A DMD é uma doença genética rara que causa degeneração e fraqueza muscular progressiva devido à ausência da proteína distrofina. Até então, não havia terapias específicas disponíveis no SUS para essa condição.A inclusão desses medicamentos representa um avanço significativo, oferecendo esperança de uma melhor qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. Os tratamentos visam retardar a progressão da doença, permitindo que os pacientes mantenham a mobilidade e outras funções por mais tempo. Para mais detalhes, leia a notícia completa aqui!
🧠 Minicérebros em laboratório: desvendando os mistérios do envelhecimento cerebral
E o futuro chegou! Uma reportagem da CNN, relata que cientistas estão desenvolvendo organoides cerebrais, popularmente conhecidos como “minicérebros”, em laboratório para estudar o envelhecimento saudável do cérebro humano. Esses organoides são cultivados a partir de células-tronco e replicam características básicas do cérebro, permitindo que os pesquisadores observem o desenvolvimento e o envelhecimento neuronal em um ambiente controlado. A pesquisa com minicérebros oferece uma plataforma inovadora para investigar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, possibilitando a identificação de novos alvos terapêuticos e o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes. Embora ainda em estágios iniciais, essa abordagem promete revolucionar nossa compreensão sobre o cérebro humano e seu envelhecimento. Confira a matéria completa aqui!
Reprodução/ https://www.cnnbrasil.com.br
🦟 Método Wolbachia: teremos um futuro próximo sem a dengue?
O Ministério da Saúde está implementando o Método Wolbachia, uma abordagem inovadora para reduzir a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A Wolbachia é uma bactéria natural que, quando presente nos mosquitos Aedes aegypti, diminui sua capacidade de transmitir esses vírus. A técnica consiste em introduzir a Wolbachia nos mosquitos e liberá-los no ambiente. À medida que eles se reproduzem, a bactéria é passada para as próximas gerações, reduzindo gradualmente a transmissão das doenças nas áreas tratadas. Estudos em diversas regiões do Brasil têm mostrado resultados promissores, com uma diminuição significativa nos casos de dengue. Para se inteirar mais sobre essa ação, clique aqui!
Reprodução/https://www.gov.br/saude
EM em pauta + Sociedade Mineira de Coloproctologia
Quem nunca teve a dúvida de qual especialidade seguir? 🤔
No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa parceria é com a Sociedade Mineira de Coloproctologia!🥼
“Olá, Meu nome é Juliano Alves Figueiredo (CRM-MG 33691, RQE 14763, RQE14747, RQE 22867), realizei a residência de Cirurgia Geral em 2000-2001 na Santa Casa de BH, Coloproctologia em 2002-2003, no Hospital Felício Rocho, e, em 2007, Endoscopia Digestiva no Hospital Militar MG. Em seguida, realizei um mestrado pela UFMG em 2007 e doutorado pela UFMG em 2011. Sou professor adjunto do departamento de cirurgia da FM-UFMG. Presidente da Sociedade Mineira de cirurgia laparoscópica e robótica 2018-2019. Tenho certificação em Cirurgia Robótica – Bogotá/Colômbia (2018). Pós- Graduação em espiritualidade na prática clínica – Núcleo de estudos e intervenções em saúde mental (2023) em Juiz de Fora e sou Presidente da Sociedade Mineira de Coloproctologia (2023-2024).
Amigos da SAMMG, a Coloproctologia trata das doenças clínicas e cirúrgicas de intestino delgado, intestino grosso e ânus. Há espaço para consultas em doenças inflamatórias intestinais, doenças funcionais e neoplásicas. Há especialistas que se dedicam a exames endoscópicos, outros se dedicam a operações de pequeno porte como as doenças orificiais. Há entretanto médicos que se afinizam com operações de grande porte, que são as colectomias , e podem ser feitas por laparotomia, laparoscopia e atualmente também por robótica (há 5 unidades robótitcas na cidade) . O acadêmico que tiver interesse nessa especialidade deve se preparar para no mínimo 5 anos de residência médica. O acadêmico deve observar que há doenças nessa especialidade de grande importância na saúde pública , as doenças inflamatórias intestinais, a endometriose colorretal e o câncer colorretal, todas com alta incidência e prevalência. Além de um preparo técnico dedicado, um elemento importante nessa atuação profissional é procurar atuar em conjunto com equipe multidisciplinar. Outro pré-requisito fundamental é gostar de cuidar do outro, compreendendo suas fragilidades e demandas pessoais, além de procurar interagir com os familiares de maneira equilibrada. Um abraço.”

Acervo pessoal
Pra ficar off…
⚽ ️ Clássico Mineiro à vista: Cruzeiro x Atlético!
O coração já está batendo mais forte por aí? No dia 09 de fevereiro, o Cruzeiro e o Atlético entram em campo para um dos maiores clássicos do futebol mineiro! Se não conseguir ir até o estádio, não tem problema: vários bares e restaurantes pela cidade transmitem o clássico pra você sentir a vibração das torcidas e acompanhar cada lance decisivo. Até mesmo em casa, reúna os amigos, prepare o churrasco e separe a camisa do time do coração.
Hoje nossa indicação é o Almanaque! Ele conta com várias unidades em toda BH, sendo um ambiente agradável para assistir aos jogos com amigos! Para mais informações e garantir sua transmissão, acesse o link para conhecer mais!
Reprodução/ https://www.google.com
🎤 Numanice BH: Pagode, Ludmilla e muita vibe boa!
Se você ama samba e quer começar o ano com energia lá em cima, a boa notícia é que o Numanice de Ludmilla vai desembarcar em Belo Horizonte no dia 15 de fevereiro! Com um repertório que une pagode retrô e hits autorais, Ludmilla promete transformar BH em uma gigantesca roda de samba com aquele toque sofisticado que só ela sabe dar. O evento é conhecido por reunir um público alegre e descolado, em um clima que mistura sofisticação com muita descontração. Prepare o look branco, avise os amigos e já separe a garganta para cantar do começo ao fim! Garanta seu ingresso e não fique de fora dessa festa imperdível! Mais informações aqui.
Reprodução/ https://www.sympla.com.br
🎬 Sessão cinema: “Mufasa: O Rei Leão”
Se você é fã de clássicos da Disney, prepare-se para embarcar em uma nova e emocionante aventura: “Mufasa: O Rei Leão” já está em cartaz! O filme traz a incrível trajetória de Mufasa, o pai de Simba, revelando seus desafios, amizades e aprendizados antes de se tornar o grande Rei das Savanas.Com uma animação impecável, uma trilha sonora envolvente e aquela dose certa de nostalgia, esse filme promete conquistar tanto os fãs de longa data quanto uma nova geração. Corre para garantir seu ingresso e escolha uma sessão no cinema mais próximo! 🍿Ah, não se esqueça do combo de pipoca para completar a experiência!
Reprodução/ https://www.cnnbrasil.com.br
Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:
Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!
Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…
Nos vemos na próxima!
Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…