Águas de março

Águas de março

É pau, é pedra, mas é só o início do nosso ano repleto de novidades para você! Segura firme, que é o último mês dos dilúvios de verão…☔

Vem pra mais uma edição tão esperado Boletim SAMMG!

Sad Season 2 GIF by Friends

Reprodução / Gif by friends on Giphy

doses de ciência

Quando o assunto é tratar um câncer, nossos padrões cognitivos nos levam automaticamente a pensar: quanto mais eu sumir com aquele monte de célula indiferenciada da minha frente melhor, para o meu paciente e para minha auto-satisfação também, certo? rsrsrs

Bom, mais ou menos nessa linha de discussão foi publicado este ensaio clínico multicêntrico randomizado que vos apresentamos hoje!

Reprodução | The News England Journal of Medicine

O estudo aleatorizou em 2 grupos iguais seus 700 pacientes com câncer de colo de útero estágio IB1 de acordo com a classificação da International Federation of Gynecology and Obstetrics. (Essa classificação aqui!) 

É um estudo de não-inferioridade, logo busca investigar se a nossa intervenção, a histerectomia simples, não é pior para o desfecho analisado (recorrência de câncer na pelve em até 3 anos), do que o tratamento padrão atualmente, que é histerectomia radical (aquela que retira o útero, o colo, e os anexos como os ovários).

Então vamos ao que interessa, os resultados:

  • No que diz respeito a recorrência do câncer, após 4 anos e meio de acompanhamento, 12 pacientes do grupo que realizou a histerectomia simples registraram novamente o câncer, enquanto 10 do grupo da histerectomia radical. Evidente que essa diferença não possui significância estatística (Intervalo de confiança de 95% = 0,51 - 2,77).

Reprodução | The New England Journal of Medicine

  • No mesmo período de tempo, 3 pacientes do grupo intervenção vieram a óbito e 4 do grupo controle, claro também sem significância estatística (Intervalo de confiança de 95% = 0,16 - 3,21) .

  • Agora uma diferença interessante que agora sim foi estatísticamente significante: o número de efeitos adversos no pós operatório. Num período de até 4 semanas, 144 pacientes da histerec. simples tiveram algum efeito adverso, contra 174 do grupo histerec. total (p valor = 0,04).

  • Ainda, apenas 2 pacientes do grupo intervenção apresentaram retenção urinária, versus 38 do grupo controle (p valor > 0,001).

Diante destes resultados, você já consegue imaginar alguns dos Take Home Points que o editor aqui irá deixar para os senhores sobre esse artigo. Claro, aconselhamos que cada um leia o paper inteiro (disponível na íntegra na biblioteca da AMMG) e tire suas próprias conclusões e treine sua habilidade de leitura crítica.

Então vamos lá:

  • Apesar de aparentemente bem conduzido, com randomização, multicêntrico, é um estudo com um N pequeno (700). Extrapolando os resultados para estudos maiores é provável que encontremos diferenças ainda mais discrepantes nos desfechos que já se apresentaram estatisticamente significativos por aqui, e é possível que novas diferenças sejam encontradas com essa expansão de pacientes analisados, e que só aí teriam significância.

  • Reparem que na hora de tratar uma doença grave e invasiva como um câncer de colo de útero é extremamente necessário que o profissional da assistência seja crítico em relação às evidências que a literatura traz.

  • Por vezes, uma intervenção mega invasiva que por senso comum reduziria as chances de câncer por retirar até o tecido adjacente, acaba não fazendo diferença no desfecho final e ainda, às custas de efeitos adversos que impactam muito na qualidade de vida daquele paciente como retenção e incontinência urinária por exemplo.

reinventar e evoluir

🚀 O processo seletivo para o Corpo de Apoio já se encerrou, mas você ainda pode desfrutar dos benefícios de ser sócio SAMMG. Além do estágio no Hospital Biocor e a mentoria (fique de olho👀), a SAMMG te trará oportunidades como participar de projetos voluntários e fazer parte do Grupo Científico, projeto criado no ano passado que une a medicina e a pesquisa para escrita de artigos científicos. Além disso, sócios SAMMG têm descontos em diversos eventos parceiros, incluindo Congressos de Sociedades Médicas e 50% de desconto no melhor congresso acadêmico de MG (vulgo o XIII Congresso SAMMG). Não vai ficar de fora mais um ano né, clique aqui para se associar!

👁 No dia 18 de março, a Sociedade Mineira de Oftalmologia dará início a IX edição do Curso de Ciências Básicas em Oftalmologia com o apoio da Associação Médica de Minas Gerais. O curso é composto por 15 módulos online, que ficarão disponíveis por 3 meses após o seu início, e por um módulo prático presencial no dia 23/03 em Belo Horizonte. Faça sua inscrição gratuita!

🧠 Para aqueles que gostam da Neuro, também temos evento gratuito para vocês! Nos dias 22 e 23 de março, acontecerá o 2° Congresso Mineiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica, no Hotel Mercure Lourdes em Belo Horizonte. O evento conta com palestras, coffee break e discussões de casos clínicos. Não perca essa oportunidade e se inscreva!

🌍 Quer a oportunidade de ganhar 10 mil reais promovendo inovação em saúde? Então conheça o MILES - Management, Innovation And Leadership In Healthcare Summit que ocorrerá nos dias 30 de abril a 01 de maio no Teatro Feluma! O evento conta com profissionais renomados da área da Gestão e Empreendedorismo em saúde e possui desconto de 10% para sócios SAMMG! Use o cupom “SOCIOSAMMG” pelo link.

atualidades em saúde

🚬 Está em votação, desde o final de 2023, um Projeto de Lei que dispõe sobre a produção, importação, exportação, comercialização, controle, fiscalização e propaganda dos cigarros eletrônicos no Brasil. A Sociedade Brasileira de Cardiologia se posicionou recentemente contra qualquer regulamentação de comercialização dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs). Conheça, a seguir, dez razões para manter a proibição dos vapes. Veja a publicação completa através do link.

🧪 Já imaginou um tratamento para o câncer que é realizado com as células do próprio paciente? Esse novo tratamento está sendo estudado e aplicado aqui no Brasil e tem como objetivo modificar geneticamente algumas células de defesa do nosso corpo, as chamadas células CAR-T, e depois infundi-las novamente no paciente. O tratamento obteve resultados positivos de cerca de 50% de chance de cura para três tipos de câncer: Linfoma não Hodgkin, leucemia e mieloma múltiplo. Confira aqui a matéria completa que Fantástico exibiu com mais detalhes sobre o tratamento.

PET scan de paciente antes e depois do tratamento com as células CAR-T

❤️Uso da inteligência artificial (IA) para diagnóstico, classificação e tratamento de doenças cardiovasculares? Essa foi a abordagem do estudo publicado pela American Heart Association (AHA) no final de fevereiro. Apesar de ainda existirem alguns desafios para colocar em prática essa tecnologia, a IA promete transformar o manejo dos pacientes cardiopatas em um futuro não muito distante. Veja abaixo um resumo das aplicações clínicas dessa tecnologia e dos obstáculos que os pesquisadores ainda enfrentam nesses estudos.

EM em pauta + SOGIMIG

Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Nossa primeira sociedade parceira é a SOGIMIG!🤰

Vamos conhecer um pouco do Dr. Eduardo e sua escolha pela Ginecologia e Obstetrícia?

Dr Eduardo Cunha da Fonseca é formado em Medicina pela UFMG (CRM: 24781), especialista em Ginecologia e Obstetrícia (RQE 6557 Ginecologia / 6558 Obstetrícia) e diretor da SOGIMIG.

Fiquem com seu relato a seguir:

“Durante a graduação eu queria fazer uma especialidade clínico-cirúrgica e a Ginecologia e Obstetrícia era uma das opções. Foram surgindo oportunidades em vários estágios extra-curriculares como: Hospital João XXIII, Santa Casa BH, CTI Hospital São Lucas, Maternidade Santa Lúcia e GO no Hospital Mater Dei. Quando iniciei os estágios em GO me apaixonei pela especialidade! E acabou sendo um processo natural, pois de acadêmico passei para residente no mesmo hospital, e sempre com muito apoio do corpo clínico.

A residência no Hospital Mater Dei foi difícil, apertada, exaustiva e MUITO gratificante! Encarei cada desafio do dia a dia como uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional.

Hoje trabalho com Ginecologia e Obstetrícia Geral, mas com ênfase nas áreas de Histeroscopia, Cirurgia Ginecológica, Colposcopia. As perspectivas da especialidade são boas, mas devemos considerar que, com o envelhecimento da população, vai ocorrer uma mudança no perfil das pacientes.

Mensagem final: A Ginecologia e Obstetrícia permite e exige uma ótima relação médico-paciente, o que é muito bom para o médico! O acompanhamento de uma paciente por várias fases da vida como adolescência, menacme, gestação e climatério é muito gratificante e estimulante. Outra vantagem é que, por ser uma especialidade muito ampla, com várias subespecialidades, permite que o profissional mude o seu foco de trabalho de acordo com as suas preferências.”

Dr. Eduardo Cunha da Fonseca

pra ficar off

🎨 ”Tudo flui e nada permanece” é um dizer do filósofo Heráclito que inspirou a nova exposição da Casa Fiat de Cultura, “Três tempos” da artista Julia Arbex. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de março e apresenta duas séries que dialogam com o transitar das placas tectônicas, utilizando o carvão como matéria-prima. Clique aqui e saiba mais!

📽️Com o elenco composto por nomes como Thimothée Chalamet, Zendaya e Christopher Walken o filme “Duna: Parte 2” aborda a difícil escolha do protagonista Paul Atreides entre o amor da sua vida e o destino do universo conhecido, a fim de evitar o futuro terrível que somente ele pode prever. Pegue sua pipoca🍿 e não perca a continuação dessa saga incrível que está em cartaz nos cinemas.

🎸 A Edição Comemorativa de 40 anos do Rock in Rio acontece só em Setembro, mas as atrações já estão quase todas divulgadas! Shawn Mendes, Katy Perry, Imagine Dragons e Ed Sheeran são alguns artistas que estarão em solo brasileiro durante o festival. As vendas abrem em abril, então pense no dia que você quer ir e não perca a chance de conseguir um ingresso! Siga o Instagram @rockinrio para ficar por dentro das novidades!

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…