- boletim SAMMG 📚
- Posts
- Intermed à vista
Intermed à vista
O maior evento universitário de medicina está chegando!👀
Intermed à vista!
O maior evento universitário de medicina está chegando!👀
Prepare-se para competir, torcer e viver momentos inesquecíveis, mas antes venha dar uma espiada nas novidades que separamos para vocês, para não chegar em Sete Lagoas completamente alienado!
reinventar e evoluir
🗺️Você pensa em fazer estágio ou até seguir uma carreira de medicina internacional? Então temos uma oportunidade de ouro para acrescentar ao seu currículo!
A UNESCO está oferecendo um curso relacionado aos princípios da Bioética da Declaração Universal dos Direitos Humanos no campo da educação médica e em saúde para os estudantes de graduação ou pós-graduação no campo da saúde. O curso tem duração de 26 semanas com seminários on-line semanais de 1-2h com palestrantes internacionais, além da oportunidade de se associar a Conferência Internacional de Bio-informação e Aplicação de Sistemas de Inteligência e, ao final, receber certificado internacional! O valor é de 60 USD, aproximadamente R$330,00 e as inscrições se encerram dia 25/10. O primeiro passo é se juntar ao grupo de whatsapp nesse link. E, ai? Uma oportunidade única como essa não tem como deixar passar!
🩺O SINMED- MG está promovendo mais um evento para acadêmicos e médicos: 3º Congresso Nacional do Jovem Médico e Acadêmico de Medicina 2024! O evento possui modalidades online e presencial e faz parte da Semana do Médico 2024 com temas sobre carreira médica e discussão de casos. O evento ocorrerá no dia 18 de outubro e quem se inscrever na modalidade presencial terá direito a um coquetel comemorativo no dia 19 de outubro! Para conferir a programação e se inscrever só clicar no link.
Reprodução/ Doity
👁 A Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO), no dia 19 de outubro, realizará o Curso de Neuro-Oftalmologia, direcionado à diagnósticos e condutas em neuro-oftalmologia. O evento acontecerá no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte/MG, de 08h00 - 13h00. Entre as temáticas a serem abordadas no curso estão a perda visual central progressiva associada ao uso de álcool e a perda visual súbita associada a edema do disco óptico e cefaleia. As inscrições estão abertas! Para saber mais sobre curso, clique aqui.
Reprodução/Doity
🚺 Nos dias 16 e 17 de outubro, na Faculdade de Medicina UNIFENAS BH - Campus Itapoã (Auditório, 5° andar), ocorrerá o Simpósio da Saúde Hormonal Feminina ao Longo da Vida! O evento será um simpósio interligas da Unifenas (LAEM, LASMU, LIAGG) e irá transformar seu olhar sobre a saúde da mulher. E, claro, tem desconto para sócios SAMMG! Inscreva-se pelo link.
doses de ciência
Já pensou se a cura para o diabetes tipo 1 (DM1) estivesse mais próxima do que imaginamos? Pode ser que estejamos prestes a presenciar uma verdadeira revolução!
Nesta edição, trazemos os resultados promissores da primeira paciente de um estudo em andamento que investiga a segurança, tolerabilidade e eficácia de ilhotas derivadas de células-tronco pluripotentes autólogas como uma nova abordagem terapêutica para o DM1.
Metodologia:
Perfil da paciente: Mulher de 25 anos, diagnosticada com DM1 há 11 anos. No momento do transplante, em 2023, a paciente pesava 75 kg e tinha um IMC de 27,3 kg/m², classificado como sobrepeso.
Histórico clínico:
A paciente estava sob tratamento intensivo com insulina, recebendo uma dose diária média de 54 ± 0,9 unidades, em acompanhamento por um endocrinologista.
Apesar do tratamento adequado, ela não atingiu o controle glicêmico desejado, com níveis de HbA1c variando entre 7,40% e 8,00% nos dois anos anteriores à inscrição no estudo, o que está acima da meta de <7,0% recomendada pela American Diabetes Association (ADA).
O controle glicêmico deficiente foi agravado por episódios recorrentes de hipoglicemia grave.
Procedimento experimental:
Fonte das células: Foram isoladas células estromais mesenquimais do tecido adiposo da própria paciente, obtidas por lipoaspiração. Essas células foram então reprogramadas quimicamente para se tornarem células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs).
Diferenciação celular: As iPSCs foram diferenciadas em células semelhantes a ilhotas pancreáticas, produtoras de insulina, seguindo um protocolo previamente estabelecido em laboratório. Essa diferenciação envolveu várias etapas de indução celular, controladas por sinais químicos específicos para imitar o desenvolvimento natural das ilhotas pancreáticas.
Transplante: Após a diferenciação, as ilhotas foram transplantadas por injeção direta, guiada por ultrassom, na bainha do reto abdominal anterior da paciente, um local escolhido por sua capacidade de suportar a sobrevivência e função das células transplantadas. O procedimento foi realizado sob anestesia local e a paciente recebeu acompanhamento rigoroso no pós-operatório.
Diagrama esquemático das etapas do estudo clínico.
Vamos aos resultados…
Redução da Insulina:
Dentro de 2 semanas após o transplante, a necessidade de insulina começou a diminuir;
No 18º dia, a dose diária caiu para 43 unidades;
No 75º dia, a paciente atingiu independência completa de insulina, que se manteve por 1 ano.
Controle Glicêmico:
A glicemia de jejum, que antes era de 210 ± 59 mg/dL, reduziu gradualmente;
Após a independência da insulina, manteve-se abaixo de 126 mg/dL, nível abaixo do diagnóstico de diabetes;
Mais de 98% do tempo pós-transplante dentro da faixa glicêmica alvo.
Conclusão:
Sempre aconselhamos a leitura do artigo na íntegra, para que tirem suas próprias conclusões. Ele está disponível na Biblioteca da AMMG, que é de livre acesso aos sócios SAMMG. Porém, separamos alguns take home points pra vocês!
O transplante levou ao controle glicêmico sem insulina e redução dos níveis de HbA1c para faixas não diabéticas, mostrando uma eficácia do novo tratamento, mas ainda temos alguma limitações…
A eficácia e segurança ainda precisam ser avaliadas em um período superior a 1 ano.
Estudos adicionais com uma coorte maior são necessários para validação dos resultados.
atualidades em saúde
🦠 Caso de SUPERFUNGO confirmado em Belo Horizonte!! Nada tão ruim que não possa piorar, não é mesmo??
No sábado (28 set), um caso de infecção pela Candida auris foi confirmado em um paciente que esteve internado no HospitalJoão XXIII e na segunda (01 out), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), confirma que está investigando mais 5 casos suspeitos. A Candida auris vem sendo conhecida como um superfungo, que se atingir a corrente sanguínea pode causar uma infecção generalizada. Quando ela se torna invasiva, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a taxa de mortalidade pode variar de 29 a 53%, e o que é preocupante é sua alta transmissibilidade e alta capacidade de colonização. Além disso, tem resistência aos medicamentos comumente utilizados para tratar a candidíase que conhecemos. Para saber mais, acesse: confirmação do caso e investigação de casos suspeitos.
Reprodução / O Tempo
👶 Transplante de útero em mulheres vivas?? Um marco na vida das mulheres que têm o desejo de ser mãe e enfrentam problemas de infertilidade relacionado a ausência de útero foi dado com essa notícia!!
O 1° transplante de útero entre pacientes vivos na América Latina, foi realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e foi bem sucedido. Eles relatam que foi feito em conjunto com um grupo de cirurgiões da Universidade de Gotemburgo (Suécia) e que, apesar da indicação ser limitada, é uma nova esperança para essas mulheres. Vale lembrar que, estão em fase de estudo e o procedimento, ainda, não foi regulamentado no país. Para saber mais sobre esse assunto clique aqui.
Reprodução / Jornal da USP
📊💉 Uma atualização importante para quem acompanha de perto o manejo de diabetes no Brasil! Este ano a Sociedade Brasileira de Diabetes publicou uma nova diretriz, e algumas mudanças importantes foram feitas em relação ao diagnóstico de diabetes mellitus (DM) e pré-diabetes. Vamos entender o que mudou?
Os exames recomendados para diagnóstico continuam sendo a glicemia de jejum, a hemoglobina glicada (HbA1c) e o teste de tolerância à glicose via oral (TTGO). No entanto, agora é recomendado dar prioridade ao valor de glicose em 1 hora no TTGO como critério diagnóstico, e não apenas o valor em 2 horas, como indicado na diretriz anterior.
Outra atualização relevante é que, em adultos com pré-diabetes, definido previamente por glicemia de jejum alterada ou HbA1c elevada, passa a ser recomendada a inclusão do TTGO-1h como um exame adicional. Isso serve tanto para identificar casos de DM2 não detectados quanto para predizer o risco futuro de desenvolver a doença.
Além disso, o rastreamento de diabetes, que antes começava a partir dos 45 anos, agora deve ser iniciado aos 35 anos para todos os indivíduos. Ainda assim, pessoas com sobrepeso ou obesidade, com pelo menos um fator de risco adicional para DM2, ou com alto ou muito alto risco segundo o escore FINDRISC, devem iniciar o rastreio mais cedo.
Essas mudanças refletem o compromisso em identificar precocemente o diabetes e melhorar a prevenção da doença. Fique atento a essas atualizações para garantir o melhor manejo!
EM em pauta + SBD-MG
Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔
No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nosso parceiro é a Sociedade Brasileira de Dermatologia!💆
Vamos conhecer um pouco a Dra. Gisele Viana e sua escolha pela dermatologia?
“Meu nome é Gisele Viana e sou médica dermatologista há mais de 20 anos. Fiz Medicina na UFMG, me formei em 1995 e segui com residência em Cirurgia Geral na Santa Casa, e em seguida, Dermatologia na PUC Campinas. Antes de passar em Dermato, fui selecionada para fazer o Mestrado na UFMG, e para continuar o saudoso Professor Alcino Lázaro da Silva indicou um orientador da UNICAMP, Dr Cássio Raposo do Amaral, infelizmente também já falecido.
Foi com o Dr. Cássio que acredito ter feito o trabalho mais relevante, em cicatrizes. Queríamos descobrir se o silicone era de fato um componente essencial no tratamento de cicatrizes e queloides, e comparamos seu uso a curativos sem silicone. Descobrimos que a oclusão e não o silicone, era o importante no tratamento. Nosso estudo, apresentado na defesa do meu mestrado, foi comentado pelo Journal Watch, coluna do New England. Isso fez com que eu recebesse um convite para um Fellowship na UTMB, no hospital Shriners Hospital, um hospital de queimaduras. Fui fellow do maior cirurgião de queimados de todos os tempos, Dr David Herndon. Terminei com ele o meu estudo de doutorado (em Biologia Celular, no ICB, orientado pelo Dr.Gregory Kitten), e emendei um post Doc, sempre estudando cicatrizes. No Texas, estudei vários aspectos de cicatrizes, como a vascularização, angiogênese e os colágenos, que hoje guiam meu trabalho com cicatrizes e queloides, uso de lasers e tecnologias. Atuo atualmente em minha clínica privada, e em um ambulatório público onde trato casos de tumores e queloides, no Hospital Luxemburgo.
Tenho um outro trabalho que me faz muito feliz: o de preceptora da residência médica em Dermatologia, na Santa Casa de Belo Horizonte. Além, é claro, de agora orientar alunos de iniciação científica e mestrado, na Faculdade de Ciências Médicas de MG.
Me envolvi mais recentemente numa outra batalha na medicina: a luta pela Defesa Profissional. Agora, sou Presidente da SBD MG, onde tenho lutado muito para que a medicina seja praticada por médicos. Nesta mesma linha, ocupo atualmente o cargo de Chair do Comitê Internacional da American Academy of Dermatology. Para ter toda essa energia, pratico corrida de rua bem cedinho. Haja fôlego!!!
Sou uma médica dermatologista desde 2002 (prova de título 2002), muito feliz na profissão, esposa há 30 anos de um médico fantástico, Hermes, mãe de 2 filhos lindos. Como diz Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"."
Dra. Gisele Viana
pra ficar off…
💪Temos uma grande novidade para você: no dia 19 de outubro de 2024 das 8:00 às 18:30, na Arena MRV-BH, acontecerá o MAIOR TORNEIO de um dia de toda MINAS GERAIS! O META EXPERIENCE 2024 já movimentou mais de 1.500 atletas em seus torneios e promete ser um evento inesquecível, reunindo quase 700 competidores! O que esperar do evento? Uma grande estrutura de competição, Kit Atleta, praça de alimentação, espaço atleta para relaxar e claro, MUITO CROSSFIT! Não perca a oportunidade de fazer parte desse grande evento! Inscreva- se pelo link.
🎭Mergulhe na mágica história de Alice no Espetáculo Anual Alice no País das Maravilhas! Este espetáculo de dança traz à vida os icônicos personagens de Lewis Carroll com uma mistura vibrante de dança urbana, ballet clássico e jazz. Acompanhado de cenários deslumbrantes e figurinos criativos, o evento promete uma experiência emocionante para todas as idades. Venha se perder no dia 26 de outubro de 2024 das 16:00 às 21:00 em um mundo de fantasia e imaginação com o Ciranda Estúdio de Dança no Teatro Ney Soares- Lagoinha. Adquira seu ingresso aqui!
🩰Para os amantes de arte, dança e ballet, o Ballet Jovem de Minas Gerais apresenta: US4 6ª Edição! O US4 tem o objetivo de potencializar a criação de novos coreógrafos e também de proporcionar aos bailarinos uma dinâmica diferente no cotidiano. Quatro montagens acontecendo simultaneamente, quatro jovens criadores, quatro linguagens, quatro possibilidades. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, às 20hrs, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi, em Belo Horizonte! É um ótimo evento para ir com a família e sair da rotina! Os ingressos estão disponíveis no link!
🎉 Já em clima de Dia das Crianças… Com 47 anos de estrada e três gerações de brincantes, a família Carroça de Mamulengos criou sua própria maneira de educar e ensinar, com base na tradição oral e em vivências da cultura de tradição. A Mostra Carroça de Mamulengos – Três Gerações de Arte Brincante leva seus espetáculos para a capital mineira, e faz apresentações até o dia 20 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte. Ótima oportunidade para aproveitar o mês das crianças em boa companhia! Para mais informações, acesse o link!🎡
Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:
Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!
Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…
Nos vemos na próxima!
Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…