Mas não era inverno?

Mas não era inverno?

Mal faz 1 mês que nossa newsletter começava falando sobre o frio de agosto, e setembro já chegou bastante caloroso com máximas de 40°.

As oportunidades de hoje vem quentes! E acompanhadas de uma receitinha para se refrescar no final!

A sua newsletter favorita chegou!

doses de ciência

Quantos passos você acha necessário dar para viver mais?

Que o exercício físico aumenta longevidade e previne um monte de doenças você já deve estar careca de saber. E a OMS traz recomendações bem definidas em relação a quanto tempo de exercício devemos fazer durante a semana neste documento aqui…

Mas o que foi percebido agora, é que o número de passos que o indivíduo dá diariamente também tem associação com risco cardiovascular e de mortalidade em geral.

Essa contagem de passos tem se tornado cada vez mais democrática, após a popularização de telefones e smartwatches que estimam a quantidade de passos que o indivíduo dá através do giroscópio e outros sensores.

Reprodução | Jornal of the American College of Cardiology

Foram analisados 12 estudos observacionais, que incluiam um total de 111.309 pacientes acompanhados durante um período médio de 77 meses.

A análise dos dados foi feita de duas maneiras:

1) Dividindo os pacientes em indivíduos com baixa (3000 passos / dia), intermediária (6000 passos / dia) e alta (10000 passos / dia) contagem de passos por dia.

Nesse caso, ambos os grupos, intermediária e alta tiveram menor risco de morte em relação aqueles com baixa contagem. Porém o mais impressionante é que, ao comparar os indivíduos do grupo de baixa e alta contagem, os do segundo grupo tinham até 50% menos risco de morte que aqueles do primeiro.

Reprodução | Jornal of the American College of Cardiology

2) Realizando uma análise quantitativa da associação entre número de passos e repercussões clínicas.

Aparentemente, já teriam um benefício cardiovascular e de prevenção de mortalidades aqueles pacientes que dão mais que 2517 passos / dia. Esse benefício aumenta e progride até 8736 passos, em que o indivíduo teria aproximadamente 60% menos risco de morte e 50% menos risco de ter algum grande evento cardiovascular como infarto ou AVC.

Reprodução | Jornal of the American College of Cardiology

Por fim, mas não menos importante, o estudo é tão interessante que analisou se a velocidade destes passos se associava ou não a alguma diminuição de eventos cardiovasculares. E a resposta é sim, as pessoas do grupo que deu passos mais rápidos teve aproximadamente 21% menos chance de ter eventos cardiovasculares do que aqueles que andavam mais devagar, com uma cadência de passos menor.

Esse tipo de análise é importantíssimo para nossa prática clínica, pois uma das dificuldades dos pacientes em aderirem a hábitos que melhorem seu perfil cardiovascular, seu perfil metabólico, é a falta de um referencial quantitativo para se basearem.

Claro, por serem estudos observacionais, não é possível definir causalidade, mas apenas associação entre número de passos e redução de risco cardiovascular. Mas fica aí a recomendação: usar mais desse dom que ganhamos do universo, de andar mais pra lá e pra cá.

reinventar e evoluir

XII Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais 🚀: começaram as inscrições para os cursos práticos desta edição. Esse ano teremos várias temáticas inovadores, e aquelas já consagradas:

  • Cirurgia robótica

  • Última edição do curso de parto humanizado

  • Hemorragia puerperal promovido pela Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais

  • Eletrocardiograma para o generalista

  • Interpretação radiológica na urgência e emergência

Fique ligado, pois as inscrições para cada curso estão sendo abertas aos poucos e as vagas são limitadas!

XIV International Symposium on Vasoactive Peptides: Para os que gostam da boa e velha fisiologia, o simpósio de peptídeos vasoativos, mineiro de nascimento, vem com a proposta de abordar as inovações, principalmente acerca do papel do sistema renina-angiotensina nas doenças. Acontece nos dias 17 à 19 de novembro no Campus da Fundação Dom Cabral na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. Você pode saber mais informações por aqui!

atualidades em saúde

🤖 Tecnologia como aliada: No Reino Unido, o NHS, sistema de saúde do país está começando a usar uma ferramenta de inteligência artificial para triar pacientes com queixas em saúde mental. Tudo isso com objetivo de desafogar a fila de acesso à especialidade que é grande no país. A ferramenta já rastreou mais 200 mil pacientes e os criadores referem ter uma acurácia de 93% nos diagnósticos de acordo com a reportagem a seguir…

📱 Novas regras para redes sociais: o CFM publicou na última semana, no dia 13, novas regras para publicidade médica. A partir dela, os médicos poderão realizar alguns tipos de publicidade terminantemente proibidas até então como:

  • Clássicas fotos de antes e depois

  • Preço de consultas, endereço e telefone de contato

  • Selfie com pacientes

  • Imagens com resultados positivos, desde que autorizado pelo paciente

pra ficar off

  1. Pavê ou pacumê? Versão verão. Como prometido aqui vai uma receita para você fugir um pouco do sorvete e do açaí durante esse calorão: pavê refrescante de limão!

  2. OCEANVS. De 12 de setembro até 19 de novembro está em exposição na Casa Fiat de Cultura, projeções artísticas imersivas em cenários que nos provocam a conhecer o fundo do oceano! Ah e a entrada é gratuita!

  3. Eslen Podcast: A gente sabe que nesta seção a ideia é trazer indicações completamente fora da medicina, mas essa aqui não tinha como deixar passar! Nesse podcast, Eslen, que é psicólogo e neurocientista traz convidados renomados para trocar uma ideia sobre estilo de vida, doenças, hábitos e prática clínica! Vale pena escolher alguns episódios para ouvir!

  4. Para os nerdolas de plantão: e tá disponível no Dinsey+ a primeira temporada do spin-off da consagrada saga Star Wars, Ahsoka. A série tenta esmiúçar a vida da personagem que teve suas aparições durante a série animada Clone Wars da saga. Para os mais saudosistas, ou para aqueles que estão sem nada para ver no fim de semana, vale a pena conferir!

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…