Metade já foi!

 As férias já bateram por aí também?

Metade já foi!

 As férias já bateram por aí também?😎

Agora que oficialmente já completamos 50% de 2024, esperamos que o segundo semestre seja ainda melhor! Por aqui, te atualizamos enquanto você aproveita o clima de folga. Na praia, na cidade… a gente dá nosso jeitinho de te acompanhar. 

Ferias GIF by Movida Aluguel de Carros

Gif by MovidaAlugueldeCarros on Giphy

reinventar e evoluir

🛰️ Você que é de alguma das faculdades de Medicina do interior e quer muito participar ativamente da SAMMG, mas não sabe o que é ou acha que só quem é da capital tem acesso a essas oportunidades, esse é o momento de conhecer a Comissão de Assuntos do Interior. Eles promoveram recentemente um projeto chamado de “Eventos Satélites”, no qual buscaram levar mais informações para o interior, sobre como é o funcionamento da sociedade, o que fazemos, como ser sócio/ corpo de apoio e muito mais. Ainda, além de promover a integração entre as pessoas, levaram conhecimento sobre um tema que fosse de interesse dos participantes em uma roda de conversa com, claro, um refri e um lanchinho para celebrar esse momento. Mas afinal, como tudo isso aconteceu? A Comissão Assuntos do Interior é formada por acadêmicos de cada faculdade de MG, que tem o papel de nos representar, e esse evento foi promovido por coordenadores de cada regional. Por isso, para não perder os próximos eventos no interior, clique aqui para acompanhar as novidades!

🔔 Tem interesse no aparelho digestivo e quer aprender mais sobre? Então você não pode perder o GastroMinas e a 16ª edição do Workshop Internacional de Endoscopia Digestiva! O maior congresso estadual do aparelho digestivo acontecerá de 7 a 10 de agosto no Centro de Convenções da AMMG, em Belo Horizonte. Este evento abordará temas fundamentais nas áreas de gastroenterologia, endoscopia digestiva, coloproctologia, cirurgia do aparelho digestivo e hepatologia, contando com palestrantes de destaque em cada área. Garanta seu ingresso e aprofunde-se nos temas mais relevantes do campo. Clique aqui para saber mais e garantir sua participação!

🧠 É apaixonado por neurociência? Temos a oportunidade perfeita para você! Nos dias 24 a 26 de julho, a FCMMG sediará o '1st Neuroscience in Focus', um evento internacional imperdível que contará com mais de 14 palestras, incluindo especialistas nacionais e internacionais. O simpósio, além de abordar desde os mecanismos neurobioquímicos até o perfil clínico dos pacientes, oferecerá um rico programa com sessões dedicadas a trainees, apresentações de pôsteres e amplas oportunidades de networking. Aproveite as condições especiais para inscrições em grupo e não perca a chance de aprofundar seus conhecimentos e expandir sua rede de contatos. Confira mais informações aqui.

Reprodução / Even3

doses de ciência

🤯Não é de hoje que o acadêmico “passa aperto” para interpretar um  ECG, não é mesmo? Nem se fala da importância de diferenciar uma simples dor no peito de um infarto agudo do Miocárdio!

Será que a Inteligência Artificial pode ajudar o acadêmico a resolver mais esse problema?

E é sobre isso que o artigo abaixo vai falar… a possibilidade de fazer esse importante diagnóstico em um curto período de tempo, podendo salvar vidas!

O infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCSST), é uma condição comum, que gera um ônus significativo para o sistema de saúde global devido à sua alta morbidade e mortalidade. Identificar corretamente pacientes com IAMCSST é um desafio clínico em ambientes de emergência, onde médicos inexperientes diagnosticam incorretamente cerca de 20,5% dos casos. Diante disso, a introdução de sistemas de inteligência artificial (IA) para interpretação de ECGs, conhecidos como AI-ECG, tem mostrado melhora na precisão diagnóstica e redução do tempo, o que é crucial para o tratamento eficaz do IAMCSST. Foi feito, portanto, o estudo Artificial Intelligence–Powered Rapid Identification of ST-Elevation Myocardial Infarction via Electrocardiogram (ARISE) para avaliar o impacto do AI-ECG na facilitação do diagnóstico e gerenciamento dessa enfermidade. 

MÉTODOS

O ARISE foi um ensaio controlado randomizado em cluster, aberto e conduzido em um centro médico acadêmico e em um hospital comunitário em Taiwan. Foi realizado no período de 1º de maio de 2022 a 31 de abril de 2023. Os pacientes foram randomizados 1:1 para detecção assistida por AI-ECG de IAMCSST (grupo de intervenção) ou tratamento padrão (grupo controle). Após a exclusão de 760 pacientes com menos de 18 anos de idade, a análise final incluiu 21.612 pacientes no grupo de intervenção e 21.622 pacientes no grupo controle. O consentimento informado foi obtido pelos 20 cardiologistas participantes, enquanto os pacientes foram incluídos sem consentimento devido a urgência dos procedimentos.

O algoritmo de IA utilizou dados de ECG de 12 derivações para identificar o IAMCSST, com um valor preditivo positivo de 93,2% em estudo preliminar. No grupo de intervenção, o AI-ECG analisou em tempo real todos os ECGs do dia e enviou notificações por SMS aos cardiologistas de plantão para revisão e confirmação de IAMCSST. No grupo controle, os médicos da linha de frente avaliavam inicialmente os pacientes e notificavam os cardiologistas para confirmação.

RESULTADOS

Na figura acima vemos a Análise de Diferença de Tempo para IAMCSST com Vaso(s) Ocluído(s). Nela concluímos que, devido ao tamanho limitado da amostra, a análise estratificada baseada nos resultados do AI-ECG não confirmou a hipótese pré-especificada (P para a interação entre grupo de intervenção e grupo AI-ECG >0,05). Entretanto, para o tempo ECG-balão, a intervenção AI-ECG demonstrou um padrão consistente em todas as análises estratificadas, sendo comprovado pelos P valores apresentados na imagem.

Já na figura abaixo, vemos a Análise de Eventos da Intervenção AI-ECG no Diagnóstico e Manejo do IAMCSST.

Nela podemos concluir que:

  • A morte cardíaca foi significativamente diferente entre os grupos (0,4% no grupo de intervenção X 0,5% no grupo de controle, P Valor: 0.029). No entanto, sua redução pode não vir dos alertas AI-ECG, pois observamos uma tendência crescente não significativa de morte cardíaca no grupo de intervenção em comparação com o grupo de controle.

  • O único resultado significativo nos diagnósticos relacionados a IAMCSST foi uma menor incidência de IAMCSST sem angiografia coronária no grupo de intervenção (P Valor: 0.036). 

  • Não houve diferença significativa em todos os pacientes com IAMCSST entre os dois grupos (P Valor: 0.726), indicando que mais pacientes no grupo de intervenção foram encaminhados para angiografia coronária urgente.

  • Uma tendência notável, mas não significativa, foi o aumento da identificação de IAMCSST com vaso(s) ocluído(s) no grupo de intervenção em comparação com o grupo de controle no departamento de pacientes internados.

Agora, para entendermos realmente o que todas essas informações significam😂, fizemos um take home points! (Lembrando que sempre aconselhamos que todos leiam o artigo completo, neste link, e tirem suas próprias conclusões!)

  • A incorporação do AI-ECG como um Sistema de Suporte à Decisão Clínica (CDSS) resultou em uma redução significativa do tempo porta-balão, e ECG-balão. 

  • Houve pouca ou nenhuma diferença entre os grupos de intervenção e controle nas taxas de insuficiência cardíaca de início recente com fração de ejeção reduzida ou na mortalidade por todas as causas.

  • A intervenção demonstra precisão promissora na identificação de casos potenciais do IAMCSST, aumentando a atenção e a gestão proativa pelos prestadores de cuidados de saúde. 

  • O estudo contou com diversas limitações como o tamanho pequeno da amostra, o fato de ter tido um processo pragmático de coleta de dados (o que pode levar a superestimação da taxa de predição negativa e da sensibilidade do AI-ECG), e a impossibilidade de cegar os prestadores de cuidados de saúde e os pacientes. Isso, somado, pode influenciar negativamente na confiabilidade do estudo, reforçando ainda mais, a necessidade de se fazerem outros relacionados.

  • O estudo reconhece a necessidade de amostras maiores e períodos de acompanhamento mais longos para validar os benefícios observados. Pesquisas futuras devem focar em populações mais diversas e em diferentes contextos clínicos, além de  investigar se os resultados positivos observados podem ser generalizados para outros tipos de IAM ou condições cardiológicas, bem como em diferentes ambientes hospitalares e sistemas de saúde.

É, por enquanto, ainda não estamos livre de interpretar um ECG…😢

atualidades em saúde

💉 O primeiro medicamento injetável à base de semaglutida com aprovação regulatória para o tratamento de obesidade e sobrepeso chegará ao Brasil em agosto! O Wegovy (2.4 mg de semaglutida), assim como o já famoso (e polêmico) Ozempic, é um agonista do receptor de GLP-1 com potencial terapêutico para controle do peso por meio da indução de sensações de saciedade e satisfação. Embora compartilhem o mesmo princípio ativo, os fármacos se diferem na posologia e indicação: o Ozempic apresenta menos semaglutida por dose, sendo indicado, na verdade, para melhorar o controle glicêmico em adultos com DM2 (o uso para tratamento de obesidade e sobrepeso é off-label). Com essa grande novidade chegando ao Brasil, surge a pergunta: será que o Wegovy pode realmente fazer a diferença e inclinar a balança a favor da saúde como aliado a dieta hipocalórica e exercícios físicos? Para mais informações, acesse o link

Reprodução/ CNN Brasil

💊 SUS terá primeiro medicamento para demência associada ao Parkinson! O Ministério da Saúde anunciou no dia 21 de junho a incorporação da Rivastigmina no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio é o único com registro em bula no país para tratamento de pacientes com doença de Parkinson e demência. Com recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, o tratamento tem sido eficaz para o controle dos sintomas cognitivos da doença. Para mais informações clique aqui.


🍼 EUA mudam diretriz e flexibilizam amamentação por mulheres com HIV!? A Academia Americana de Pediatria decide permitir a amamentação por mulheres portadoras do vírus HIV, desde que tenham carga viral indetectável de forma sustentada. De acordo com especialistas norte-americanos, a chance de transmissão quando a mãe faz uso da terapia antirretroviral e apresenta uma taxa viral inferior a 50 cópias por ml de sangue é menor que 1%, porém, é necessário ressaltar que a prática ainda tem riscos e que evitar o aleitamento é a única forma de eliminar a chance de contágio nesses casos. No Brasil, essa prática continua sendo contraindicada, mesmo para quem faz uso de terapia antirretroviral e tem carga indetectável. Quer saber mais? Acesse o link.

Reprodução/ CNN Brasil

EM em pauta

Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina…

Vamos conhecer um pouco o Dr. Lucas Campomizzi Calazans e sua escolha pela Cirurgia do Aparelho Digestivo?

“Olá, meu nome é Lucas Campomizzi Calazans.

Sou Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo - CRM MG 57.219, RQEs 40.465 e 40.466.

Me formei em 2012 na UFMG e no ano seguinte iniciei a residência médica em Cirurgia Geral (CG), no Hospital Lifecenter - Residência MEC na ocasião. Entrei com a intenção de me tornar cirurgião plástico ou urologista. Mas a Cirurgia Geral / Aparelho Digestivo foram mais envolventes pra mim, e então decidi seguir meu caminho na Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD): ao término da CG, iniciei a residência de CAD no HC-UFMG.

No último ano da faculdade fiz um estágio de 3 meses em Transplantes em NYC, hospital Mount Sinai: uma experiência inesquecível que me conectou ainda mais com minha carreira futura.

Cirurgia é uma área extremamente envolvente e desafiadora.

Tive a oportunidade de ter preceptores espetaculares que me conduziram por ótimos caminhos e me orientaram no meu início de carreira, me acolhendo em suas equipes, me impulsionaram muito.

Hoje tenho 12 anos de formado e minha prática cirúrgica está voltada para procedimentos de alta complexidade: Bariátrica, Câncer do Aparelho Digestivo, Cirurgia Gástrica, Hepática e Pancreática, Drenagem Biliar Percutânea e Parede abdominal (hérnias) - com ênfase em intervenções minimamente invasivas.

Considero que a Cirurgia Digestiva é a Cirurgia Geral Especializada, Refinada, Aprofundada, e é uma área completa. Permite atuação em equipe, cirurgias de grande, médio e pequeno porte, cirurgias abertas ou por vídeo e com crescimento na robótica, além de atuação em endoscopia - todas as áreas demandam treinamento específico.

Convido aos interessados nos acompanhem para conhecerem mais sobre a Cirurgia do Aparelho Digestivo nas nossas atuações no bloco cirúrgico, e rever todo o conceito anatômico abdominal: tenho certeza que muitos se encantarão com a nossa área - CAD. Estou à disposição.”

Dr. Lucas Calazans

pra ficar off…

📖 Para reviver sua criança interior: De 26 de junho a 09 de setembro, o CCBB BH apresenta a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”. A entrada é gratuita! Não perca essa chance de mergulhar no mundo genial e maluquinho do Ziraldo. Para mais informações, acesse o link.

🌙 Essa é para você que vive no mundo da lua! A PUC Minas inaugurou um planetário ao lado do Museu de Ciências Naturais, que proporciona aos visitantes uma jornada fascinante pelo cosmos em sessões comentadas. Ótimo para um rolê contemplativo, para curtir sozinho ou para um date diferente. Compre seus ingressos na bilheteria ou pelo site: ingresso museu.pucminas.br.

Ps.: A entrada é gratuita para estudantes da PUC. 🤫

🏃Corra e faça já sua inscrição para a Meia Maratona (M.M) UFV! A M.M acontecerá no último domingo de agosto (25/08/2024), seguindo as comemorações do aniversário da Universidade Federal de Viçosa. Além disso, outras atividades irão compor um dia completo de esporte e lazer no campus. Já salva esse dia na sua agenda e se prepare para correr em uma das universidades mais lindas do Brasil. Vagas limitadas pelo link.

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…