Olha a cobra!

É mentira... Mas é verdade que esse trem ta bão demais pra você não ler!

Olha a cobra!

Uai, é mentira!🤠Com o clima de São João no ar, nosso trem está partindo para uma viagem cheia de sabor, descobertas, novidades e dicas para aproveitar esse mês de romance, frio, festas e estudos (final de semestre, né?).

Junto das comidinhas típicas de festa junina, chegou a nova edição da Newsletter SAMMG e esse trem ta bão demais pra você não ler…

reinventar e evoluir

💙OPORTUNIDADE SAMMG + IBEP: A SAMMG, junto ao IBEP e ao Hospital Belo Horizonte, lançou o 1º Estágio Extracurricular “Não Obrigatório” de Inverno para acadêmicos de Medicina Sócios SAMMG em 2024, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Ortopedia. Fique ligado: são 120 vagas, e as inscrições se encerram no dia 07 de junho. Acesse o edital pelo link.

💉As inscrições para o Simpósio Internacional de Anestesiologia 2024 - Eventos críticos em anestesia do Hospital Felício Rocho estão abertas! O evento, também aberto para acadêmicos, acontecerá no Hospital Felicio Rocho (núcleo de Ciências da Saúde), no dia 15 de junho. Não perca a oportunidade de participar desse encontro de ex-residentes! Faça sua inscrição pelo link.

🩵Mais uma oportunidade SAMMG! Gostaria de participar de produções científicas de impacto e, consequentemente, alcançar um currículo de destaque? Essa é a SUA chance! Inscreva-se para o II Grupo Científico SAMMG até o dia 07 de junho e destaque-se no ambiente acadêmico com conhecimento e experiências científicas. Acesse o edital no link.

👶A Sociedade Mineira de Pediatria realizará o Segundo Simpósio de Pediatria Ambulatorial da SMP, na manhã do dia 15 de junho, na Associação Médica de Minas Gerais. O evento terá uma programação que contempla inúmeros aspectos da pediatria praticada em ambulatórios e consultórios, e claro que tem desconto para sócios SAMMG! Para mais informações, acesse o link.

doses de ciência

Quem diria que o caminho para largar o cigarro passaria por um delicioso pedacinho de chocolate amargo? 🍫

Pois é, um estudo recente trouxe boas notícias para os amantes de chocolate, especialmente para aqueles que estão tentando largar o vício em nicotina. 

Este estudo tinha como objetivo analisar se o consumo diário de chocolate amargo (com 70% de cacau) poderia reduzir o desejo de fumar (“craving”) em fumantes com graves comorbidades cardiovasculares.

Para isso, foram recrutados 32 participantes, divididos em dois grupos. O Grupo 1 (G1) recebeu 40g de chocolate amargo diariamente e participou de uma intervenção comportamental para cessação do tabagismo por um mês. O Grupo 2 (G2) recebeu apenas a intervenção comportamental. Os pesquisadores utilizaram o Questionnaire of Smoking Urges-Brief (QSU-Brief) – versão Brasil para medir o desejo de fumar e verificaram as medidas antropométricas (peso, índice de massa corporal - IMC, e circunferência abdominal) e análises séricas de cortisol, leptina, serotonina, proteína C-reativa (PCR) e insulina.

Resultados:

Após um mês, os resultados foram doces como chocolate! O G1, que consumiu chocolate amargo, apresentou uma redução significativa no craving por cigarros. 

  • QSU-Brief total: de 44,27 para 27,00 pontos (p = 0.008)

  • Fator 1 (prazer de fumar): de 21,90 para 12,90 pontos (p = 0.006)

  • Fator 2 (desconforto da abstinência): de 11,90 para 7,00 pontos (p = 0.007)

Já o G2 também apresentou uma redução no craving, mas apenas no Fator 1:

  • QSU-Brief total: de 28,17 para 19,52 pontos (p = 0.049)

  • Fator 1: de 14,47 para 9,23 pontos (p = 0.046)

Surpreendentemente, o consumo diário de chocolate amargo não influenciou as medidas antropométricas dos participantes, o que significa que eles não ganharam peso nem aumentaram a circunferência abdominal. As análises séricas de cortisol, leptina, serotonina, PCR e insulina também não mostraram diferenças significativas.

Conclusão:

A conclusão do estudo foi doce e clara: saborear um quadradinho de chocolate amargo (70% cacau) por um mês pode realmente atenuar o desejo de fumar em quem tem comorbidades cardiovasculares, sem adicionar calorias extras à balança ou causar alterações metabólicas. O chocolate impulsionou os resultados da intervenção comportamental, especialmente no prazer de fumar e no alívio dos "sintomas amargos" da abstinência.

Agora vamos derreter esses resultados em alguns Take Home Points para colocarmos na balança (aconselhamos que tire suas próprias conclusões lendo o artigo completo)

  1. Pequenos números, grandes promessas: Esse estudo foi bem estruturado, com randomização dos grupos e registro no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), garantindo transparência e confiabilidade nos resultados, no entanto, a principal limitação deste estudo é o tamanho relativamente pequeno da amostra. 

  1. Futuros sabores: Estudos futuros com mais participantes e por mais tempo são necessários para confirmar se essa abordagem doce tem efeitos duradouros.

  1. Terapia de bom gosto: Ainda assim, a pesquisa demonstrou a eficácia de uma medida não farmacológica e de baixo custo que pode ser um adjuvante no processo de cessação do tabagismo, especialmente para esta população que enfrenta dificuldades de adesão ao tratamento e limitações em relação às terapias de reposição de nicotina.

Uma dose de chocolate na ciência pode trazer resultados surpreendentes!

atualidades em saúde

🧟 As células senescentes, ou "células zumbis", espalham-se pelo corpo e liberam moléculas que degradam os tecidos, afetando a saúde com o envelhecimento. Quando somos jovens, o sistema imunológico elimina essas células, mas com a idade, muitas sobrevivem e causam problemas. Pesquisadores estão explorando medicamentos e técnicas genéticas para eliminar essas células. Um estudo da Clínica Mayo identificou proteínas que podem prever problemas de saúde em idosos. Descobriu-se que altos níveis de biomarcadores senescentes estão associados a um maior risco de morte. Desde 2015, senolíticos como dasatinibe e quercetina mostraram-se promissores em eliminar células senescentes em camundongos, melhorando sua saúde. Embora a pesquisa ainda esteja em fase inicial, há esperança de que esses tratamentos possam melhorar a qualidade de vida na terceira idade. Leia mais aqui!

Reprodução / GETTY IMAGES via BBC

🐍Olha a cobra de novo! E dessa vez não é mentira… O Instituto Butantan detectou um possível novo tratamento para a esclerose múltipla a partir do uso da proteína do veneno da cascavel. A substância obtida, chamada crotoxina, teria capacidade de atuar na acetilcolina, um neurotransmissor fundamental para o funcionamento do sistema nervoso. Um estudo feito com os animais mostrou que o composto estudado evitou o desenvolvimento da doença em 40% da amostra tratada. Entretanto, a pesquisa, que traz uma nova perspectiva sobre o tratamento da doença, está em estágio inicial e ainda não há previsão para a substância se tornar um produto. Lembrando que a esclerose múltipla é uma doença autoimune neurológica crônica, de difícil diagnóstico que ainda não tem cura e  que acomete quase 2 milhões de pessoas no mundo. Veja mais sobre esse possível tratamento aqui!

🚨Pesquisas alertam para o avanço de doenças ligadas a extremos climáticos! Estudos publicados no The Lancet e no The New England Journal of Medicine, revelam, em tom de urgência, que as alterações ambientais advindas da emissão de gases do efeito estufa abrem caminho ao descontrole de doenças agudas e crônicas como: AVC, doenças cardiovasculares, asma, dengue, febre amarela, leptospirose. Catástrofes, como a que ocorreu no Rio Grande do Sul, mudanças drásticas de temperatura, poluição do ar e até o aumento dos níveis dos oceanos, estão entre as mudanças ambientais que mais causam essas enfermidades. Frente a isso, conferências mundiais, e nacionais, tentam buscar melhorias para tais condições, e mostram como cada um pode fazer sua parte! Para se inteirar dessas importantes informações, acesse o link!

Reprodução/ Veja

EM em pauta + SMC

Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa sociedade parceira é a SMC! ❤

Vamos conhecer um pouco a Dra. Patrícia Tavares e sua escolha pela Cardio Oncologia?

“Meu nome é Patrícia Tavares Felipe Marcatti (CRMMG 54619 e RQE 38235), me formei há mais de 10 anos (2011) na FASEH. Sou especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, fiz estágio extracurricular na área de Cardio Oncologia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Observership no MD Anderson Cancer Center em Houston nos EUA. Tenho Certificação internacional em pela International Cardio Oncology Society (ICOS) e sou coordenadora do serviço de Cardio Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde, além de presidente do departamento de cardio oncologia da Sociedade Mineira da Cardiologia e Vice presidente do Grupo de Estudos em Cardio Oncologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Escolhi a cardiologia por ser uma área ampla que me daria oportunidade de atuar desde prevenção até no cuidado dos pacientes mais graves. Durante a minha formação em cardiologia foi lançada a primeira diretriz brasileira de Cardio Oncologia, era uma área de atuação nova, desafiadora e que cuidava principalmente de pacientes de alta complexidade. Estávamos falando da primeira e segunda causa de mortalidade na população, as doenças cardiovasculares e o câncer.

Sou fascinada pela minha especialidade, saber que podemos fazer a diferença protegendo o coração e dando suporte para que o tratamento contra o câncer continue é gratificante.

A cardiologia é ampla, pode-se transitar desde áreas como urgência/emergência, terapia intensiva, métodos de imagem, atendimento clínico cardiológico no consultório até em uma gama de subespecialidades (como arritmia, cardiooncologia, hemodinâmica, cardio obstetrícia, cardio pediatria, etc) que te proporciona uma liberdade de escolha de acordo com seu perfil.”

Dra. Patrícia Tavares

pra ficar off…

✨ Pra quem gosta  de experiências únicas: A exposição “Blow up: um sopro de diversão” chega agora em Belo Horizonte e conta com 15 módulos temáticos com elementos interativos, projeções dinâmicas, bolas que mudam de cor ao toque, labirintos de espelhos com luzes e tentáculos. São diversos ambientes que prometem transformar a percepção artística e sensorial do participante, estimulando a imaginação. A experiência artística ocorrerá do dia 10/05/24 até 11/08/24 no BH Centro de Eventos no BH Outlet, de quarta à sexta de 11h às 19h, e final de semana e feriados de 10 às 20h. Os ingressos podem ser retirados no link. Não vai perder essa, né? 

Blow up - Reprodução/ Eventim

🍻 Alô fãs de uma cervejinha artesanal! No dia 15 de junho de 2024 ocorrerá na capital mineira o FESTIVAL ISO! O evento, em formato open bar, contará com degustação livre para amostras das principais cervejarias do país, incluindo stouts, sours, IPA's, lagers, barley wines, hidroméis, hard seltzer e outros estilos. Para além disso, incluso na infraestrutura do festival, terá uma área gourmet para alimentação, visando a experiência completa do consumidor. O local sede será no cartão postal de Belo Horizonte, a Casa Pampulha, situada na orla da lagoa da Pampulha. Para saber mais acesse aqui.

🎤 Atenção para os fãs da música brasileira! Em um projeto espetacular, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo retornam a BH, com O Grande Encontro no dia 10 de Agosto, no Arena Hall. Desde a última passagem na cidade, o grupo lançou quatro discos ao vivo para registrar a turnê pelo Brasil com shows lotados. Os ingressos podem ser adquiridos no site ou na bilheteria presencial da Arena Hall. Quem vai perder esse encontro de lendas?

Reprodução/ Sympla

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…