Última dose de agosto...

Mais um mês chegando ao fim e, mais uma newsletter!

Última dose de agosto…

Mais um mês chegando ao fim, e mais uma newsletter preparada pela SAMMG pra te manter informado! Confira as oportunidades, notícias e últimas atualizações do mundo da saúde para fechar seu mês de Agosto com chave de ouro!🥇

reinventar e evoluir


🏆 Participe do 10° Concurso Médico-Cultural e concorra a prêmios incríveis! Basta registrar e enviar sua arte que une esporte e medicina até o dia 30/08! O tema do concurso este ano é: “A arte do esporte como promotor do bem-estar à saúde integral dos estudantes de medicina!” Clique aqui e acesse o edital!

👀 I Congresso de Qualidade e Segurança na Emergência & III Simpósio de Enfermagem da ABRAMEDE MG. Evento de altíssimo nível com vários EXPERTS, que apresentarão as melhores e mais recentes evidências científicas para o profissional aprimorar sua performance assistencial em Critical Care. Se liga na data e no local: 12 a 14 de Setembro na Associação Médica de Minas Gerais - Belo Horizonte. E tem benefício para sócios SAMMG, isso mesmo, inscrição gratuita até dia 06/09. Tá esperando o que? Oportunidade imperdível, basta acessar o link.

Reprodução / Abramedemg

🚑 I Simpósio de Cuidados Paliativos no Paciente Crítico SOMITI.  Imperdível! Prepare-se para um evento em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI) que abordará temas essenciais para o cuidado de pacientes críticos. O 1° Simpósio de Cuidados Paliativos será realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2024 no Auditório do Hospital da Unimed Contorno. Claro, tem desconto para sócios SAMMG! Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e aproveite para produzir e submeter trabalhos através do link!

🧠📈 Participe do Workshop de Neuromonitorização SAMG!!! Com uma abordagem prática e interativa, venha aprimorar suas habilidades profissionais, proporcionando uma compreensão profunda e atualizada das melhores práticas em neuromonitorização. O evento, organizado pela Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais, acontecerá no dia 31 de agosto na Sede da SAMG que fica localizada na Rua Eduardo Pôrto, 575, Cidade Jardim, Belo Horizonte-MG. Então, já acesse o link e faça sua inscrição.

doses de ciência

🥵Imagine que você está no rodízio de pediatria e uma criança chega com sinais de irritação na pele. Uma pele seca, com prurido constante… Mas a mãe te conta o diagnóstico, porque já passou porr outros médicos (ahh se todos os casos fossem fáceis assim rs). Dermatite Atópica (DA)!! Ela relata que está tomando todos os cuidados não medicamentosos e que usa uma pomada, mas os efeitos não têm sido satisfatórios. Então você percebe que pode ser uma DA mais severa e resolve pesquisar qual medicamento utilizar. Na sua busca você se depara com o seguinte artigo:

Será que a Dupilumab, uma das opções de tratamento para Dermatite Atópica (DA), é eficaz a longo prazo?

É isso que essa coorte de 5 anos traz pra gente e, além disso, ainda responde a mais uma questão: aos pacientes que descontinuaram o tratamento, quais suas razões? 

Bora entender tudo isso!!

O Dupilumab foi o medicamento avaliado nesta coorte multicêntrica em 4 hospitais acadêmicos e 10 não acadêmicos da Holanda. Essa droga trata as dermatites atópicas graves que não tem resolução com tratamentos não farmacológicos ou tópicos. Assim, identificaram pacientes com DA de todas as idades e tratados com Dupliumab entre outubro de 2017 e dezembro de 2022

Vamos desvendar como eles avaliaram essa ampla faixa etária: 

Primeiramente, foi avaliada pelo Índice de Área e Gravidade do Eczema (EASI), depois Avaliação Global do Investigador (IGA). Por fim, a escala de classificação numérica (NRS) para prurido - a que mais nos interessa - dividia assim: 

  • < 18 anos = crianças. 

  • 18 - 64 anos = adultos. 

  • > ou igual 65 anos = idosos

  Além disso, avaliaram o tempo de resposta (de acordo com os respondedores ao tratamento), os segundos episódios de tratamento e os níveis de quimiocinas e eosinófilos relacionados ao timo e à ativação. Veja abaixo alguns exemplos dessas escalas

Agora, para matar a curiosidade da pergunta que foi apresentada… vamos aos resultados:

  1. De 1286 pacientes tratados com dupilumabe (incluindo crianças, adultos e idosos), a maioria manteve a DA controlada, com EASI de 7 ou menos e NRS para prurido de 4 ou menos.

  2. Após 5 anos de tratamento, a média de NRS e EASI para prurido foi de 3,5 e 2,7 respectivamente.

  3. Diferenças para as faixas etárias foram bem pequenas. 

  4. Após 6 meses de tratamento, os níveis de quimiocinas relacionados ao timo e à ativação diminuíram consideravelmente (1751 pg/ml - 390 pg/ml) e continuaram baixos.

  5. Durante as 16 primeiras semanas os níveis médios de eosinófilos aumentaram, mas em seguida houve diminuição estatisticamente significante.

  6. Dos pacientes que foram investigados por descontinuação do tratamento, totalizaram 306 (23,8%), sendo 98 pacientes (7,6%) por efeitos adversos e 85 pacientes (6,6%) por ineficácia - sendo esses os motivos relatados mais frequentes.

  7. Cerca de 3,2% dos pacientes reiniciaram o dupilumabe e a maioria recuperou a resposta.

  8. dos pacientes conseguiram aumentar o intervalo entre as doses do medicamento para uma a cada 3 ou 4 semanas.

Conclusão: 

 Sempre gostamos de recomendar que leiam o artigo completo para tirarem suas próprias conclusões. Ele está disponível na biblioteca da AMMG, que é de livre acesso aos sócios SAMMG! Entretanto, aqui vão alguns Take Home Points que já fizemos para vocês: 

  • O estudo demonstrou que o Dupilumab continua sendo uma opção terapêutica eficaz e segura para o tratamento a longo prazo de pacientes com Dermatite Atópica. 

  • Apesar de um resultado satisfatório, é uma pesquisa feita na Holanda, o que demonstra certa limitação da amostra e reduz a reprodutibilidade do estudo.

  • É uma pesquisa que destaca a importância dos registros multicêntricos para avaliar os efeitos do tratamento a longo prazo em grandes coortes, mas que resulta de um N consideravelmente restrito. Será que com mais pessoas traria uma evidência maior? 

  • A DA é uma doença que, geralmente, se desenvolve na infância e, por isso, mais estudos focados na população pediátrica seriam interessantes e necessários para avaliar os efeitos dos imunomoduladores a longo prazo, como o Dupilumab, nessa faixa etária

  • Por fim, mais estudos que englobam esses pacientes que descontinuaram o tratamento devido a doença controlada podem ajudar no conhecimento da possível modificação da doença após essa descontinuação, além de ajudar a entender o curso dessa patologia. 

atualidades em saúde

📈Todo estudante de medicina sonha com o dia que vai ganhar um salário, mas não adianta ter dinheiro e não saber investi-lo! Pensando em ajudar os médicos e futuros médicos a potencializar sua carreira através da educação financeira, a Afya preparou os melhores investimentos para médicos. 

O mais conhecido, provavelmente, é a Bolsa de Valores, como ações, commodities e títulos de renda fixa, que permite uma diversificação da renda, liquidez e grande potencial de retorno. Os títulos de governo, títulos corporativos, linhas de crédito e outros são exemplos de renda fixa que permitem uma segurança de retorno maior. A renda variável inclui as ações de fundo de investimento, ações de commodities e Exchange Traded Funds, que apesar do maior risco de não ter retorno, permite uma participação ativa dos lucros das empresas. Cada vez mais, os brasileiros entendem a importância de ter uma carteira de investimentos diversificada e de estudar sobre o mercado financeiro para que sua renda não seja exclusiva dos trabalhos. Então, não fique de fora dessa e já comece seus estudos para quando você (finalmente)  formar em medicina e começar a trabalhar, não perder tempo - nem dinheiro! Acesse o link para saber mais!

Reprodução / Blog Afya

🧑‍🚀Você já parou para pensar em quais são os efeitos espaciais no corpo de astronautas? 

Bem, os profissionais astronautas da Nasa, Sunita Williams e Barry Wilmore realizaram uma viagem ao espaço que teoricamente duraria oito dias, mas agora enfrentam a incerteza de terem que permanecer em órbita por oito meses. Os astronautas escolhidos para realizarem voos espaciais tripulados são conhecidos por suas altas habilidades técnicas e de lidarem com a situação de estresse. Entretanto, em 2024, a revista Nature publicou uma série de estudos baseados na temática de medicina aeroespacial e biologia espacial, dentre elas, um é batizado TWINS. Essa produção apontou a radiação como um dos principais riscos a saúde de um período prolongado no espaço. Isso ocorre porque aumenta o estresse oxidativo no corpo e o risco de câncer, segundo Susan Baile, que liderou a pesquisa TWINS sobre o efeito da radiação nos telômeros. Para ler a notícia na íntegra, clique aqui!

Reprodução / G1

🚨 Fique atento a notícias falsas!

Diante do aumento expressivo dos casos da mpox, antes denominada varíola dos macacos, e a nova variante encontrada no continente africano, houve a declaração, no último dia 14 de agosto, pelo então diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, de que a mpox voltou a ser classificada como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Entretanto, uma publicação sem fundamento verdadeiro, indicou que a OMS teria ordenado aos governos que se prepararem para um “mega-lockdow”, o que é INVERÍDICO, até o presente momento. A OMS, em nota, afirmou que não pode e que não ordenou um lockdown devido à mpox e que como uma organização científica e técnica, a OMS fornece conselhos técnicos e apoio aos seus 194 Estados Membros, reiterando que os países têm soberania para tomar decisões e ações em relação à saúde de suas populações. Clique aqui para saber mais a respeito!

Reprodução/ G1

EM em pauta + SAMG

Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nosso parceiro é a SAMG! 💉

Vamos conhecer um pouco o Dr. Felipe Ribeiro da Silva Camargos e sua escolha pela Anestesiologia?

“Bom dia a todos.

Realizei minha graduação na Universidade Federal de Minas Gerais e me formei em 2006 (CRM MG 44.974). Durante o curso de medicina tive a oportunidade de realizar uma matéria optativa de anestesiologia no 9º período, esta experiência, e o contato próximo com a prática da anestesia, foi determinante na escolha da minha especialidade. Fiz a residência médica em anestesiologia no Hospital das Clínicas da UFMG (RQE 22.005) e, ao concluí-la, comecei a trabalhar em um excelente hospital privado de Belo Horizonte.

A anestesiologia é uma especialidade médica única, permite diariamente acompanhar na prática clínica a aplicação de conceitos teóricos de fisiologia e farmacologia durante procedimentos variados em pacientes com as mais diversas condições clínicas. O anestesiologista é um especialista em segurança e em manejo das vias aéreas, possui conhecimento clínico amplo e realiza procedimentos que variam desde punções (acesso central, acesso venoso e arterial) até ultrassom para bloqueios de nervos ou ecocardiografia intraoperatória. As aéreas de atuação da especialidade estão em constante crescimento e desenvolvimento.

O primeiro contato do anestesiologista com a gestão usualmente começa pela gestão de sua equipe e do centro cirúrgico. A segurança dos processos assistenciais, eficiência operacional, rastreabilidade de medicamentos, e mais recentemente, experiência do paciente cirúrgico são alguns pontos que fazem parte do nosso cotidiano. Minha formação específica em gestão começou no MBA Executivo da Fundação Dom Cabral, e segue na Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Saúde na mesma instituição.

A prática da medicina atual precisa de profissionais focados em oferecer o melhor resultado assistencial, evidenciado por dados de alta qualidade, de maneira sustentável. Neste sentido será cada vez mais importante associar à formação médica a compreensão sobre os aspectos da gestão essenciais a este resultado.”

Dr. Felipe Camargos

pra ficar off…

🪇 Em setembro, o Festival Sarará celebra uma década de magia, transformando Belo Horizonte em um verdadeiro epicentro cultural com o “Sarará Circuito Cultural”. Nos dias 12 e 13, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti se torna um verdadeiro jardim de experiências, com cinema ao ar livre, artes visuais, projeções mapeadas e dança – tudo gratuitamente! No dia 14, o Parque das Mangabeiras se enche de sons e ritmos com Baco Exu do Blues, Nação Zumbi, Lia de Itamaracá, Jaloo, Rachel Reis com Afrocidade, Os Garotin e MC Luanna + Ajuliacosta. Não perca! Os ingressos para o dia 14 estão disponíveis por R$100-200 aqui.

Reprodução/ Sympla

🩰 Para os apaixonados pela dança, fiquem ligados, o Ministério da Cultura e a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil apresentam uma versão neoclássica de Cinderella! O espetáculo acontecerá no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes nos dias 08 e 09 de setembro e narra a história de uma jovem que tem sua vida transformada em um passe de mágica, quando um mago surge no meio da noite para ajudá-la a ir ao grande baile. A música de Prokofiev e a coreografia de William Almeida seguem o roteiro clássico baseado no conto de fadas de Charles Perrault, até Cinderella conhecer o príncipe encantado. Será que nessa versão o casal vive o "felizes para sempre"? Adquira já o seu ingresso pelo link!

Reprodução/ Eventim

🤣 A “Fila de Piadas” está de volta! O maior grupo de stand-up do Brasil, “4 Amigos” celebram 10 anos em grande turnê, e se apresentam no dia 18 de outubro, no Grande Teatro BeFly Minascentro em Belo Horizonte. Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padilha e Márcio Donato se unem novamente trazendo muito humor e risadas com seus estilos únicos, proporcionando uma mistura de talentos que agrega diversidade e qualidade ao espetáculo, enquanto se revezam no palco. Não perca essa oportunidade e já compre o seu ingresso!

Reprodução/ Sympla

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…