Não é mentira

Não é mentira

Nossa primeira newsletter de abril está mais incrível do que nunca!

De mentira em mentira a verdade se revela: depois do Dia da Mentira, nada melhor do que uma Newsletter cheia de conteúdos inéditos, e, é claro, totalmente verídicos 😂, para começar o mês muito bem atualizados!

Three Little Pigs Wow GIF by Laff

Reprodução / Gif by laff_tv on Giphy

reinventar e evoluir

🫀Atenção aqui amantes de cardio! Já estão abertas as inscrições para o 33° Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia! Nos dias 27 a 29 de junho, alguns dos principais especialistas da área se reunirão no Centro de Convenções da AMMG em Belo Horizonte para um dos maiores eventos sobre saúde cardiovascular do Estado. Ah, e para melhorar, tem desconto para sócios SAMMG!💙 Inscreva-se pelo link.

🚨Quem topa dar um pulinho em Brasília? Não perca a 16th World Conference on Bioethics, Medical Ethics and Health Law! É isso mesmo! A Conferência Mundial de Bioética oferece uma plataforma internacional para discursos científicos sobre mais de 70 tópicos nas áreas de bioética, ética médica e direito da saúde. Além disso, é uma excelente oportunidade para criar conexões profissionais e pessoais com aqueles que lideram o campo da bioética no mundo. As inscrições já estão abertas para esse evento incrível que acontecerá entre os dias 24 a 26 de julho! Aqui está o link. 

🏥Você gosta de clínica e cirurgia minimamente invasiva? Então não perca o XXII CONGRESSO MINEIRO DE UROLOGIA e XI JORNADA MINEIRA DE URO-ONCOLOGIA, a ser realizado de 20 a 22 de junho, no Espaço de Eventos Unimed em Belo Horizonte. O evento abordará os principais temas de urologia de consultório e cirúrgica, com eventos culturais e cursos pré-congresso. Até o dia 29/04 acadêmicos se inscrevem por R$ 50,00. Não perca essa oportunidade!

🥼Que tal participar do curso de Anatomia Prática Aplicada em Laboratórios da UFMG? As inscrições estão abertas até 01 de maio para para acadêmicos ou profissionais da área da saúde com interesse na formação e/ou na capacitação em laboratório de anatomia. O curso tem duração de 20 horas (04 horas de aulas teóricas e 16 horas de aulas práticas), e ocorrerá dos dias 03 a 05 de maio, nos Laboratórios de Anatomia Humana da FMUFMG. As vagas são limitadas! Inscreva-se pelo link

doses de ciência

🤯No fim do semestre, a quantidade de provas + atividades extracurriculares fazem nossa cabeça quase explodir, não é mesmo? 

Quando o assunto é ENXAQUECA, a gente sabe que nessas horas só queremos aquele remedinho para aliviar, mas o estudo de hoje nos mostrou que a galera que tem essa condição pode ter mais benefícios, a longo prazo, utilizando um só medicamento, do que ficar testando preventivos orais inespecíficos.

O problema aqui é só quantia que o cidadão vai ter que desembolsar para bancar o tratamento! risos…

Bom, o dito estudo é o Ensaio Clínico Randomizado APPRAISE de fase 4. Apresentaremos abaixo sua visão geral e um pouco dos seus resultados!

Essa pesquisa, realizada entre maio de 2019 e outubro de 2021, foi publicada há menos de um mês e trouxe uma nova perspectiva para o tratamento de enxaqueca ao comparar a eficácia, a tolerabilidade, a adesão e a satisfação do paciente diante do uso do Erenumabe e de medicamentos preventivos orais inespecíficos de enxaqueca (OMPMs). 

Os β-bloqueadores, antiepilépticos, antidepressivos e bloqueadores dos canais de cálcio, são exemplos de OMPMs e são o padrão utilizado há muito tempo para prevenção de quadros de enxaqueca, mesmo não sendo medicamentos específicos para isso. Dessa forma, recentemente anticorpos monoclonais (mAbs) direcionados à via do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) foram desenvolvidos especificamente para tratar essa enfermidade.  

Os participantes do estudo eram adultos com enxaqueca episódica (apresentando entre 4 e 15 episódios mensais) e um histórico de enxaquecas por 12 meses ou mais que foram refratárias a 1 ou 2 tratamentos preventivos. Assim, eles foram randomizados numa proporção de 2:1 para receber um dos dois paradigmas de tratamento (dependendo do rótulo, um ajuste de dose foi permitido). 

Então, vamos aos resultados: 

Reprodução | JAMA Neurology

A análise de eficácia primária mostra uma redução de 56,2% nos episódios de enxaqueca durante o mês 12, daqueles participantes que completaram 1 ano de tratamento randomizado. Sendo assim, a figura A mostra que esse desfecho primário foi mais alcançado pelos pacientes designados para Erenumabe, uma vez que o desfecho primário previa uma redução de 50% ou mais dos episódios de cefaleia.

Ademais, na análise de eficácia secundária mostrada na figura B abaixo, uma proporção maior de pacientes que foram designados e continuaram a tomar Erenumabe no mês 12 alcançaram uma redução de 50% ou mais nos episódios mensais de enxaqueca em comparação com aqueles que trocaram de tratamento da semana 12 a semana 52.

Reprodução | JAMA Neurology

Com isso, podemos chegar a alguns pontos: 

  • Aconselhamos, primeiramente, que leiam o estudo na íntegra para tirarem suas próprias conclusões. Esse está disponível gratuitamente pela referência disponibilizada.

  • Sobre a pesquisa: apesar de o estudo ter aplicado questionários que evidenciaram a melhora do paciente com o tratamento, ele possui um n relativamente pequeno, que tentou ser compensado pela quantidade centros participantes do estudo (866 total, sem levar em consideração as falhas e desistências). Portanto, ao comparar os dois tratamentos em um estudo maior é possível que encontremos diferenças entre os grupos com ainda maior poder estatístico.

  • E, por fim, essas descobertas deram suporte à recente atualização das diretrizes publicadas pela European Headache Federation, na qual os mAbs direcionais ao CGRP são considerados primeira linha de tratamento preventivo para pacientes com enxaqueca.

atualidades em saúde

🧠NOVA FRONTEIRA NA NEUROCIÊNCIA: Já imaginou conseguir enxergar os mínimos detalhes de todo o seu cérebro em apenas 4 minutos? A Comissão de Energia Atômica da França (CEA) compartilhou imagens inéditas do cérebro humano, capturadas pelo scanner Iseult, o mais potente do mundo. Essas imagens de alta precisão têm o potencial de revolucionar o diagnóstico e tratamento de doenças neurodegenerativas. O scanner, com seu campo magnético de🔋11,7 teslas, permite capturas rápidas em apenas 4 minutos, oferecendo conforto aos pacientes e evitando movimentos que possam comprometer a qualidade das imagens. Além de beneficiar a pesquisa médica, as imagens podem facilitar a detecção de elementos químicos essenciais em tratamentos de transtornos bipolares. Veja a notícia completa no link.

Imagens feitas do cérebro humano com diferentes intensidades de campo magnético / Divulgação / Comissão de Energia Atômica da França

💉Dose Única, Proteção Dupla: Ministério da Saúde inova com esquema de vacinação para HPV. O Ministério da Saúde do Brasil adotou uma nova estratégia de vacinação contra o HPV, embasada em estudos sobre a eficácia do esquema de dose única, com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O esquema anterior de duas doses virou passado, agora é dose única. Com essa mudança, a capacidade de imunização é quase dobrada, visando intensificar a cobertura contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus. A nota técnica incentiva os estados e municípios a realizarem uma busca ativa para assegurar que jovens brasileiros até 19 anos recebam a vacina contra o HPV. Essa iniciativa alinha o Brasil a 37 países que já adotaram esse esquema, seguindo recomendações internacionais e visando proteger a população contra o vírus HPV. LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI.

💊 Hemobrás: produção nacional de remédio para hemofilia impulsiona SUS! A nova unidade fabril da Hemobrás em Goiana (PE) produzirá o medicamento Hemo-8r para tratamento da hemofilia tipo A 🩸, beneficiando cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. Com capacidade produtiva de 1,2 bilhão de unidades por ano, a fábrica foi inaugurada no Complexo Industrial da Hemobrás. Previsto para entrar no Sistema Único de Saúde em setembro, o Hemo-8r será essencial no tratamento da hemofilia A, promovendo uma profilaxia mais eficaz . Após processo de qualificação pela Anvisa, espera-se uma redução de 30% no preço do medicamento, aumentando sua disponibilidade no país e gerando benefícios econômicos e científicos significativos. Veja mais detalhes da notícia aqui.

Nova unidade fabril da Hemobrás em Goiana (PE) / Reprodução https://medicinasa.com.br/hemobras-pe/

🧠A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma inteligência artificial chamada Sarah, desenvolvida pela Soul Machines com apoio da Rooftop, para fornecer informações de saúde e esclarecer dúvidas. Sarah, anteriormente testada durante a pandemia com o nome de Florença, ressurge com um novo modelo de linguagem e tecnologia mais avançada. Apesar de algumas deficiências iniciais, a OMS está comprometida em melhorar a tecnologia. O diretor-geral da OMS, enfatizou a importância da inteligência artificial para melhorar o acesso à informação de saúde. A organização alerta que as respostas geradas por IA são baseadas em padrões e probabilidades dos dados disponíveis e recomenda sempre consultar um médico para orientação específica. Veja mais detalhes da notícia aqui.

EM em pauta + Somiti

Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa sociedade parceira é a Somiti!🚑

Vamos conhecer um pouco da Dra. Camila e sua escolha pela Terapia Intensiva?

“Me chamo Camila Armond Isoni Pedra e formei na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2009. Fiz residência de Clínica Médica e Terapia Intensiva no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (RQE 33878 e 33879 respectivamente). Atualmente sou coordenadora do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Unimed Betim.

Me apaixonei pela Medicina Intensiva ainda na graduação quando passei a acompanhar os plantões de Terapia Intensiva noturnos na Santa Casa de Belo Horizonte e posteriormente no Hospital João XXIII. Desde então, optei por esta especialidade e a residência de clínica médica somente confirmou minha predileção. Fiz uma residência em um hospital público de alta complexidade acreditando que o mesmo traria uma experiência completa sobre a utilização das propedêuticas e suas limitações em um país onde nossa população em sua maioria utiliza o sistema público de saúde.

Acredito que a medicina intensiva tem uma grande possibilidade de áreas de atuação, desde plantões que levam a uma maior liberdade na vida pessoal até cargos de gestão e coordenação para quem possui uma facilidade para cargos de liderança.

Dra. Camila Armond Isoni Pedra

pra ficar off…

🎞 Para os amantes do cinema: está em cartaz nos cinemas, um novo capítulo da aclamada comédia Kung Fu Panda. O filme, elaborado pela Universal Pictures, com direção de Mike Mitchell e Stephanie Stine, após quase uma década, tem o retorno do astro da comédia Jack Black ao papel de Po, o mestre de jung. Depois de muitas aventuras, nesta quarta primavera, Po, o denominado Dragão Guerreiro, irá personificar uma nova skin, a de líder espiritual do Vale da Paz. Prepare seu ingresso e não perca a continuação das aventuras de Kung Fu panda!

 🎥 Para quem ama os clássicos: Quem nunca viu pelo menos uma parte do filme "Tempos Modernos"?  Um dos maiores clássicos do cinema, que mistura humor com crítica social de forma brilhante e mantém sua relevância quase 90 anos depois de ser lançado, sem precisar usar cores ou palavras, será homenageado em Belo Horizonte. Sua trilha sonora será apresentada no palco do Sesc Palladium pela Academia Jovem Orquestra Ouro Preto, enquanto o filme é projetado em um telão, no dia 20 de abril, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos no link. Quem vai perder um espetáculo desse? 

🍻 Bem mineirinho: para os fãs da comida de bar, com um bom tira-gosto, o festival "Comida di buteco" começou sua edição de 2024 a partir do dia 5 de abril e vai até 5 de maio 😋.  O maior evento gastronômico de Minas Gerais, conta com 121 bares participantes na capital e outros em Montes Claros, Uberlândia, Araguari, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano. Os pratos custam R$35,00 e contam com voto popular e de juízes para definir o melhor "buteco" da cidade. Você pode conferir todos os botecos participantes aqui!

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…