O arraiá do boletim SAMMG chegou

o arraiá do boletim SAMMG chegou 🤠

junho já está no final, mas por aqui, o clima de festa junina perdura enquanto for necessário o uso de agasalho!

então vem pra mais uma edição. antes que o caldo da barraquinha acabe…

reinventar e evoluir

Coloproctologia: Para quem é da área cirúrgica e está em busca de um Congresso Nacional, o 71° Congresso Brasileiro de Coloproctologia é a oportunidade ideal. O evento acontecerá do dia 05/09 ao dia 09/09, no Minascentro, em Belo Horizonte e as inscrições já estão abertas. Além disso, esta é uma excelente oportunidade para quem deseja apresentar trabalho em um Congresso Nacional, as submissões serão aceitas até o dia 14/07.

Endocrinologia: Para aqueles que estão atrás de um Congresso Nacional para incrementar o currículo, o XXIV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Diabetes é uma ótima oportunidade. O evento acontecerá somente em outubro, do dia 25/10 ao dia 28/10, no Centro de Convenções do Expominas, em Belo Horizonte, mas as inscrições já estão abertas. O evento também é uma ótima oportunidade para submissão de trabalhos, que também já está com as inscrições abertas, mas que encerram no dia 07/08/2023! Não perca essa oportunidade

Saúde da Mulher: O I Congresso Acadêmico Internacional de Saúde Integral da Mulher será um evento multidisciplinar, que irá englobar a Saúde da Mulher de diversas formas. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de Agosto de 2023, no Teatro Feluma. As inscrições ainda não estão abertas, mas já sigam a página do congresso no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades! @coasimcmmg

Oportunidade! Recentemente, nossos maiores parceiros do Chama a Clínica Academy lançaram seu mais novo produto. A mentoria Manual do R1! São mais de 25 aulas com conteúdos pertinentes à prática clínica, acesso à comunidade, grupos de discussões e alguns extras exclusivos aos primeiros que se inscreverem!

doses de ciência

Agora vamos para a melhor parte do dia: falar sobre as inovações científicas. Então bora lá!

Hoje na Clínica Médica não cansamos de falar dos inibidores de sódio e glicose (SGLT). Inclusive nós abordamos essa classe de medicamentos em nossa primeira edição!

Afinal, além do diabetes, essas medicações têm se tornado promissoras no tratamento da insuficiência cardíaca. Estamos acompanhando um grande boom no surgimento e testes de drogas dessa classe. Entretanto, ainda precisamos saber mais sobre a segurança e eficácia de cada uma dessas medicações, bem como compará-las entre si. Isso com certeza será muito abordado nos próximos anos.

O paper intitulado "Sotagliflozina em Pacientes com Diabetes e Doença Renal Crônica", publicado no NEJM, discute o uso de Sotagliflozina, um inibidor dos receptores SGLT1 (tubo digestivo) e SGLT2 (rins), em indivíduos com diabetes tipo 2 e doença renal crônica (DRC).

O estudo SCORED, envolveu mais de 10.000 participantes com diabetes mellitus tipo 2 e doença renal crônica. Seu objetivo foi examinar os efeitos cardiovasculares e renais da Sotagliflozina.

A Sotagliflozina foi capaz de reduzir o risco do desfecho primário que combinava morte cardiovascular, hospitalização por insuficiência cardíaca e ida ao PA com sintomas de IC, em indivíduos com diabetes e DRC. Além disso, o medicamento mostrou benefícios na desaceleração da progressão da doença renal e na redução do risco de insuficiência renal ou morte por problemas renais.

Entretanto, no que se refere ao tratamento da diabetes em si, esperava-se que a Sotagliflozina conseguisse controlar melhor os níveis de HbA1c, uma vez que ela inibe os dois receptores de SGLT. Isso não foi observado, uma vez que não houve diferença estatística significativa comparado ao placebo.

A ocorrência de alguns efeitos adversos graves foi observada no grupo que utilizou o medicamento como cetoacidose e infecções do trato urinário.

Em suma: assim como as outras gliflozinas, essa Sotagliflozina em questão se apresentou de maneira bastante favorável ao previnir piores desfechos como morte e internação. Todavia, seu uso deve ser ponderado, ao ser escolhida para manejo do diabetes descompensada e em função de seus possíveis efeitos adversos.

atualidades em saúde

AI: Universidade de Campinas desenvolveu uma inteligência artifical capaz de mapear os danos causados pela COVID-19 nos pulmões. A tecnologia foi treinada através de padrões para diferenciar áreas de pulmão saudável, de áreas comprometidas pela doença. Confira mais, nessa reportagem que separamos…

Imagem: G1 | Reprodução

A Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou um artigo original recentemente sobre a “Neuromodulação Vagal Auricular e sua Aplicabilidade em Pacientes com Insuficiência Cardíaca e Fração de Ejeção Reduzida”. O excesso de atividade simpática e a diminuição da atividade vagal contribuem para a piora da IC. Nesse sentido, a regularização do equilíbrio autonômico pode ser mediada pela estimulação auricular do nervo vago (VNS). Essa estimulação é produzida por estimulação elétrica não invasiva do nervo vago na orelha através de eletrodos (taVNS) ou pequenas agulhas (paVNS) colocadas na concha e/ou na parte inferior do tragus. Ficou curioso para saber mais? Acesse o link: Link

🦠 “Associação de exposições ambientais a doenças hepáticas”:

Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram na bile humana uma ampla variedade de substâncias químicas presentes no ambiente em pacientes com colangite esclerosante primária: uma doença hepática colestática crônica rara, caracterizada por inflamação e fibrose dos ductos biliares que pode levar a doença hepática terminal e neoplasia hepatobiliar. O estudo representa uma nova frente de pesquisa que estuda o expossoma : medida dos fatores ambientais que contribuem para a saúde e o aparecimento de doenças. Seriam os achados deste trabalho, envolvendo noruegueses e norte-americanos, um guia para compreender melhor as alterações bioquímicas e metabolômicas da doença, bem como para suscitar possíveis novos tratamentos, melhorando a sobrevida livre de transplante?! Para saber doenças frequentemente associadas nestes pacientes, além dos principais compostos químicos identificados, acesse o artigo na íntegra aqui!

pra ficar off

🎬 O filme “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” que estreia dia 29/06, representa o quinto e último filme da mundialmente famosa franquia e também, representa a última atuação de Harrison Ford no papel do protagonista. Segundo o ator, o filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” de 2008: “Não havia um sentimento muito forte de conclusão ou fechamento que eu sempre esperei, a redondeza e a fala sobre essa questão da idade. Não fazendo piadas sobre isso, mas tornando-o uma coisa real. Seis anos atrás, pensei que talvez devêssemos tentar fazer outro e eu queria que fosse sobre a idade porque acho que isso completa a história que contamos e a trouxemos para o lugar certo.” Portanto, já preparem para aquele balde de pipoca e refrigerante/suco e prestigiem o fim dessa franquia nos cinemas dia 29.

🎤 O primeiro dia do mês de Julho parece estar bem disputado pelo interior do estado. Trazemos aqui, três opções de atrações musicais para curtirem um momento de descontração com direito a música boa, amigos, família e alegria. A primeira atração seria um momento na cidade de Tiradentes no Santíssimo Resort, curtindo, simplesmente, Lulu Santos que se apresenta no Festival de Inverno da cidade. A segunda seria de Jorge e Mateus que se apresentam no parque de exposição da cidade Conselheiro Lafaiete. E por último, Os Menotti e Luan Pereira que se apresentarão no parque de exposições na cidade Lagoa da Prata.

🚙Quer aproveitar as férias e viajar dentro do estado, porém quer conhecer outros lugares que vão além dos rotineiros? Passeie por aqui e descubra ao menos 21 sugestões que fogem do óbvio e cria oportunidades de conhecer lugares, pessoas e situações extraordinárias que Minas Gerais pode nos proporcionar.

E já que o clima é de arraiá, aqui vão nossas duas indicações extras para curtir o fim de junho e início de julho, com friozinho e muita dança!

🎶 Como tudo começa em boa música, trazemos aqui uma playlist para você embalar ao som dos maiores nomes dos sons que não podem faltar em nenhuma festa junina como Alceu Valença, Luiz Gonzaga e muito mais!

🌽 E já que a barriga vazia por aqui não tem vez, fica aqui algumas receitinhas para os adeptos da culinária: caldo de mandioca, canjica salgada com calabresa e amendoim doce crocante (beijo quente para os íntimos)

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…