Olha a chuva! É mentira...

Não é só o clima que está quente não...🥵

Olha a chuva! É mentira…

Não é só o clima que está quente não…🥵

Chegamos com mais uma newsletter quentinha para você! Não é porque não chove, que vamos deixá-los “secos” de informações, certo? Nos acompanhe para saber mais sobre as últimas atualidades no meio da saúde e, claro, as melhores dicas para te distrair nesse calor.

reinventar e evoluir

🚀Está pronto para dar um super upgrade na carreira? Então não perca a 2ª Jornada Afya de Educação Médica! Um evento com workshops presenciais e simultâneos em todo o país para transformar o futuro da sua carreira, no dia 05 de outubro de 2024 das 9:00 às 13:00. Não podemos deixar de dar uma espiada nos temas de Minas Gerais:

  • Belo Horizonte: 5 Decisões Financeiras que Vão Alterar o Curso da Sua Carreira Médica

  • Montes Claros: A Importância da Atualização Profissional em um Cenário de Constante Evolução

Condição especial para sócios SAMMG por tempo limitado! Use o código SAMMG100 e garanta 100% OFF* na inscrição do workshop escolhido. Inscreva-se agora clicando aqui!

👨‍⚕️Está chegando, em Belo Horizonte, o 21º Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho - Congresso Nacional ANAMT! Este evento proporcionará interação, conhecimento e experiências, além de ser uma excelente oportunidade para compartilhar aprendizados com colegas médicos do trabalho de todo o Brasil e também do exterior. Acontecerá no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais nos dias 30 de setembro a 2 de outubro de 2024! Não fique de fora e se inscreva no link

👩‍💻O XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS'24 busca promover o debate sobre a Saúde Digital no país e aliar forças para que os resultados obtidos nos últimos anos sejam potencializados. O CBIS'24, na sua 20ª edição, traz como tema central "Saúde Digital: Saúde para Todos" com o intuito de promover a discussão sobre a equidade, inclusão e a transformação de como a saúde é entregue, tornando-a mais acessível, eficiente e personalizada para a população. O evento ocorrerá nos dias 08 a 11 de outubro, na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG)! Faça sua inscrição no link.

doses de ciência

A prática médica precisa de um toque de sherlock holmes na maioria dos casos…🔍Sendo assim, lá vai uma situação hipotética: imagine que você está em seu consultório de clínica médica e se depara com uma paciente de 20 anos de idade, que queixa de diarreia frequente, com presença de sangue nas fezes e cólicas abdominais de forte intensidade. Palpites sobre o que pode ser?

Bem, após realização de exames laboratoriais e uma colonoscopia, diagnosticou-se o quadro clínico como colite ulcerativa. E agora, como proceder? Em busca de fornecer o melhor tratamento para seu paciente, você solicita que daqui 2 dias ela retorne para você iniciar um tratamento com boa evidência científica. Não se preocupe, estamos aqui para auxiliar nessa atualização, segue artigo fresquinho para auxiliar nos estudos sobre a temática do tratamento de colite ulcerativa. 

Vamos começar do começo:

  • A Colite Ulcerativa é uma doença crônica inflamatória do intestino, mediada pelo sistema imunológico, que causa diarréia, sangramento retal e urgência para evacuar. 

  • As opções terapêuticas atuais, como corticosteroides e imunomoduladores, apresentam limitações, incluindo falta de eficácia inicial, perda de efeito ao longo do tempo e possíveis efeitos colaterais, como maior risco de infecções ou câncer. 

  • A citocina IL-23 está associada à inflamação intestinal e ao desenvolvimento da colite ulcerativa. O risankizumab, anticorpo monoclonal IgG-1, age bloqueando a subunidade p19 da IL-23.

  • O Risankizumab já é aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA e pela Agência Europeia de Medicamentos para o tratamento da doença de Crohn, psoríase em placas e artrite psoriática. Sua aplicação para o tratamento de colite ulcerativa está em investigação.

Metodologia: 

  • Foram conduzidos dois ensaios clínicos randomizados, multicêntricos, duplo-cegos e controlados por placebo, de fase 3;

  • Um dos ensaios era de indução, denominado subestudo INSPIRE 2 e o outro ensaio, de manutenção, foi chamado de subestudo COMMAND 1;

  • Foram considerados elegíveis para o ensaio de indução: 

    1- Faixa etária de 18 a 80 anos de idade com diagnóstico de colite ulcerativa por pelo menos 3 meses;

    2- Pontuação Mayo adaptada de 5 a 9 pontos (intervalo, 0-9), que avalia: sangramento retal, frequência das fezes e alterações endoscópicas.

    3- Sub Pontuação endoscópica de 2 a 3 que foi confirmada por revisão central;

    4- Histórico de intolerância ou resposta inadequada à terapia convencional sozinha ou a 1 ou mais terapias avançadas (por exemplo, infliximabe, adalimumabe, golimumabe, vedolizumab, tofacitinibe, filgotinibe, upadacitinibe, ozanimod) ou a uma combinação de terapias convencionais e avançadas. 

  • Critérios de exclusão para o ensaio de indução: exposição prévia a inibidores de p40 (por exemplo, ustekinumab) ou inibidores de p19 (por exemplo, risankizumabe ou mirikizumabe).

  • Foram considerados elegíveis para o ensaio de  manutenção:

    1- Inscritos em um ensaio de indução;

    2- Resposta adequada ao risanquizumabe no acompanhamento de 12 ou 24 semanas ( resposta adequada: redução de ≥30% da linha de base, diminuição de 2 pontos na pontuação Mayo adaptada e uma diminuição de ≥1 na pontuação de sangramento retal ou uma pontuação absoluta de sangramento retal ≤1).

Vamos aos resultados desses ensaios…

Ensaio de indução:

  • Dos 1430 pacientes selecionados, 977 foram randomizados e 975 receberam 1 ou mais doses de risanquizumabe (n = 650) ou placebo (n = 325) administrados por via intravenosa. 

  • Após 12 semanas, o grupo que recebeu risanquizumabe teve uma remissão clínica dos sintomas significativa em mais de 14% que no grupo placebo [95% IC 10.0%-18.0% p>0.001). 

  • Também houve melhora significativa no grupo experimental em relação ao grupo controle em todos os desfechos secundários: resposta clínica (28%), urgência intestinal (16.3%), ausência de dor abdominal (9.3%), tenesmo (18.6%), incontinência fecal (-1.6 episódios por semana), interrupção do sono, fadiga, melhora da qualidade de vida em saúde e redução de internações por emergências relacionadas à colite em -4,8% comparado ao placebo. 

Ensaio de manutenção:

  • Dos 584 pacientes randomizados no estudo, todos os tratamentos foram administrados por via subcutânea. 

  • 548 tiveram uma resposta clínica adequada ao risanquizumabe em 12 semanas durante o estudo de indução e esses pacientes foram incluídos na população de eficácia primária.

  • Após 52 semanas de terapia de manutenção com risanquizumabe, houve melhora significativa de remissão clínica nos pacientes que receberam o medicamento comparado a placebo (não recebiam mais risquizumabe) de 16.3% (IC 97.5% 6,1%-26,% p<0.001). 

  • Nos desfechos secundárias, houve melhora significativa no grupo que recebeu o risanquizumabe em diferentes dosagens comparado ao placebo em resposta cínica (17.1%), melhora endoscópica (9.5%), melhora histológica e da mucosa por endoscópio (19.8%), ausência de urgência intestinal, dor abdominal, tenesmo, incotinência fecal, interrupção do sono, fadiga, melhora da qualidade de vida em saúde, interrupção do sono e redução de internação por colite ativa. 

E o que o estudo concluiu? 

 Sempre bom lembrar que recomendamos que vocês acessem o artigo na integra e tirem suas próprias conclusões! Porém, separamos alguns take home points para vocês! 

  • No ensaio de indução e de manutenção houve melhora da remissão clínica em todos os grupos que receberam risanquizumabe comparado ao placebo, mas o estudo indica que são necessários mais estudos para avaliar se esses parâmetros de remissão são de longo prazo.  

  • A inflamação da mucosa à histologia e à endoscopia são importantes indicadores de doença ativa e houve melhora nesses desfechos secundários em todos os grupos que receberam o medicamento. 

  • Alguns pacientes já tinham histórico de resposta inadequada para terapia avançada, e aqueles que não tinham esse histórico, obtiveram uma remissão clínica mais  acentuada. 

  • Uma limitação levantada se refere aos pacientes do estudo de indução. O risanquizumabe ainda era detectado no sangue até 16 semanas, e os pacientes seguiram para o estudo de manutenção como se não utilizassem mais a droga. Isso pode aumentar as respostas do grupo placebo no estudo de manutenção. 

  • Outra limitação  apontada é a necessidade de mais estudos para identificar os benefícios na terapia >52 semanas. 

Por fim, conclui-se que o risanquizumabe melhora a remissão clínica comparado com placebo tanto no estudo de indução quanto de manutenção em pacientes com colite ulcerativa moderada e severa.

atualidades em saúde

💉💧Aposentadoria do Zé Gotinha… Contratação do Zé Seringuinha? Temos mudanças no esquema vacinal de Poliomielite! A tradicional vacina oral contra Poliomielite (aquelas gotinhas que fizeram parte da infância de muitos) vai se aposentar e ser substituída pela versão injetável inativada, também conhecida como VIP. O Ministério da Saúde confirmou que o novo esquema vacinal será implantado até o dia 04 de novembro e as crianças vão receber a vacina em quatro doses injetáveis – aos 2, 4, 6 meses e aos 15 meses. A dose de reforço aos 4 anos vai sair de cena, porque a nova combinação já garante uma proteção completa contra a poliomielite. Mas não se preocupem: O Zé Gotinha não vai embora sem deixar um legado! Ele é símbolo nacional da luta contra a poliomielite e, mesmo aposentado, continuará firme e forte como um ícone do nosso país, incentivando todos a manterem o compromisso com a imunização. Para ler mais sobre a história do Zé Gotinha clique aqui e não deixe de ler a notícia na íntegra!

Reprodução/ Instituto Butantan

🩺🌸 Aumento de CA ginecológicos preocupa e acende um alerta.  Mais de 30 mil novos casos de cânceres ginecológicos foram registrados no Brasil. O número impressiona, mas também acende o alerta sobre a importância da prevenção. A vacinação contra o HPV e o famoso “Papanicolau” – são nossos maiores aliados. O câncer de colo de útero é um vilão que podemos detectar cedo, e quanto antes, mais chances de um bom desfecho. Confira mais detalhes aqui!

Reprodução/ Estado de Minas

🧫 Jordânia dá exemplo: Hanseníase eliminada! E que tal uma notícia que aquece o coração? A Jordânia acaba de ser o primeiro país a eliminar a hanseníase, segundo a OMS. Uma doença que, apesar de negligenciada, ainda assombra muitos países. Mas essa vitória mostra que, com determinação, podemos vencer até os desafios mais persistentes. Que outros países sigam esse exemplo e continuem avançando na luta contra essa doença antiga! Clique aqui para ler a matéria completa.

Dra. Jamela Al-Raiby, Representante da OMS na Jordânia (à esquerda) e Sua Excelência o Prof. Feras Ibrahim Hawari, Ministro da Saúde da Jordânia (à direita)

EM em pauta + SMPCT-MG

Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔

No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa parceira é a Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica!🫁

Vamos conhecer um pouco o Dr. Daniel Bretas e sua escolha pela Pneumologia?

“Olá! Meu nome é Daniel Bretas, sou médico Pneumologista (CRM-38.237, RQE Clínica Médica 24.258, RQE Pneumologia 26.462). Formei em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG em 2002. Após a graduação trabalhei com Saúde da Família por 05 anos, em Belo Horizonte. Entretanto, sempre achei importante realizar Residência Médica, essencial para engrandecimento profissional. Cursei Clínica Médica no Hospital João XXIII, 2008/2009. Foi uma experiência extremamente valiosa, com um ganho profissional inequívoco.

Durante a Residência de Clínica Médica, tive o prazer de realizar o Estágio em Pneumologia do Hospital Júlia Kubitschek (HJK) e me encantei pela especialidade. Nesse momento, fui apresentado ao universo da Pneumologia. Realizei a Residência em Pneumologia no Hospital Julia Kubitschek de 2010/2011. Uma especialidade que contempla a essência da Clínica Médica e que, em algumas situações, sobrepõe a outras áreas, por exemplo: Reumatologia - Doenças Pulmonares Intersticiais, Cardiologia - Hipertensão Pulmonar, Infectologia - Tuberculose, Doenças Fúngicas e Medicina Intensiva.

Após o término da Residência em Pneumologia, é possível focar em algumas áreas especificamente. Por exemplo: Medicina do Sono, Função Pulmonar, Doenças Pulmonares Intersticiais, Hipertensão Pulmonar, Doenças Neuro-musculares.

Após o término da residência fui convidado, representando uma honra, a pertencer a Equipe de Pneumologia do HJK, me tornando preceptor. Cargo que atuo até os dias atuais. Quase simultaneamente entrei no Hospital da UnimedBH, me tornando referência em Pneumologia neste serviço. Trabalho ainda com Terapia Intensiva, integrando a equipe de Medicina Intensiva do HJK. Além de realizar atendimentos ambulatoriais em meu consultório.

Me deparei  com vários desafios profissionais em todos esses anos. De longe, o maior deles, foi o enfrentamento direto da Pandemia pelo SARS COV-2. Vivi uma sobrecarga de trabalho muito grande, atuava em todas as esferas de atendimento (ambulatorial, internação hospitalar, terapia intensiva). E, sem dúvida, sobrecarga emocional, enfrentando situações extremamente difíceis (pacientes graves, muitas perdas, falta de insumos e leitos hospitalares). Entretanto, foi no meio desse caos que fui convidado a realizar meu Mestrado. O realizei em 2020/22, na Saúde do Adulto, Faculdade de Medicina da UFMG. O objetivo seria acompanhar a evolução funcional pulmonar de pacientes com COVID-19, internados em 03 grandes centros de atendimento a COVID-19 (Hospital Júlia Kubitschek, Hospital Eduardo de Menezes e Hospital das Clínicas da UFMG), comparando pacientes internados em ambiente de Enfermaria x Terapia Intensiva. Tenho muito orgulho de minha tese. Foi o primeiro trabalho publicado na América Latina avaliando a Função Pulmonar em pacientes pós-COVID-19.

Atualmente, além de Preceptor da Residência de Pneumologia do HJK, Preceptor da Residência de Clínica Médica do Hospital da UnimedBH, sou Presidente da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT).

Enxergo hoje a Pneumologia como uma Especialidade fascinante, com um mercado de trabalho amplo e desafiador. Com certeza é uma ótima opção para aqueles que gostam da Clínica Médica.

Venham para a Pneumologia!!!

Um grande abraço, Daniel Bretas”

Dr. Daniel Bretas

pra ficar off…

🤡 The Joker is back!! E dessa vez o delírio é a dois… O filme “Coringa: Delírio a Dois”, vai contar a história da luta de Arthur Fleck com sua dupla identidade ao mesmo tempo em que se depara com o amor verdadeiro e a música que sempre esteve dentro dele. Subjetivo né?! Mas você já pode garantir que não vai ficar de fora dessa loucura, que estreia no dia 02/10, clicando aqui. E além disso, a trama fica ainda melhor quando você descobre que o amor do Coringa está sendo estrelado por ninguém mais, ninguém menos que Lady Gaga!! É o momento perfeito pra você ficar off…

🖼 O “Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci” chegou em MG!! O Ministério da Cultura, o Instituto Vale e o Memorial Minas Gerais Vale, trazem essa exposição para o Espaço 356 dos dias 6 de setembro até 8 de dezembro. A amostra conta com experiência inédita que proporciona um intenso mergulho nos estudos, rascunhos, experimentos e descobertas sobre arte, anatomia, engenharia, botânica e física realizados pelo gênio Leonardo da Vinci. Sabe o melhor disso tudo?? Se clicar aqui, você tem acesso a um site para retirar seu ingresso. É isso mesmo que você está pensando… ENTRADA GRATUITA. Ainda, para saber mais sobre horários de funcionamento e demais informações é só clicar aqui.

Reprodução/ Instituto Cultural Vale

🤘🎸Domingo é dia de rock, bebê! Prepare-se para uma noite épica com o ATOM Pink Floyd! Este ano a banda promete ir além dos tributos tradicionais ao apresentar a turnê Echoes, uma jornada que vai levar o público a uma nova dimensão musical. Em uma experiência imersiva que combina sons e visuais marcantes, as obras mais icônicas da lendária banda de rock britânica serão reinventadas neste espetáculo único. O evento ocorrerá dia 29 de setembro às 19h no Palácio das Artes, e se você gosta de rock não pode perder essa experiência! Clique aqui para saber mais sobre como adquirir seu ingresso!

Reprodução/ Eventim

🤠Alô, apaixonados por sertanejo! O Histórias BH está de volta pra sacudir a capital mineira! No dia 12 de outubro, a partir das 14h, o Mineirão vai tremer com a energia dos maiores nomes do sertanejo. Contando com Zezé di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone, Daniel, Eduardo Costa, Edson e Hudson, César Menotti & Fabiano, o show do século será um verdadeiro paraíso para os fãs! Garanta já o seu ingresso e esteja pronto para criar as melhores memórias da sua vida!

Reprodução/ TicketWork

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…