Pega o seu café, e vem!

☕ Pega o seu café e vem!

Vale com leite, puro, com canela e até com açúcar (esse aqui há controvérsias!). Para os amantes, tem até aquela indicação bacana no final…

E vem curtir mais uma edição da newsletter mais querida do acadêmico de medicina!

Doses de ciência

E aí colega médico, já tá atualizado sobre as novas abordagens no rastreamento do câncer do colo do útero? Ouviu falar em DNA-HPV?

Citopatologia de lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL). Tratado de Ginecologia FEBRASGO | Reprodução

De acordo com a Febrasgo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018 estabeleceu como metas um tanto ambiciosas na eliminação do câncer do colo do útero.

Até 2030,

  • 90% das mulheres até a idade de 15 anos deverão estar vacinadas contra o papilomavírus humano (HPV);

  • 70% das mulheres deverão estar rastreadas com um teste de alta performance aos 35 anos de idade;

  • Depois aos 45 anos, 90% das mulheres com lesões precursoras deverão estar tratadas;

  • Por fim, 90% das mulheres com lesões invasivas deverão serem conduzidas e tratadas.

A nova orientação de atendimento ao rastreio pela OMS é a recomendação do teste de HPV baseado em DNA (teste de DNA-HPV) como método de principal de escolha em contrapartida aos de inspeção visual com ácido acético (VIA) ou colpocitologia oncótica (Papanicolau), que são os métodos mais comumente usados para detecção de lesões pré-cancerosas.

Quando o teste de HPV isolado foi comparado com o teste de HPV combinado à citologia, os estudos demonstram que o método citológico não aumentou significativamente o alcance de detecção de lesões precursoras e sendo assim, não garante segurança adicional. Além de o rastreamento com o teste de HPV detectar mais lesões precursoras de adenocarcinoma do que a colpocitologia.

O que se observa atualmente no sistema de rastreamento do câncer do colo do útero do Brasil, é um rastreio oportunista, já que o teste segue a demanda espontânea de mulheres com acesso a unidades básicas.

O resultado é um excesso de citologias oncóticas realizadas em mulheres fora da faixa ou com periodicidade inadequada.

Como demonstrado em pesquisa da Unicamp, apenas 30% dos testes de citologia são realizados de acordo com as diretrizes oficiais, e 67% são testes excessivos. Os dados também mostram que aproximadamente 20% dos testes de citologia são realizados em mulheres menores de 25 anos e que 60% dos cânceres do colo do útero são diagnosticados no estágio avançado.

Pensando no alto custo do tratamento do câncer cervico-uterino, fica evidente a necessidade de encontrarmos melhores estratégias para diagnosticá-lo nos estágios mais precoces, mas que sejam compatíveis com a realidade do país.

Como qualquer novo método, o DNA HPV possui limitações iniciais, em razão do alto investimento inicial na aquisição de testes e a necessidade de uma rede digital para registrar informações, já que a existência de uma plataforma de registro única e integrada é crucial para identificar a população-alvo.

Atualidades em saúde

🦠 Mal saímos de uma pandemia e o assunto volta à tona…

No início da semana, o diretor-geral da OMS fez um alerta sobre a importância da preparação dos países para novas emergências sanitárias.

Segundo pesquisadores, são vários os fatores que contribuem, significativamente, com a exposição dos humanos a agentes infecciosos. Por exemplo, avanço humano sobre áreas e reservas naturais que abrigam espécies silvestres, serviços de higiene precários que afetam metade das unidades de saúde do mundo e os efeitos das mudanças climáticas.

Esta matéria traz mais sobre o tema e explica de forma mais completa o que podemos vir a enfrentar. Leia aqui.

🧓 Ficou sabendo que o número de idosos com o diagnóstico de infecção por HIV está subindo cada vez mais?

Todo ano o Ministério da Saúde publica o Boletim Epidemiológico HIV/Aids, importante para o estudo da incidência de pessoas infectadas com o vírus HIV, e assim permitir a organização de planos estatais de controle.

Nos últimos 10 anos, o número de indivíduos com 60 anos ou mais que testaram positivo para o HIV subiu mais de 4 vezes. 😓

Em 2011, 360 brasileiros com mais de 60 anos testaram positivo para o HIV. Em 2019, esse número chegou a 1738.

Esse fato ocorre por diversas causas, como:

  • Redução no uso de preservativos na faixa etária mais avançada, sem preocupações com gravidez;

  • Popularização de remédios contra a disfunção erétil, como o famoso azulzinho, permitindo prolongar a vida sexual;

  • Maior fragilidade da mucosa (vagina/anus), e reduzida lubrificação;

  • Redução do sistema de defesa, facilitando a entrada do HIV e a infecção;

  • Falta de campanhas de conscientização para esse grupo.

Somado a tudo isso, nos últimos tempos ocorreu o aumento dos esforços para testagem da infecção na população em geral, podendo estar relacionada ao aumento dos diagnósticos. Leia a matéria completa aqui.

Reinventar e evoluir

👁 Oftalmologia: Para os amantes da oftalmo, acontece do dia 13 a 15 de julho, no Minascentro, em Belo Horizonte, o XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O evento conta com palestrantes nacionais e internacionais e vale muito a pena para os interessados pela área!

🧠 Psiquiatria: Outro evento que será imperdível é XXV Jornada Mineira de Psiquiatria, que acontecerá do dia 22 a 24 de junho no Centro de Convenções da AMMG – Associação Médica de Minas Gerais. No mesmo dia, acontecerá o XVII Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, também na AMMG. Aproveita que ainda está no primeiro lote!

XXV Jornada Mineira de Psiquiatria

🚑 Urgência e emergência: estão abertas as inscrições para os cursos práticos da IV Jornada de Emergências Clínicas e Cirúrgicas do PA. Os dois módulos disponíveis são “Via aérea avançada e intubação orotraqueal na emergência” e “Imersão em urgências e emergências ortopédicas”. Ambos os cursos são exclusivos para inscritos no evento, e claro, sócio SAMMG conta aquele desconto amigável… Esperamos vocês por lá!

Pra ficar off…

🍿 O filme “Velozes e Furiosos 10” teve sua estréia nos cinemas dia 18 de maio e está entre os maiores investimentos da história de Hollywood. O décimo filme da franquia Velozes & Furiosos é responsável por lançar os capítulos finais de uma grande saga, uma das mais famosas e populares do cinema, agora com sua terceira década e ainda mais forte. Com o mesmo elenco e personagens principais de quando começou. A sequência mantém a essência dos demais: muita cena de ação, como perseguições de carros, pancadaria e claro, tudo pelo bem da família de Dom Toretto.

🌽 Maio está acabando e, com isso, chega a festa junina e as festas de rodeio! Pedro Leopoldo Rodeio Show 2023 chega a sua 18ª edição entre os dias 03 e 10 de junho, reunindo um time de atrações com os maiores nomes da música sertaneja e da música eletrônica, entre outros gêneros.

🏰 O Palácio da Liberdade, inaugurado em 1898, foi construído para ser sede e símbolo do governo. Hoje, o local é um dos principais cartões postais da cidade de Belo Horizonte e é aberto para visitação. Dentro do Palácio, o trajeto da visita envolve trinta cômodos, durando em média uma hora. Para saber mais sobre os horários de visitação, clique aqui!

🥰 De Vivaldi à Coldplay, os concertos Candlelight estão nesta temporada em BH trazendo aos espectadores uma experiência musical única, à luz de velas. Dentre os concertos disponíveis, haverá em junho um especial de dia dos namorados. Que tal chamar o @ para curtir uma música ao vivo, de qualidade, em um clima de romance, iluminados por uma mar de velas?!

☕ Café com torra passada não mais! Como nossa última indicação, trazemos a Café Vintage Uma empresa familiar de produção do bom e velho café 100% arábica lá da cidade de Entre Rios, pertinho da região de Conselheiro Lafaiete, Congonhas. Vocês não tem noção do cheiro dessa iguaria ao vivo!

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…