- boletim SAMMG 📚
- Posts
- Preparados para o melhor congresso do ano?
Preparados para o melhor congresso do ano?
Agora sim o evento do ano está na nossa porta! O 13° Congresso SAMMG começa amanhã e não tem como ficar de fora! E para esquentar, nada melhor do que uma newsletter novinha!
Preparados para o melhor congresso do ano?
Agora sim o evento do ano está na nossa porta! O 13° Congresso SAMMG começa amanhã e não tem como ficar de fora! E, para esquentar, nada melhor do que uma newsletter novinha em folha!
Gif by Bounce_TV on Giphy
reinventar e evoluir
Já estão sabendo de todos os cursos práticos do XIII Congresso SAMMG? Ainda dá tempo de se inscrever e aproveitar cada oportunidade que o congresso traz pra você!
🔥 Curso Teórico-Prático: Descomplicando queimaduras: como classificar e manejar?
Em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de Minas Gerais (SBCP-MG), o curso aborda o manejo e classificação de queimaduras, fisiopatologia, seus efeitos no organismo e a conduta inicial com práticas guiadas e discussões de casos. O curso será realizado no dia 8 de novembro de 2024 das 14h às 18h na Associação Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG.
✂️ Mini Curso Intra-Congresso Hands-On: Suturas Cirúrgicas
Esse curso hands-on, em parceria com o LAANATO - UNIBH, é uma excelente chance para aprimorar técnicas de sutura em sessões práticas. O curso será no dia 9 de novembro de 2024 na Associação Médica de Minas Gerais de 10h às 11h30.
🩺 Curso Teórico-Prático: Explorando o Ultrassom Cervical e Abdominal com Doppler
Em parceria com a AMUS e o Instituto Carlos Stéfano (ICS), esse curso oferece as bases físicas da Ultrassonografia e da tecnologia Doppler, anatomia, protocolos de avaliação, aplicação clínica e treinamento prático em ultrassonografia e Doppler, com foco em regiões cervicais e abdominais. O curso será realizado no dia 7 de novembro de 2024 das 14h às 18h no Instituto Carlos Stéfano, Savassi, Belo Horizonte/MG.
🔬 Curso Teórico-Prático: Sorologia Clínica Descomplicada
Realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica - Medicina Laboratorial (SBPC - ML), este curso aborda a prática em sorologia clínica: sorologia em sífilis, hepatites, conceitos de sensibilidade, especificidade, valores preditivos… Para quem quer dominar esse assunto de uma vez por todas! O curso será no dia 8 de novembro de 2024 das 8h às 12h na Associação Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG.
💙 Para mais informações, acompanhe @congressosammg no Instagram! E não deixe de se inscrever nos cursos, corre e já acesse o link!
🧸 Para os amantes da Ped, o XVII Congresso Mineiro de Pediatria será uma ótima oportunidade de atualização, acontecendo de 12 a 14 de novembro no Palácio das Artes, em BH. O evento contará com exposições tradicionais, além de mesas dinâmicas de apresentação de casos clínicos e formatos de perguntas e respostas a especialistas. Claro, tem desconto especial para sócios SAMMG! Inscreva-se através do site.
🦀 Por fim, o 2º Simpósio de Oncologia Pediátrica abordará temas essenciais da área e acontecerá no dia 12 de novembro, no Unifenas Campus Itapoã. Importante: para garantir sua participação e seu certificado, é necessário realizar a inscrição tanto pelo Google Forms quanto na plataforma Even3. Não deixe de se inscrever!
doses de ciência
Diabetes Gestacional e a Microbiota: o que o intestino tem a ver com isso?
Você já imaginou que a chave para entender o diabetes gestacional (DMG) pode estar nas bactérias do intestino? Pois é! Essa condição que afeta cerca de 16,5% das mulheres grávidas no mundo não só aumenta os riscos de complicações no parto, como também traz potenciais problemas de saúde a longo prazo para as mães e seus bebês.
Mas calma! É justamente nessa área que a ciência está avançando. No estudo que discutiremos hoje foi investigado se o equilíbrio (ou desequilíbrio!) da microbiota intestinal pode estar ligado ao desenvolvimento do DMG.
MÉTODOS🔍
Nesse estudo foram recrutadas, no Hospital Afiliado da Universidade de Putian (China), 60 gestantes entre agosto de 2021 e janeiro de 2023. Dentre elas, estavam 30 mulheres com DMG, no qual o diagnóstico foi obtido a partir do Teste de Tolerância à glicose por via oral (TTGO), e 30 mulheres com níveis normais de glicose e idade, IMC, hábitos de vida e histórico médico correspondentes.
A partir disso foram coletadas amostras fecais dessas participantes para analisar a composição microbiana e as moléculas produzidas por essas bactérias (metabólitos). Com o auxílio de métodos avançados de análise como o sistema de cromatografia líquida de altíssimo desempenho (UHPLC) e a espectrometria de massa, os pesquisadores investigaram não só quais bactérias habitavam os intestinos dessas mulheres, mas também os metabólitos que essas bactérias produziam.
Para quem curte detalhes, as amostras passaram por análises de diversidade bacteriana (alfa e beta) para entender o “quem é quem” das bactérias intestinais. E ainda rolaram testes de correlação (usando Spearman como ferramenta estatística) entre bactérias e metabólitos, para encontrar possíveis conexões com o DMG.
📈RESULTADOS
O estudo começou com uma avaliação de qualidade dos dados metabólicos. Utilizando PCA (Análise de Componentes Principais), foi possível confirmar que o controle de qualidade foi adequado e que os dados obtidos são confiáveis.
A análise dos dados metabólicos revelou que os grupos controle (Con) e DMG (grupo com diabetes gestacional) tinham perfis metabólicos claramente distintos. Para identificar esses metabólitos diferenciais, foi utilizada a Análise Discriminante de Componentes Parciais Supervisionada (OPLS-DA), que ajuda a medir a influência dos dados e classificar os metabólitos de maior VIP (Importância da Variável para a Projeção). Uma análise inicial e mais criteriosa com o OPLS-DA identificou 79 metabólitos diferenciais entre os grupos. Já a análise univariada (volcano plot), que aplicou critérios de significância menos restritivos, revelou 98 metabólitos upregulated e 43 downregulated na comparação Con vs DMG.
Os 9 principais metabólitos com o maior VIP diferencial em Con vs. DMG foram selecionados e a abundância relativa de todos os 9 metabólitos foi significativamente diferente com o teste T de Welch (como mostrado pela figura abaixo). Dentre eles estavam: Vitamin KI, Dihydro-3-coumaric acid, Methoxyacetic acid, 2-hydroxyquinoline, Uracil, Adrenosterone, Dihydro-carbazole, DodecyIsulfate, and Hypoxanthine.
Abundância relativa dos 9 metabólitos diferenciais no Con vs DMG.
Para entender melhor quais vias metabólicas são afetadas, os metabólitos diferenciais foram analisados e classificados com o banco de dados HMDB e o KEGG. As duas vias metabólicas mais afetadas entre os grupos foram as do metabolismo da fenilalanina e de nucleotídeos. Essas vias metabólicas alteradas são importantes para a regulação de glicose e processos de resistência à insulina.
Além disso, a análise LEfSe (Tamanho do Efeito da Análise Discriminante Linear) identificou os principais gêneros microbianos com diferenças significativas de abundância no grupo DMG, destacando Escherichia, Barnesiella, e Bacillaceae como potenciais biomarcadores associados ao diabetes gestacional.
CONCLUSÃO
Sempre recomendamos que leiam o artigo na íntegra para tirarem suas próprias conclusões, mas se liguem no Take Home Points que separamos para vocês:
Os dados metabólicos dos grupos foram significativamente diferentes, sendo alguns aumentados ou diminuídos em relação ao outro grupo.
Duas vias de metabolismo, associadas à regulação de glicose e processos de resistência à insulina, foram alteradas: a da fenilalanina e de nucleotídeos.
O estudo, por possuir uma amostra pequena, está sujeito à diversos tipos de vieses. Dessa forma, ainda são necessários mais estudos sobre o tema para chegarmos a um mecanismo unificado para explicar como a associação micróbio-metabólito contribui para a patogênese do DMG.
atualidades em saúde
🏆Vai um Nobel aí? O prêmio mais bem conceituado da ciência e outras áreas do mundo anunciou os ganhadores de 2024. Na área da medicina, os dois cientistas americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun foram premiados pela “descoberta do microRNA e seu papel na regulação gênica pós-transcricional”. Ambos fizeram suas primeiras publicações em 1993. A descoberta na área da genética é essencial para compreender o processo de diferenciação e especialização celular em suas funções específicas, mesmo que todas tenham o mesmo gene. Esse novo princípio se aplica a organismos multicelulares, inclusive os seres humanos, então novos avanços na área de regulação genética podem ser feitos nos próximos anos. Você pode ler a noticia na integra no link.
Reprodução / https://x.com/NobelPrize/status/1843222798971679096
👩🔬Saiu na Nature! Um novo estudo que já está na fase experimental in vitro e em animais desenvolveu uma nova insulina modificada que tem uma grande capacidade de evitar picos de hiperglicemia e hipoglicemia. Essa habilidade é atribuída a molécula NNC2215, que identifica mais precisamente a dose de insulina necessária para regular a glicemia do momento, reagindo com a glicose na circulação, que é geralmente a grande dificuldade no tratamento da diabetes insulino-dependente. Apesar de não haver testes em humanos ainda, os testes em animais se mostraram bastante promissores. Leia a notícia na íntegra no link.
Reprodução / CNN Brasil
⛑️Você sabe quais as relações existentes entre o SUS e o setor privado de saúde?
O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e a Umane divulgaram a pesquisa Setor Privado e Relações Público-Privadas da Saúde no Brasil: Em Busca do Seguro Perdido, um estudo abrangente que explorou pontos fundamentais sobre a saúde privada no Brasil e suas interações com o setor público nas últimas décadas. A pauta abordada é a de que, no Brasil, a estratégia de distribuição dos valores do PIB é realizada na seguinte proporção no setor de saúde: cerca de 4% vai para o SUS, enquanto 6% vão para a saúde privada. Essa situação coloca o país em uma posição atípica no que se refere à composição dos gastos com saúde e sugere um quadro preocupante, considerando que a maioria dos brasileiros depende do sistema público de saúde. Assim, embora o país ofereça uma cobertura de saúde universal e gratuita através do SUS, o financiamento insuficiente e constante compromete a disponibilização dos serviços de saúde. O estudo objetiva analisar essa relação conflituosa e métodos para melhor administração dessa situação com o desenvolvimento dos dois setores. Para saber mais, clique aqui.
Reprodução / Medicina S/A
EM em pauta + Departamento de Cirurgia Pediátrica da AMMG
Quem nunca teve dúvida entre qual especialidade seguir? 🤔
No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nosso parceiro é o Departamento de Cirurgia Pediátrica da AMMG!
Vamos conhecer um pouco o Dr. Átila Magalhães Victória e sua escolha pela Cirurgia Pediátrica?
“Olá, meu nome é Átila Magalhães Victória.
Sou Cirurgião Geral e Cirurgião Pediátrico - CRM MG 52.589, RQE 40.936. Me formei em 2010 na quarta turma de Medicina da FASEH e já no ano seguinte iniciei a residência médica em Cirurgia Geral (CG), no Hospital da Polícia Miliar de Minas Gerais (HPM) - Residência MEC na ocasião. Já desde os primeiros períodos de faculdade tinha a intenção de me tornar Cirurgião Pediátrico. Muito devido a influência paterna pois sempre tive meu pai (médico, Cirurgião Torácico e Pediátrico) como referência profissional, humana, caráter e ética. Portanto, após o término da Residência em Cirurgia Geral, decidi seguir meu caminho na Cirurgia Pediátrica (CIPE). Após aprovação em concurso público, iniciei a jornada como Cirurgião Pediátrico na residência médica de Cirurgia Pediátrica no Serviço de Cirurgia Pediátrica do HC-UFMG em 2013.
O curioso é que na ocasião fui aprovado tanto na Santa Casa de Belo Horizonte quanto no Hospital das Clínicas da UFMG. Meu pai, já há anos assistente do Serviço de Cirurgia Pediátrica da Santa Casa de BH, me aconselhou seguir o meu caminho no outro Hospital. Fui extremamente bem acolhido pelos atuais colegas e à época preceptores do Serviço de Cirurgia Pediátrica do HC-UFMG. Em 2016, mesmo ano que terminei a Residência, fui aprovado, em concurso público federal, para o cargo de Cirurgião Pediátrico no HC-UFMG. Após seleção interna, fui eleito como o Coordenador do Serviço de Cirurgia Pediátrica do HC-UFMG em 2023, cargo que ainda exerço nos dias atuais. Além do HC-UFMG, estou como Cirurgião Pediátrico na Prefeitura de Belo Horizonte (lotado na URS Sagrada Família), Hospital da Unimed Unid. Betim, Santa Casa de BH. Os casos eletivos de consultório são operados no Hospital Infantil São Camilo Unimed-BH ou Materdei Unid. Contorno. Dou ênfase, sempre que indicado e possível, às intervenções minimamente invasivas.
Sou associado titular da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica desde 2016 e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL) desde 2021. Estou como atual presidente da Associação Mineira de Cirurgia Pediátrica (2022-2026). Além disso, sou Professor adjunto do Departamento de Cirurgia da FAMINAS desde 2024.
Cirurgia Pediátrica é uma área cativante, complexa e extremamente desafiadora.
Tive a oportunidade de ter brilhantes preceptores, tanto no HPM quanto no HC-UFMG, que me conduziram pelos caminhos corretos e me orientaram na boa prática, pelo aprendizado contínuo e no cuidado acolhedor para o paciente.
Hoje tenho 14 anos de formado e minha prática cirúrgica está voltada EXCLUSIVAMENTE para procedimentos cirúrgicos na faixa etária pediátrica: Cirurgia neonatal, malformações, oncologia pediátrica, urologia e afecções genitais pediátrica, cirurgia do aparelho digestivo na criança, defeitos congênitos de parede abdominal e hérnias, Cirurgia Pediátrica torácica e de via aérea.
Considero que a Cirurgia Pediátrica é uma área completa e, particularmente, a trato como a verdadeira Cirurgia Geral. Afinal, nos entrelaçamos e lidamos com as diversas doenças cirúrgicas das mais variadas subespecialidades cirúrgicas, seja no recém-nascido, lactente, nos pré-escolares, escolares e adolescentes. Permite a atuação em equipe, operações de grande, médio e pequeno porte, cirurgias abertas ou por vídeo e com perspectiva na robótica - todas as áreas demandam treinamento específico.
Convido aos interessados para conhecerem mais sobre a Cirurgia Pediátrica, nas nossas atuações no consultório, pronto socorro, unidades de internação e bloco cirúrgico. Tenho certeza que muitos se encantarão com a nossa área. Estou à disposição.”
Dr. Átila Magalhães Victória
pra ficar off…
🏃♂️ Para você que ama atividade física ou está começando a explorar o mundo das corridas, a Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica preparou um evento imperdível! Vem aí a O2 Run! No dia 15 de dezembro, com largada às 8h na Lagoa Seca, no Belvedere, em Belo Horizonte, essa é a oportunidade perfeita para iniciar sua "run era”. Vem cuidar da saúde, movimentar o corpo e respirar fundo ao ar livre! Para mais informações e inscrições, acesse o link.
Reprodução/ Tbh esportes
🩰 Para os amantes de Ballet, atenção! Nessa reta final do ano nada melhor do que assistir um espetáculo clássico com gostinho de natal! A Cia Bemo da Escola Maria Olenewa e bailarinos convidados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentarão “O Quebra Nozes” no dia 23 de novembro no Sesc Palladium! A história começa na casa de Clara, na noite Natal em que ela ganha de presente um quebra-nozes em forma de soldado que, em um mundo de lindos sonhos e suaves sentimentos, se transforma em um príncipe, vence uma batalha com um Rei Camundongo, leva Clara para o Reino dos Doces onde são recebidos pela Fada Açucarada e passeiam juntos por várias nações. Corra para adquirir seus ingressos pelo link!
Reprodução/ Sympla
🌊O mar sempre provocou fascínio nos homens. Os mistérios escondidos nas águas salgadas atraem, há séculos, o olhar de exploradores, pesquisadores, estudiosos, e de artistas. Na Casa Fiat Cultura, explore o fascínio do mar através do olhar de José Pancetti, um dos maiores artistas brasileiros. Sua poesia e delicada sobriedade serão reveladas na primeira exposição do artista em Belo Horizonte, “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia…”, em cartaz até 17 de novembro. A entrada é gratuita! Para mais informações, acesse o link.
Reprodução/ Casa Fiat de Cultura
🤣 Se você curte uma comédia, fica ligado! Reconhecido como um dos talentos de destaque do stand-up comedy brasileiro, Gio Lisboa está cativando o público nacional com seu mais recente espetáculo “Medonho”, e se apresentará no Grande Teatro BeFly Minascentro dia 21 de dezembro! “Nosso show é uma imersão no mundo da comédia. É um evento único com música, DJ, efeitos especiais, raciocínio rápido, piadas engraçadas, improvisações e muita interação do público”, afirma Gio. Adquira já seus ingressos pelo link.
Reprodução/ Sympla