- boletim SAMMG 📚
- Posts
- SAMMG + PontuaMed
SAMMG + PontuaMed
Uma edição especial em parceria com pontuamed 🤝

SAMMG + Pontuamed
Fumaça branca? Sim… mas também tem o boletim da SAMMG subindo!
A revelação do novo Papa agitou o mundo, mas aqui no Boletim SAMMG o que sobe é o nível do conteúdo! Com pontuamed você fica por dentro do que está acontecendo no mundo acadêmico semanalmente e em apenas 3 min.
Clique aqui e inscreva-se 🤝

Reinventar e evoluir
🦋🖤 II Encontro - Memórias, Silêncios, Perdas & Dores: Cuidando dos lutos de profissionais de saúde
Você, que está se formando para cuidar da vida, já parou para pensar quem cuida de você? Vamos falar sobre o luto nos profissionais de saúde! Um espaço de escuta e acolhimento para refletir sobre as dores silenciadas na prática da saúde, a partir de uma perspectiva cuidadosa e humanizada.
👥 Uma iniciativa da SAMMG em parceria com a AECP-MG/SOTAMIG.
🤝 Um espaço seguro para troca, escuta e cuidado.
📅 21 de maio (terça) | ⏰ 19h30
🌐 Zoom | 🎓 Com certificado | 💸 Gratuito para sócios SAMMG
🔗 Inscreva-se pelo link na bio do @sammg.oficial
Vamos juntos ressignificar o cuidado!
Acervo pessoal
🩺 16º Congresso Mineiro de Nefrologia
O maior evento de nefrologia do estado tá chegando! A Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN) irá reunir especialistas para discutir avanços na abordagem das doenças renais, terapias dialíticas, transplante e prevenção da DRC e muito mais.
🌄 Em Tiradentes, com programação científica robusta e integração com a beleza histórica da cidade, dos dias 22 a 24 de maio. Você não pode perder essa oportunidade!!
🔗 Inscreva-se aqui
📱 Insta: @smn.org.br
⚡❤️ Simpósio de Arritmias Cardíacas – SBC/MG
Se você quer dominar arritmias, entender de verdade a leitura de ECG, e se preparar para emergências cardiológicas, esse evento é pra você!
Serão abordagens práticas com especialistas renomados, discutindo desde o uso de antiarrítmicos até ablação e dispositivos. Atualize-se sobre diagnóstico, estratificação e tratamento das arritmias com foco prático. 💡 Ideal para quem quer ir além da teoria e ganhar confiança na clínica!
📅 24 de maio (sábado) | 📍 Belo Horizonte – MG
🏛️ Associação Médica de Minas Gerais – Av. João Pinheiro, 129, 3º andar
💸 Desconto especial para sócios SAMMG 🔗 Garanta sua vaga aqui | 🌐 smc.org.br
🚨 Você está pronto para agir com segurança nos momentos mais críticos da emergência?
Chegou a oportunidade de elevar seu nível técnico com professores renomados no atendimento de urgência e emergência! 🥁 Além do Ritmo – Treinamento Avançado em Arritmias e Parada Cardiorrespiratória.
Um ambiente de simulação realística no hospital Socor, manejo direto e descomplicado de bradiarritmias, taquiarritmias e PCR, acesso a conteúdo online complementar e grupo VIP com especialistas, além de conteúdo de 1 hora de treinamento online + 3 horas de imersão prática.
Escolha o dia/ horário conforme sua agenda clicando aqui!
Garanta sua vaga antes que esgote!
Doses de ciência
🧬🧪Nos últimos anos, a busca por biomarcadores eficazes tem se intensificado, visando aprimorar o diagnóstico, o prognóstico e o monitoramento de diversas doenças, mas qual seria o valor preditivo do ENDOCAN?

Ele tem emergido como um candidato promissor pelo seu envolvimento em processos fisiopatológicos cruciais, como disfunção endotelial, inflamação e angiogênese. Apesar do crescente número de estudos investigando o seu papel em diferentes condições clínicas, os resultados têm sido variados e, por vezes, contraditórios.
Por isso, tornou-se essencial uma análise abrangente das evidências disponíveis, avaliando de forma crítica a eficácia preditiva - capacidade de prever desfechos clínicos com precisão - em diversas doenças.
Qual foi a motivação do estudo?
Apesar dos avanços na medicina diagnóstica, a identificação de biomarcadores que realmente ofereçam valor preditivo confiável continua sendo um desafio. O endocan, por sua vez, tem sido progressivamente estudado por sua associação com condições clínicas críticas, incluindo sepse, doenças cardiovasculares e câncer. No entanto, o crescente volume de pesquisas sobre o tema ainda carece de uma síntese robusta que permita avaliar de forma sistemática a força e a consistência das evidências.
Metodologia
Uma “umbrella review” que analisou meta-análises de estudos observacionais avaliando o valor preditivo do endocan em diferentes contextos clínicos. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science e Cochrane Library até outubro de 2023. Dois revisores independentes realizaram a triagem, extração de dados e avaliação da qualidade metodológica usando o instrumento AMSTAR 2. A força da evidência foi classificada com base em critérios epidemiológicos, considerando significância estatística, heterogeneidade, viés de publicação e robustez dos achados.
Resultados
Os níveis endocan estão elevados em pacientes diabéticos, principalmente na DM2 e ausência de comorbidades. No entanto, o valor preditivo foi classificado como baixo, sugerindo um papel limitado como biomarcador
Mostrou-se um marcador eficaz para sobrevida global e livre de recorrência em diversos cânceres, com forte associação entre níveis elevados e pior prognóstico. O valor preditivo foi moderado, útil, mas limitado.
Demonstrou uma boa correlação e níveis elevados com a presença de Doenças Arteriais Coronarianas, especialmente quando associados à hipertensão ou fluxo coronariano lento. A utilidade como biomarcador prognóstico foi significativa, mas o valor preditivo foi classificado como baixo pela falta de padronização nos dados.
Aparenta ser um marcador promissor na sepse, com níveis elevados associando-se a um maior risco de mortalidade e complicações. Tendo uma boa eficácia prognóstica, sendo classificado com um valor preditivo elevado.
A correlação entre endocan e Doença Renal Crônica foi forte, com uma boa associação entre os níveis e a progressão da doença, no entanto o valor preditivo foi classificado como baixo.
Mostrou-se útil para prever a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), com níveis mais elevados, além da correlação com a mortalidade. A análise revelou que o endocan é um biomarcador eficiente para prever a gravidade e a mortalidade na SDRA, com um valor preditivo moderado.
E qual conclusão podemos tirar do estudo? aqui vão alguns “Take Home Points”…
Mostrou aplicabilidade em diversas condições. Podendo ser uma ferramenta promissora especialmente para o rastreio e acompanhamento de populações de risco. No entanto, pode não apresentar valores preditivos altos.
Apesar de ter se mostrado um biomarcador com potencial valor prognóstico e preditivo em diferentes doenças inflamatórias e cardiovasculares. A utilidade clínica do endocan ainda precisa ser confirmada por estudos adicionais que avaliem sua sensibilidade, especificidade e aplicabilidade em larga escala.
Para mais informações, acesse o artigo.
Atualidades em saúde
🧠 Avanço no tratamento do Alzheimer!
A Anvisa acaba de aprovar o donanemabe (Kisunla), nova aposta no combate ao Alzheimer em estágios iniciais. O medicamento é indicado para o tratamento de comprometimento cognitivo leve ou demência leve em pacientes adultos com ou sem a presença do gene ApoE ε4. Administrado por infusão mensal, o donanemabe atua na eliminação das placas de beta-amiloide, ligadas à progressão da doença, e já demonstrou retardar em até 60% o declínio cognitivo. Apesar de possíveis efeitos adversos, como inchaço cerebral, os resultados são promissores e representam um novo fôlego na busca por qualidade de vida aos pacientes. Vem entender direitinho como o medicamento funciona e as contraindicações — é só clicar aqui!
🤯 Homem com ELA controla cursor com a mente após implante!
Brad Smith, um homem com ELA (esclerose lateral amiotrófica), tornou-se o primeiro paciente não verbal a receber o implante cerebral da Neuralink, empresa de Elon Musk. O dispositivo, inserido no córtex motor, permite que ele controle um cursor com o pensamento, possibilitando digitar, editar vídeos e se comunicar usando uma voz clonada por IA a partir de gravações anteriores. Essa tecnologia representa um avanço significativo para pacientes com paralisia, embora ainda envolva riscos cirúrgicos e desafios de acessibilidade.
Ficou curioso com esse avanço? Acesse a matéria e saiba mais!
🧬 SUS passa a oferecer teste de DNA do HPV para prevenção do câncer do colo do útero!
Chegou ao SUS um novo aliado no combate ao câncer do colo do útero: o teste de DNA do HPV. Mais moderno que o tradicional Papanicolau, o exame identifica diretamente o material genético (DNA) do vírus HPV — principal causador da doença — antes mesmo que ocorra qualquer alteração nas células do colo do útero. O INCA estima 17 mil novos casos de câncer de colo do útero em 2025 no Brasil, sendo assim, a grande importância do rastreio desta doença. A triagem é recomendada para mulheres de 25 a 64 anos e deve ser feita a cada cinco anos, com maior sensibilidade e praticidade.
Com essa atualização, o sistema de saúde pública dá um passo importante rumo à detecção precoce e mais eficaz, ampliando as chances de prevenção e tratamento.
Quer saber como fazer o exame e quais são as vantagens? Acesse aqui e fique por dentro de tudo!!
EM em pauta + SMC
Quem nunca teve dúvida de qual especialidade seguir? 🤔
No intuito de ajudá-los na escolha da residência, vamos trazer aqui médicos de diferentes especialidades para contar um pouco sobre seus caminhos dentre as vastas áreas da Medicina… Hoje nossa parceria é com a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC)! ❤
“Olá, futuros colegas!
Meu nome é André Chuster de Souza, formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, CRM 61578, e especialista em Cardiologia (RQE 44388).
Fiz residência de Clínica Médica no IPSEMG e em seguida fiz residência de Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. Atualmente, sou diretor financeiro da Sociedade Mineira de Cardiologia, gestão 2024-2025.
O fascínio pela especialidade surgiu durante a faculdade, inicialmente pelo interesse nas aulas de fisiologia e aprendizado da eletrocardiografia e, em seguida, durante os internatos, por ser uma área clínica que lidasse com atendimento de urgência, pacientes de maior gravidade e possibilidade de acompanhamento a longo prazo.
A Cardiologia, como especialidade clínica permite várias áreas de atuação: consultório/atendimento ambulatorial, atendimentos em regime hospitalar (seja em ambiente de emergência, enfermaria ou terapia intensiva), propedêutica (exames como teste ergométrico e ecocardiografia) e realização de procedimentos nas áreas de Hemodinâmica (que lida com cateterismo cardíaco) e Eletrofisiologia Cardíaca (abordagem de arritmias complexas como ablações e implante de dispositivos como marcapassos). A especialidade possibilita, portanto, diversos caminhos de trabalho e rotina.
Além disso, como especialidade, talvez seja aquela que apresenta maior capacidade de obter respostas objetivas às dúvidas clínicas do dia a dia, através de inúmeros estudos e revistas científicas com alto impacto. Este é um pilar fundamental para o que cardiologista oferte o melhor cuidados aos seus pacientes: manter sempre o interesse em medicina baseada em evidências e compreender a necessidade de atualização frequente.
Digo ainda, que as doenças que tratamos (hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana entre outras) são de alta prevalência na população, sendo a demanda por especialistas sempre presente.
Convido a todos a conhecerem melhor a Cardiologia!”

Acervo pessoal
Pra ficar off…
🎥 A dica de cinema do dia é a série “Resident Playbook”. A série, lançada em abril de 2025, retrata um drama médico sul-coreano, que acompanha quatro residentes do primeiro ano em obstetrícia e ginecologia do hospital Yulje. Aborda os desafios profissionais e pessoais desses jovens, enquanto lidam com casos complexos, amizades, dúvidas e o peso emocional da especialidade médica, que se encontra em declínio na Coreia do Sul, devido à queda na taxa de natalidade. Você pode ver mais clicando aqui e assistindo ao trailer! Não deixe de assistir!!
PS: episódios fresquinhos toda semana.
🖼️ Até o dia 8 de junho, a Casa Fiat de Cultura, localizada na Praça da Liberdade, recebe a exposição “Natureza Transformada: atravessamentos espaciais”, que convida os visitantes, de forma inédita, a refletirem sobre a relação entre natureza e cidade, explorando como os elementos naturais e urbanos se entrelaçam e se transformam mutuamente. A exposição brinca com as formas e reinventa paisagens, utilizando materiais como aço, vidro, estruturas e água para criar uma experiência sensorial única.
O evento é gratuito, acesse o link para mais informações!
🎭 ESPETÁCULO NOSTÁLGICO EM BH!
Entre os dias 08 de maio e 01 de junho o palco do CCBB BH vai receber o espetáculo Matilde — uma homenagem bem-humorada ao eterno Paulo Gustavo, que idealizou o espetáculo em 2015. Matilde vive uma rotina tranquila em Copacabana até que decide alugar um quarto para Jonas. A convivência entre os dois transforma o dia a dia em uma jornada cheia de descobertas, humor e reflexões. Com leveza, Matilde fala sobre envelhecimento, relações intergeracionais e os desafios de ser mulher em uma sociedade que ainda insiste em silenciar.
✨ Prepare-se para rir, se emocionar e sair do teatro com a cabeça cheia de ideias.
🎟️Clique aqui e garanta seu ingresso!
Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus pensamentos:
Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!
Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…
Nos vemos na próxima!
Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…