Winter break

winter break

você provavelmente está de férias, aproveitando as baixas temperaturas para zerar o catálogo do Netflix, ou os pesos da academia (acredite, temos esse público).

tudo meio morno, eu diria. mas por aqui, a produção da sua newsletter favorita segue a todo vapor, assim como as novidades do ano de 2023 da SAMMG.

bora que bora!

doses de ciência

Já parou pra pensar sobre os efeitos de drogas menos rotineiras sobre a gestação?

Sabemos que o período pré natal apresenta um papel fundamental na prevenção e detecção precoce de patologias maternas e fetais, traçando uma série de medidas em prol da saúde da mãe e do bom desenvolvimento do bebê.

No entanto, quando certas variáveis existentes indicam sinais de malefícios, se não mitigadas, podem trazer sequelas significativas para o binômio mãe-feto… Um exemplo pode vir a ser o uso de opióides.

Na coorte que iremos analisar hoje, os autores acompanharam gestante que fizeram uso de metadona durante o período da gestação.

A metadona é um analgésico opióide, bastante utilizada em ambiente intra-hospitalar para manejo da dor, nas vias intramuscular, oral ou intravenosa. Em alguns casos, pode gerar dependência, não sendo incomum nos depararmos com o vício nos opiáceos em pacientes que usaram o medicamento previamente.

Trabalhos anteriores já haviam demonstrado que a exposição pré-natal a opioides pode levar à abstinência neonatal/síndrome de abstinência de opióides e potenciais evocados visuais anormais.

Em uma coorte de bebês saudáveis, ​​nascidos de mães dependentes de opioides mantidas com metadona, o marcador fisiológico objetivo de integridade e maturidade da via visual (PEV) estava alterado e independentemente associado à exposição pré-natal ao opioide.

Uma meta-análise que buscava avaliar resultados a longo prazo da exposição pré-natal à metadona também mostrou pior funcionamento cognitivo, psicomotor, comportamental e visual em crianças nascidas de mães que estavam sob uso desta terapêutica durante a gravidez, em comparação com crianças sem exposição pré-natal a droga.

Nesse estudo investigou-se os resultados visuais de crianças expostas à metadona no período pré-natal em comparação a um grupo controle de crianças não-expostas.

Os participantes do coorte foram 144 crianças (98 expostas, 46 de comparação). Muitas das crinças estavam expostas a polidrogas, e portanto foram divididas em um Diagrama de Euler:

O uso de tabaco materno foi uma variável potencialmente confusa, já que esteve presente em 95% das gestações de crianças expostas e em 54% no grupo de comparação. Após o ajuste do uso materno de tabaco na gravidez, o risco de uma falha na avaliação visual aos 8-10 anos de idade praticamente dobrou (56/98 vs 12/46).

Outro achado relevante foi a presença de nistagmo em vinte crianças expostas (20%, IC 95% 13–30%). Esse resultado foi equivalente a cerca de 300 vezes a prevalência esperada em crianças livres de doença neurológica ou da retina. Diferente do ocorrido no grupo contrrole, em não havia nenhum paciente com nistagmo. Por meio de gravações de movimento ocular, constatou-se que o achado era proveniente do efeito teratogênico da metadona e de outras substâncias entorpecentes no córtex estriado e no trato conjuntivo, capaz de diminuir o número e as conectividades de conexões binoculares. Isso explicaria tanto o estrabismo quanto a síndrome do nistagmo de desenvolvimento de fusão.

O artigo traz como conclusão, que a exposição pré-natal à metadona deve ser considerada no diagnóstico diferencial de nistagmo e que as crianças com histórico de exposição a entorpecentes na gestação devem ser submetidas a uma avaliação visual antes da entrada na escola.

Logo, vemos como importante também, ressaltar o uso da parcimônia na prescrição de terapias que possam eventualmente trazer efeitos psicossociais pouco previsíveis no futuro, como é o caso dos opióides.

Um salve para a boa e velha dipirona! 👋🏻

atualidades em saúde

Uso de psicodélicos para tratamento de depressão? Isso mesmo, recentemente a Austrália liberou o uso da psilocibina, substância encontrada em um cogumelo, e do MDMA, conhecido como ecstasy, para tratamento de depressão e estresse pós-traumático. A utilização da microdosagem dessas substâncias já entrou em vigor e a decisão surpreendeu os australianos, já que a agência reguladora de medicamentos do país é tradicionalmente conservadora. Os estudos ainda são recentes, mas vêm surpreendendo os pesquisadores e pode ser tornar uma alternativa para o tratamento dessas enfermidades.

Febre maculosa 🦠

Recentemente a febre maculosa voltou para as notícias devido ao surto que ocorreu em Campinas que acabou em 4 mortes e, com isso, a preocupação com a imunização da população também veio à tona. Cientistas brasileiros do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo estão desenvolvendo um imunizante para animais, com o objetivo de eliminar o carrapato estrela, responsável pela transmissão da doença. O estudo está se baseando na tentativa de desativar ou interferir na produção da IAP, um peptídeo do carrapato que inibe a apoptose e com isso, ativar a morte programada das células do artrópode. Ficou curioso? Separamos a notícia completa para vocês no link!

Emergência de saúde no Peru 🧫

No último domingo, o governo peruano decretou estado de emergência na saúde do país após um aumento inusitado no número de casos da síndrome de Guillain Barré; segundo o Ministério da Saúde, foram 182 casos no primeiro semestre deste ano. Se trata de uma doença autoimune que pode ter infecções virais e/ou bacterianas como gatilho e acomete o sistema nervoso periférico. Campylobacter, arboviroses, Epstein-Barr e hepatites são exemplos de infecções que podem desencadear a síndrome. Nesse sentido, o estado de emergência decretado tem por objetivo alertar a população sobre os principais sintomas (dormência, fraqueza muscular, dor, problemas de equilíbrio e coordenação), aumentar o fornecimento de insumos para o tratamento precoce da doença e aumentar as pesquisas em busca da causa desse aumento incomum. Leia mais nessa matéra da BBC

reinventar e evoluir

Psiquiatria 🧠: Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na Faculdade FAMINAS BH, acontecerá o II congresso mineiro de psiquiatria e saúde mental. Esse evento terá a presença de renomados profissionais da área que apresentarão as últimas pesquisas e avanços científicos relacionados à prevenção do suicídio, com ênfase nas práticas integrativas. É uma grande oportunidade de atualização no campo da saúde mental! As inscrições já estão abertas!

Programa Experiência Sírio-Libanês 🤩: As inscrições para acadêmicos de Medicina terem a oportunidade de vivenciar experiências teóricas e práticas, construtivas e estimulantes junto ao corpo clínico, colaboradores e pacientes do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo ou Brasília termina em 30 de agosto deste ano. O programa possui 2 opções, uma em formato híbrido que consiste de 10 módulos teóricos EAD de 6h cada em diversas especialidades, acompanhado de um shadow médico observacional prático de 30h (por agendamento) e a outra opção consiste apenas dos módulos teóricos EAD. O estudante deve escolher uma especialidade para realizar o shadow de acordo com disponibilidade de julho deste ano até julho de 2024.

Programa OBSERVERSHIP da Santa Casa de Porto Alegre: Sendo um dos mais modernos complexos hospitalares do Brasil, o aluno observa na prática diversas situações de atendimento e da atuação médica. O observership constitui-se da escolha de uma especialidade para realizar a semana de experiência imersiva dentro da instituição. O processo seletivo se baseia em preencher o formulário disponível e indicar a disponibilidade e a especialidade de interesse. Cada semana/especialidade escolhida tem como valor de investimento de R$800,00. As inscrições para a turma de julho estão abertas e para mais informações, siga o instagram da instituição @ensinosantacasapoa e segue o link do formulário para realizar a solicitação de inscrição!

CIAM: Estão abertas as inscrições para o 4º Congresso interdisciplinar da área médica, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro de maneira 100% on-line. Será uma oportunidade incrível para os estudantes de medicina, além de possibilitar a submissão de trabalhos. Estão disponíveis as categorias de resumo simples, artigo completo, capítulo de livro e pôsteres/apresentação oral. As inscrições encerram dia 11 de setembro de 2023. Inscreva nesse evento que terá temas inovadores da área da saúde.

pra ficar off…

1 - "Crime e Castigo" é considerado uma das maiores obras literárias da história e é elogiado por sua profundidade psicológica e análise dos dilemas morais. O romance oferece uma reflexão sobre a natureza humana, os limites da justiça e as complexidades da moralidade

Recomendado para fugir (um pouquinho) de temas essencialmente médicos.

É um romance clássico da literatura, escrito por Fiódor Dostoiévski, publicado originalmente em 1866. A história se passa na Rússia do século XIX e gira em torno do personagem principal, Raskólnikov, um jovem estudante pobre, que passa por diversos perrengues e questões sociais, levando o leitor à diversas reflexões sobre a vida, sobre a culpa, à punição e à redenção.

Recomendamos não ler muito prévias, para não se sujeitar a spoilers desnecessários. Sinta a emoção!

2 - “A Cidadela”. É um romance clássico da literatura, para ao mesmo tempo que ir além, ficar “por dentro” do tema Medicina. Escrito por A.J.Cronin, publicado originalmente em 1937.

Narra a vida de um jovem médico, Dr. Andrew Manson, que tenta estabelecer-se como médico em uma comunidade pobre e enfrenta a falta de recursos e a indiferença das autoridades locais, se deparando com questões éticas e morais, assim como com as injustiças sociais.

O livro traz à tona bons questionamentos e reflexões sobre a medicina, a ética profissional, a luta de classes e a corrupção.

3 - Para quem gosta de reflexões, a série “Love, Death and Robots” de animação curta-metragens da NETFLIX é incrível.

Um dos que achamos muito interessante, é o ZIMA BLUE, o episódio 18, último da 1a temporada, com duração de 10 minutos.

4 e 5 - Amantes da arquitetura e da boa arte, atenção aos próximos tópicos:

  • Oitava edição do “Modernos Eternos BH”. Evento cultural, sobretudo de arquitetura, arte, design, decor, história, gastronomia. Enaltece a união do passado e presente, com mais de 30 ambientes. Está acontecendo até dia 16/07/2023, na praça da Liberdade 470, Prédio Verde. Para mais informações, clique aqui!

  • Vigésima oitava CASACOR Minas, em um complexo chamado Casa Ferolla. Serão ao todo 40 ambientes, assinados por cerca de 60 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo, com o tema “Corpo e Morada”. Ocorrerá a partir do dia 15 de julho até dia 3 de setembro/2023. Para saber mais, vai nesse link aqui!

6 - Uma curiosidade, e música para apreciar. A música Sonata Nº14 Op.27 nº2, foi criada por Ludwig van Beethoven em seus 31 anos, concluída em 1801.

A sonata data do ano anterior a um documento em que Beethoven descreve ao seu irmão o impacto de uma surdez, e defeitos auditivos que o vêm acompanhando nos últimos 4 anos, dificultando o seu discernimento de notas agudas.

Foi popularmente nomeada “Sonata ao Luar”, pelo alemão Ludwig Rellstab pouco após a morte do autor, pois comparou o movimento de abertura da música com o luar tremulando no Lago.

Apesar das alterações auditivas do compositor, é uma das suas músicas mais populares e favoritas, mesmo em sua época.

Gostou da nossa edição de hoje? Deixe aqui pra nós seus devaneios:

Quer saber mais sobre a SAMMG e nossos projetos? O link tá aqui!

Quer anunciar conosco ou entrar em contato? Manda pra nós aquele bom e velho e-mail por aqui…

Nos vemos na próxima!

Grande abraço do Ensino Médico SAMMG…